Autor Tópico: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.  (Lida 7579 vezes)

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:53 »
Há muito tempo quero comprar meu notebook, mas quero continuar a usar, é claro, o Ubuntu.

Ia comprando um CCE com chipset da SIS, com um tal de Mirage que pelo que vi dá problema com a resolução, outro que vejo muito é o Via® Chrome9 que também não tenho certeza se funcione :/

O negócio é o seguinte, quero um note que tudo que tem nele funcione bem no Ubuntu sem dar trabalho, e o preço dele tem de ser por volta de R$1.300 e, no máximo, R$1.700, com preferência é claro, o primeiro valor.

Qual devo comprar? Quero um Core 2 Duo ou Dual Core, mas com esse preço talvez seja pedir muito, um Celerão taria bom então. HD bom seria 120, mas 80 dá pra viver, memória no mínimo 1GB e tela de preferência 15.4, mas 14.1 tá bom também :)


Sugestões?

Ps: Acho difícil este post estar no lugar errado, caso esteja, movam-no por favor :]

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2008, 23:09 »
Sugerir um notebook determinado é difícil, já que pode haver diferença de chipset até no mesmo modelo de uma mesma marca.

A minha sugestão, então, é pelo chipset Intel. Escolha por ele, sendo que vc o encontra em quase todas as marcas.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2008, 23:24 »
Sugerir um notebook determinado é difícil, já que pode haver diferença de chipset até no mesmo modelo de uma mesma marca.

A minha sugestão, então, é pelo chipset Intel. Escolha por ele, sendo que vc o encontra em quase todas as marcas.

Concordo plena/ c/ a opinião do pinduvoz, sobre os chipsets Intel, isso aprendi nesse 2 anos de uso do Linux.
Tanto que preferi a plataforma tudo Intel, num Acer Aspire 5315-2914 e estou bem satisfeito, c/ o Ubuntu 8.10.
Tive um trabalho na wireless, resolvido por aqui - http://elteclado.wordpress.com/2008/11/02/instalando-wifi-atheros-ar242x-ubuntu-intrepid-ibex-810/
E o microfone interno, que ainda ñ encontrei uma solução satisfatória, p/ o fazer funcionar, mas o externo, está funcionando plena/, webcam interna...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2008, 00:51 »
Tenho um notebook quase inteiro Intel e posso dizer que funciona tudo a contento, embora a rede sem fio seja da Broadcom, também é muito bem suportada.

Já tive alguma experiência com notebooks e processadores AMD (mais precisamente Acer Aspire) com o chipset e vídeo integrado NVIDIA e tudo funciona bem, ao mesmo nível dos movidos pela Intel.

Fique atento antes de comprar para a rede sem fio, algumas placas podem ser difíceis de configurar no Ubuntu, já que nem todas as fabricantes são amigáveis ao desenvolver drivers para o nosso sistema, e outras "coisinhas" embutidas no notebook também podem gerar problemas ao configurar, como webcams e controles remotos.

Se você pretende comprar um notebook em uma loja física, talvez seja uma boa idéia levar um live cd do Ubuntu (8.10 de preferência) e pedir ao vendedor para testar na hora, é relativamente rápido e pode-se evitar bastante dor de cabeça, eu tenho um Dell Inspiron 1525 e tudo funciona maravilhosamente bem, mas meu modelo é básico, sem webcam e adicionais.

Nesse link há uma boa base de dados sobre a compatibilidade e alguns comentários sobre modelos específicos de notebooks, vale a pena dar uma olhada caso você já esteja interessado em algum modelo. :)

http://tuxmobil.org/mylaptops.html
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2008, 19:06 »
Segue outro link para consulta:

http://br-linux.org/pesquisa-hardware/

O problema é que tanto este (acima) quanto o passado pelo Polaco tratam de modelos de notebooks que já não são mais vendidos, mas ainda fornecem alguma base de escolha.

Outra coisa: o Polaco citou a Dell, que geralmente usa plataforma Intel (na venda on-line há informações básicas e é possível tirar as dúvidas pelo telefone) e é uma boa opção.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2008, 23:39 »
http://vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-teste-de-FPS-no-S3-VIA-Graphics-Chrome9-HC-IGP/

Dê uma olhada. Perguntei lá porque lembrei do seu tópico aqui.

Linux, às vezes, é como futebol: "uma caixinha de surpresas".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2008, 11:10 »
Linux, às vezes, é como futebol: "uma caixinha de surpresas".

Ouvindo a todos, resolvi não arriscar. Quero um notebook BOM pra usar.
Pesquisei muito. Americanas.Com, Submarino, ML, e em outros sites não muito confiáveis, além de lojas daqui de Fortaleza,mas sempre passava um pouco do preço ou era essas malditas placas e esse maldito chipset :P


Acabei comprando um Dell Inspiron 1525, o mesmo do Polaco, só que com webcam de 2.0 mega pixels, um Pentium Dual Core e tem bluetooth integrado.

Estou feliz pq é tudo Intel =D
Só falta receber :D


A única coisa chata é que vem com o Windows Vista Basic, que eu não quero, quando receber vou ligar pra lá pedindo o dinheiro dele(parece que cerca de R$250,00), caso não queiram devolver vou no PROCON, o que acham? Alguém aqui já o fez?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2008, 21:02 por Daniel Neves »

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2008, 11:45 »
Notebooks nos quais testei o Ubuntu:
Dell Vostro 1510 (Ubuntu 8.04, 8.10 e Xubuntu 8.10) OK
Dell Inspirion 1525 (Ubuntu 8.10) OK
HP Pavilion DV... Não me lembro o modelo agora... (Ubuntu 7.10, Ubuntu 8.04) OK
Os três com arquitetura Intel, só o Vostro com vídeo dedicado nvidia, os outros dois tem aceleração 3D pela controladora da Intel. Não tive nenhum problema em nenhum deles. No Vostro eu já testei todo o hardware, inclusive a webcam e o leitor de cartões, e tudo funcionou perfeito. O único porém é o som no DOSBox, que não ficou lá muito bom.

Positivo Mobile V43 (Ubuntu 6.06, 6.10, 7.04, 7.10, 8.04, 8.10, Kubuntu 6.06, Xubuntu 7.10, 8.10) OK
Neste eu não consegui fazer a aceleração 3D funcionar de jeito nenhum e nem o leitor de cartões. O resto todo funcionou muito bem. Curiosamente, o som no DOSBox funciona melhor que no Vostro. hehehehe.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2008, 10:12 »
webcam funciona legal no inspiron 1525?
Pq no Acer( Aspire 5630 ) pegava em tudo normal no 8.04 e no 8.10 só funfa no skype :P

E alguém sabe se dá pra usar o mediaDirect sem ter o Windows instalado?

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2008, 10:21 »
Funciona! :D
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2008, 20:27 »
E o Media Direct, funciona ou precisa do Windows Vista instalado na máquina?

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2008, 23:47 »
E o Media Direct, funciona ou precisa do Windows Vista instalado na máquina?

O meu não, nem sem sistema operacional, formatei o HD completamente assim que recebi o laptop, só depois é que percebi que perderia a função.

Não que eu me interesse por ela, mas pelo menos gostaria de testar, para ver como funciona. Não deu tempo. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:21 »
Polaco, o meu vem com o Windows Vista que eu tbm vou tirar(lógico) mas antes vou no PROOCON e tudo mais como disse antes, me parece ser um recurso legal, só acho chato perdê-lo(que deve ser ao menos bonitinho e rápido) e tbm é  chato ter uma tecla que e nada serve, tou pensando em a atribuir ao Elisa ou algo parecido =D

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2008, 01:14 »
Polaco, o meu vem com o Windows Vista que eu tbm vou tirar(lógico) mas antes vou no PROOCON e tudo mais como disse antes, me parece ser um recurso legal, só acho chato perdê-lo(que deve ser ao menos bonitinho e rápido) e tbm é  chato ter uma tecla que e nada serve, tou pensando em a atribuir ao Elisa ou algo parecido =D

A pouco tempo fiquei sabendo do lance do PROCON e de poder receber o reembolso da licença OEM, mas como vai fazer mais ou menos um ano que comprei o meu laptop acho que já passou o tempo permitido e no final das contas acabei dando dinheiro para a Microsoft de trouxa.  :-[

Meu laptop nem sequer viu o Vista, logo que tirei da caixa já estava com um CD do Ubuntu 7.10 para instalar, e já saí logo formatando ele por completo, não era minha intenção usar o sistema de Redmond e não havia no site da Dell a época, opção de compra sem sistema operacional.

Por outro lado, caso um dia eu o venda, talvez a licença tenha sua utilidade.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: Qual notebook comprar ? Possíveis problemas que posso ter.
« Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2008, 01:46 »
Ainda não tem-se essa opção de vir sem SO, eles colocam que vc tem de comprar ao menos o basic, isso se trata de venda casada, crime então.

Caso não dê certo nada disso, eu formato e coloco logo o Ubuntu, o problema que o preço a ser recebido pela licença é alto(cerca e 300 reais) mas a tentação de usar logo o Ubuntu bunitim tbm é grande.

Talvez eu instale num pen drive e use por ele o UBuntu enquanto não resolvo isso =]

Caso eu consiga e quano receber o notebook passo aqui para avisar :D
Parece que vai chegar no Natal!!