Autor Tópico: Qual o melhor critério para particionar o HD na instalação do Ubuntu 8.10?  (Lida 3973 vezes)

Offline victorh2007

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Amigos,
Sou novo no mundo Linux e estou entusiasmado com a versão Ubuntu 8.10 tendo até agora testado a mesma através do Live CD. Vejo que chegou a hora de partir para a instalação no disco rígido, mas não me sinto muito seguro para tanto.
Meu HD tem 230 GB tenho o Windows XP SP3 já instalado e gostaria de saber como particionar o HD para a instalação do Ubuntu 8.10 da forma mais correta possível.
Alguém pode me ajudar?
Tenho a intenção de ir usando cada vez mais o Ubuntu e menos o Windows para que logo só o primeiro faça parte do meu micro.
Desde já muito obrigado!
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2008, 21:31 por victorh2007 »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor critério para particionar o HD na instalação do Ubuntu 8.10?
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2008, 22:31 »
Vc terá primeiro que redimensionar o seu HD preparando a partição do Ubuntu e a swap.
Para isso use o gparted do Live CD do Ubuntu ou, se tiver, o Partition Magic do XP.
Antes de começar faça a desfragmentação do HD do XP.
Basicamente vc cria uma partição de 15 a 20 GB para o Ubuntu e uma de 1 GB para swap.
Muitos preferem ter uma partição /home separada.
Mais interessante é ter uma NTFS de tamanho maior para seus dados tanto do XP quanto do Ubuntu.
Redimensionar uma partição que já contem arquivos normalmente não tem problema mas, é bom fazer backup antes do que é mais importante.
O HD ficaria assim :
Partição primária NTFS para o XP = 20 GB
Partiçao extendida = restante do HD com uma lógica de 15 a 20 GB para o Ubuntu, uma lógica de 1 GB para swap e o restante unidade lógica NTFS.

É bom dar uma conferida nesse tópico para ficar mais seguro (serve tbém para 8.10) :

Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04