" Falha crítica no Breezy: senha de root exposta.
Foi lançado no Launchpad uma falha crítica do Ubuntu Breezy. A senha do primeiro usuário adicionado no sistema (processo feito na instalação) pode ser lida no arquivo /var/log/installer/cdebconf/questions.dat. Este arquivo contém informações gerais sobre o processo de instalação e erroneamente exibe também a senha deste usuário que tem privilégios de root.
A que tudo indica, apenas a versão Breezy quando instalada na modalidade padrão apresenta o problema. A variante Kubuntu também foi afetada. As versões prévias do Dapper que já foram lançadas não apresentam essa falha. Caso sua instalação do Ubuntu foi feita de forma diferente da padrão (na qual se pressioa ENTER na tela de boot para inciiar), seria interessante confirmar se sua instalação foi afetada. Para isso, abra o arquivo em questão com seu editor de textos de preferência e procure pelas linhas:
Name: passwd/user-password
Template: passwd/user-password
Value: [sua senha aqui]
Caso encontre sua senha no trecho acima ou tenha instalado o Ubuntu pelo método padrão, siga os seguintes passos para reparar a falha:
- Remova o arquivo digitando no terminal: sudo rm /var/log/installer/cdebconf/questions.dat
2- Logo em seguida troque a senha do usuário digitando no terminal: passwd
Em seguida, será solicitada a sua senha atual. Digite-a e pressione ENTER. Não irão aparecer asteriscos no lugar da senha por medida de segurança. Logo em seguida, será solicitado duas vezes a nova senha. Escolha uma nova senha composta por letras e números.
A falha já está sob análise oficial dos mantenedores do Ubuntu para que erros de mesma ordem sejam evitados ao máximo no futuro. Porém, só o fato das versões prévias (alpha) da próxima versão que será lançada a partir de abril estarem isentas da falha demonstra que esse problema já está resolvido para as versões subseqüentes."
Fonte: KurtKraut do Planeta Ubuntu Brasil
http://planeta.ubuntubrasil.org/ Problema solucionado!Então pessoal, sem pânico! Usem o seu Update Manager e realizem a atualização do sistema com a correção da falha crítica! A correção do BUG crítico saiu do forno apenas 8 horas depois de terem postado o erro no Bug Report do Ubuntu! O Update Manager pode ser encontrado em :
Sistema > Administração > Update Manager > Recarregar