Foram 9 anos de luta para mudar, e utilizar o linux ao invés de windows. Sempre encontrei muitas barreiras, e tenho certeza que ainda existem algumas, para muitos. No meu caso, trabalho desenvolvendo aplicações comerciais em Delphi, coisa que sempre me manteve preso ao windows.
Instalei a nova versão do Ubuntu 8.10 em uma VM, incrível, sedutora, apaixonante. Simplesmente comecei um novo projeto em minha vida, estou migrando algumas de minhas aplicações para linux, sob C++/Qt/Postgresql. Assim desejo brevemente inverter o jogo e instalar definitivamente o Ubuntu e rodar o Windows na VM.
Também espero com esta iniciativa, mudar o conceito daqueles que utilizam minhas aplicações, e vejam o linux como uma alternativa interessante, criando brechas para esta inversão.
Não sou um defensor do linux, nem um crítico de windows, mas tenho que admitir a sensação de liberdade é contagiante, isso vai acabar e sem duvida tenho muitos desafios pela frente, mas espero com a ajuda da comunidade enfrentar os problemas. E espero que me ajudem através de minhas aplicações a libertar outros.