Autor Tópico: [DÚVIDA] Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock  (Lida 17845 vezes)

Offline mrhizzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Olá a todos.

Sou novo no fórum.

Já estudei muito rudimentarmente o Linux na Impacta há alguns anos e acabei desistindo por outros motivos. Depois usei-o no meu computador, com a distro Conectiva. E agora estou com o ubuntu, 8.10.

Já li em diversos lugares, principalmente em inglês (apesar do meu inglês ser ruim), e tentei diversas soluções, mas o problema continua, por isso recorro a vocês. Já tentei inclusive uma solução encontrada no Google, que me levou até esse fórum.

A dúvida é a seguinte:

Estou tentando utilizar o gerenciador de notas que vem com o ubuntu, o Tomboy, até ai tudo bem, entretanto, não consigo sincronizá-las.
Li que eu deveria atualizar o WDFS e FUSE. Encontrei alguns tópicos pela internet e fiz as tais atualizações, como por exemplo as que seguem ( % cd /my/source/directory
  % wget http://noedler.de/projekte/wdfs/wdfs-1.4.2.tar.gz
  % tar xzvf wdfs-1.4.2.tar.gz
  % cd wdfs-1.4.2
  % ./configure
  % make
  % sudo make install
To get wdfs installed, I had to install the glib2.0 development modules:

  % sudo apt-get install libgtk2.0-dev)

Tentei, principalmente o comando apt-get install wdfs (com isso aparece a mensagem de erro (Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permissão negada)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), are you root?).
Sim, sou o root e fiz a instalação hoje no meu note. Não existe qualquer outro usuário.

Quem tiver como me ajudar, aqui vai a página da pessoa que colocou o tutorial para atualização: http://tech.mahesha.com/ (busque por Tomboy). Lá no final ele disponibiliza o link para um arquivo, e é exatamente esse arquivo, TAMBÉM que estou tentando instalar, mas que não sei como, e se alguém TAMBÉM puder ajudar, agradeço. Essa é uma dúvida adicional, a dúvida principal é quanto a mensagem de erro que coloquei no assunto.

Obrigado!!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2008, 09:36 »
Nem tive tempo de ler tudo, vou entrar em reunião agora.
Mas pela olhada rápida, parece problema de dependências. Quando isso ocorrer, ao invés de usar "apt-get" use "aptitude".
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: [DÚVIDA] Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2008, 13:00 »
Tente um sudo su, epois fazer isso como root.
MAS ESPRE OUTROS DIZEREM.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline mrhizzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2008, 18:31 »
Tentei realizar a operação novamente e apareceu essa mensagem agora: root@mrhizzo-laptop:/home/mrhizzo# apt-get install wdfs
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote wdfs


Alguma dica?

O engraçado é que eu não modifiquei nada, nenhuma permissão. Já havia reiniciado e tudo o mais...

Aguardo mais alguma ajuda do pessoal.

Obrigado!

alarcon

  • Visitante
Re: [DÚVIDA] Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2008, 18:46 »
Tentei realizar a operação novamente e apareceu essa mensagem agora: root@mrhizzo-laptop:/home/mrhizzo# apt-get install wdfs
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote wdfs


Alguma dica?

O engraçado é que eu não modifiquei nada, nenhuma permissão. Já havia reiniciado e tudo o mais...

Aguardo mais alguma ajuda do pessoal.

Obrigado!

esse erro não seria por que o nome do programa está errado e por isso ele não encontrou ou por que este programa não se encontra nos repositórios que estão habilitados no seu Ubuntu?

O erro de lock geralmente ocorre quando vc está usando o Synaptic ou o Adicionar/Remover... e ao mesmo tenta usar o comando apt-get pelo terminal e vice-versa. Todos servem para a mesma coisa, então quando se está usando um, não se pode usar o outro ao mesmo tempo.

Offline mrhizzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2008, 02:34 »
Quanto ao programa não estar no repositório, isso é possível, mas o post do blog do cara é recente...

Mas o que mais me intriga é a segunda parte. Eu mantenho o Synaptic fechado, inclusive reiniciei e abri apenas o Console... e nada. SEMPRE da esse erro. Um saco.

Não tenho nenhuma luz! rs

Já to desistindo e partindo pro Google Notebook.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2008, 08:59 »
Em momento algum está dizendo para instalar o tal wdfs pelo apt-get, pelo menos pelo que pude entender
você instala pelo apt-get o pacote gtk2.0-dev, se você executou este passo o correto e fazer este procedimento.
http://tech.mahesha.com/2008/08/23/synchronize-notes-with-tomboy/
Código: [Selecionar]
% wget http://noedler.de/projekte/wdfs/wdfs-1.4.2.tar.gz
  % tar xzvf wdfs-1.4.2.tar.gz
  % cd wdfs-1.4.2
  % ./configure
  % make
  % sudo make install

O problema do lock o colega Alarcon já explicou o motivo.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 09:03 por Xterminator »

alarcon

  • Visitante
Re: [DÚVIDA] Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2008, 10:27 »
Quanto ao programa não estar no repositório, isso é possível, mas o post do blog do cara é recente...

Mas o que mais me intriga é a segunda parte. Eu mantenho o Synaptic fechado, inclusive reiniciei e abri apenas o Console... e nada. SEMPRE da esse erro. Um saco.

Não tenho nenhuma luz! rs

Já to desistindo e partindo pro Google Notebook.

Lembre-se que quanto ao lock eu falei geralmente, então se não é essa situação tente fazer o seguinte, abra o nautilus como root (sudo nautilus, pelo terminal) e vá na pasta /var/lib/dpkg/ e remova, acho melhor renomear para um backup (por exemplo lock.bkp), o arquivo lock e tente novamente usar para ver se o erro continua ou desaparece.

Pode ser que ao usar o apt-get ou outro aplicativo de instalação de pacotes .deb, você tenha terminado de forma brusca e tenha travado este arquivo lock. Penso isso por que no Archlinux com o seu pacman (semelhante ao apt-get) se você estiver usando ele pelo terminal e terminar de forma brusca (tipo fechar a janela de terminal que esta executando o comando) e for tentar usar novamente ele vai dar erro de lock e a solução lá é remover este arquivo no local adequando que não lembro agora e com isso resolve, mas como aqui é outro filosofia, não sei se a mesma solução seria viável, por isso recomendo renomear ao invés de remover, assim vc pode retornar o arquivo ao seu local adequado caso falhe o procedimento indicado.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 10:29 por alarcon »