Autor Tópico: Como correr windows XP na virtual machine do ubuntu 8.10  (Lida 4685 vezes)

Offline jopicarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Como correr windows XP na virtual machine do ubuntu 8.10
« Online: 18 de Dezembro de 2008, 22:18 »

instalei o ubuntu 8.10 no meu pc mas ainda preciso de usar o windows xp
não sei o que será melhor se instalar e ficar em dual-boot ou se usa-lo na virtual machine
nem como realizar ambas as operações
se alguém poder dar uma dica ou link para um tutorial seria impecável
Obrigado a todos

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Como correr windows XP na virtual machine do ubuntu 8.10
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2008, 22:56 »
Se quiser usar uma Máquina Virtual, há o Virtual Box, aqui segue um tutorial feito pelo Hamacker (sem as imagens), o original, completo, pode ser encontrado em seu blog

Citar
VirtualBox no Ubuntu 8.04

O VirtualBox possui uma versão OpenSource Edition. Além dela existe a versão comercial onde paga-se uma licença de uso, mas se for para uso pessoal e não comercial não é preciso pagar nada. Eu já falei dela aqui em artigos passados e acho que não preciso repetir tudo novamente.
A versão OpenSource ou apenas OSE é equivalente a versão comercial com exceção dos seguintes itens que estão presentes apenas na versão comercial :

    * Suporte a USB (mas você pode compartilhar arquivos entre a anfitriã e maquina virtual nem necessitar do suporte a USB)
    * USB over RDP
    * iSCSI initiator

Nos outros itens, ambas as edições são exatamente iguais.
Passo 1) Se quer experimentar o VirtualBox-OSE siga os procedimentos abaixo :

Abra o terminal e execute :

    sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-modules-generic

Após a execução do comando acima, voce vai encontrar o ícone para carrega-lo em menu->Aplicações->Ferramentas do Sistema->VirtualBox OSE.

É claro que nem tudo é perfeito, se você tentar executar o virtualbox de forma crúa pela primeira vez vai receber uma mensagem como essa :

    vbox-erro-iniciar-vm

O que fazer ?
Primeiramente, cadastre seu usuário no grupo ‘vboxusers’ :

    sudo adduser seulogin vboxusers

É intrigante que você seja obrigado a reiniciar sua sessão gnome para que o comando acima passe a valer, portanto feche o seu login e entre novamente.
Passo 2) Atualizou o kernel e infelizmente o VirtualBox não roda mais ?

A solução mais rápida é a seguinte :

    sudo apt-get install module-assistant debhelper dpkg-dev gettext \
    html2text intltool-debian patch po-debconf dh-make debian-keyring build-essential

    sudo m-a auto-install virtualbox-ose-source

Esse método usará o programa module-assistant (m-a) para criar um pacote virtualbox-ose-modules-generic para o kernel que voce está usando agora e em seguida o instalará automaticamente. Se por necessidade quiser compartilhar essa atualização com outras máquinas não precisa mais recompila-lo como fez no passo acima, basta transportar o pacote :

    /usr/src/virtualbox-ose-modules-[versao]-generic[versao].deb

para a máquina de destino e dar um duplo clique sobre ele, ou se preferir via terminal :

    sudo dpkg -i /local/onde/voce/colocou/o/pacote/virtualbox-ose-modules-[versao]-generic[versao].deb
    sudo apt-get install -f

Atenção: Em toda oportunidade que voce for obrigado a atualizar o ‘virtualbox-ose-modules’ é requerido o boot.
Passo 3) Como criar uma máquina virtual Windows

Carregue o VirtualBox, e siga o tradicional passo-a-passo :
Clique no botão Novo :

    criando uma nova virtual machine

Na próxima tela voce deverá formalizar algumas propriedades da máquina virtual como por exemplo, o Nome, o qual voce pode informar qualquer um, eu pessoalmente não gosto de colocar espaços e acentos :

    definindo um nome para a vm

Também será preciso informar a quantidade de Memória RAM, essa quantidade depende do que você vai rodar no XP, 192M é suficiente para muita coisa :

    memória ram para a virtual machine

Depois será necessário informar o uso do disco, como será a primeira vez que voce executa será necessário voce criar um. Portanto, clique em criar, como mostra a figura :

    Criando um disco virtual

Opte por criar um disco de tamanho dinamicamente expansível :

    vbox-criar-disco-dinamicamente-expansivel

O tamanho do disco e nome pode definir ao seu bel-prazer :

    nome e tamanho do disco virtual

Confirme se todas as definições do disco estão prontas :

    definições do disco prontas

Depois, é só escolher utilizar este disco virtual recém-criado :

No passo seguinte será apresentado um resumo de como ficará sua Máquina Virtual :

    Resumo da máquina virtual

Escolha finalizar para completar a criação da máquina virtual.

Essa é uma boa hora para voce inserir o disco “bootável” contendo o sistema operacional Windows na unidade leitora de CD.

Mas ainda não acabamos a configuração, infelizmente teremos que voltar e reconfigurar a máquina virtual. Selecione a máquina virtual recém-criada e clique no botão Configurações :

    Configurando a VM

Vá até a opção CD/DVD-ROM e marque as opções :

    * Montar unidade de CD/DVD
    * Drive de CD/DVD do Hospedeiro e informe a unidade se voce tiver mais de uma
    * Habilitar o passtrhough

Como mostra a figura :

    Configurando o cdrom

Clique em [OK] para finalmente finalizarmos a configuração da máquina virtual.
Agora, na tela principal clique finalmente em [Iniciar].
Depois de ser notificado que sua tecla de host será o Control do lado direito, voce passará para a instalação a partir do cdrom que voce colocou no drive :

    Instalando o Windows

Aguarde a instalação do Windows até o seu final, lembre-se de que para sair da máquina virtual é só teclar Control do lado direito :

    Tela 2

Quando completar a instalação do Windows, retire o CDROM da unidade e reinicie o sua máquina virtual.
Passo 4) Instalando as ferramentas “adicionais para convidado”

Antes de você prosseguir, confirme que voce tenha retirado o cdrom do sistema operacional e tenha reiniciado a sua máquina virtual.
Na realidade as ferramentas guest são os drivers que precisam ser instalados na sua máquina Virtual para dar-lhe alguns recursos extras, incluindo até mesmo a performance. Para instalar, acesse o menu do VirtualBox e escolha Menu->Dispositivos->Instalar adicionais para convidado como você vê na figura abaixo :

    Instalando ferramentas para convidado

Na primeira execução do Instalar adicionais para convidado, voce será questionado se deseja fazer o download do programa, infelizmente sua única resposta é sim porque o VirtualBox-OSE não acompanha nativamente Instalar adicionais para convidado. Então responda Sim para fazer o download, como mostra a figura abaixo :

    Download de Instalar adicionais para convidado

Ainda será necessário confirmar o download novamente :

    Download de Instalar adicionais para convidado

Ao completar o download da ferramenta, uma outra questão surgirá perguntando se deseja montar o a imagem do cdrom que acabamos de efetuar o download, responda “Montar” (ou Mount em inglês) :

    Montar Instalar adicionais para convidado

Nem sempre o autostart do Windows da máquina virtual aparece automáticamente, por isso, precisaremos dar um WIN+E para abrir o explorer do Windows e selecionar a unidade de CDROM de nossa máquina virtual :

    usando o winexplorer para instalar as ferramentas para convidado

Dê um duplo clique na unidade de cdrom que a essa altura está com o nome “VBOXADDITIONS_1.5.6_28241″, isso será o suficiente para exibir o autorun e a tela a seguir :

    executando o ferramentas para convidado

O processo de instalação já o conhecido Next->Next->Finish que todos os usuários de windows estão habituados. Fique atento para confirmar também a instalação de drivers como essa tela aqui :

    ainda instalando as ferramentas para convidado

O motivo da atenção é que as vezes a tela acima de confirmação de instalação de driver aparece abaixo das outras janelas e não é vista, as vezes erroneamente você pode pensar que instalado parou, quando na realidade está simplesmente aguardando você confirmar a instalação.
Ao completar a instalação do ferramentas adicionais para convidado voce será convidado a dar um boot, por favor, dê um boot na máquina virtual :

    Ferramentas adicionais para convidado instalado com sucesso

Após a instalação ferramentas adicionais para convidado voce terá muitas novas opções como :

    * rodar o Windows em tela cheia
    * um novo recurso chamado SeamLess (HOST+L) que permite jogar uma janela do windows para fora da Virtual Machine, dando a impressão de executar um aplicativo nativo do windows no linux
    * Redimensionamento de resolução de tela dinâmico
    * Compartilhar pastas

Configuração de Rede

Este tópico é um problema para os mais novatos, o VirtualBox por padrão cria uma subrede abaixo da máquina hospedeira, mas a virtual machine tem conectividade com a máquina hospedeira através de Roteamento por NAT, assim, a placa de rede interna da virtual machine recebe um ip da classe 10.0.0.0 e tem como getway a máquina hospedeira. Isso é suficiente por exemplo, para conseguir acessar a internet se a máquina hospedeira tiver tal acesso. O que parece ser um problema para os mais novatos, é colocar a máquina virtual na mesma rede que sua hospedeira, neste caso voce tem de ir até a configuração de rede do VirtualBox para a máquina virtual selecionada, veja as telas de exemplo :

Entrando em Configurações, acesse o item “Rede” :

Agora configure sua interface de rede no virtualbox conforme sua necessidade, pode inclusive designar mais de uma placa de rede ou redes diferentes. Na prática se voce não tiver mais de uma placa de rede sobrando lhe sobra apenas usar NAT mesmo, ou então voce tem que criar no seu Linux uma interface virtual que chamamos de bridge e neste caso usar a interface de bridge para colocar a virtual machine na mesma rede da máquina hospedeira. O vmware ele cria uma interface de bridge assim que é instalado em seu sistema porque considera o [sim] como padrão para as suas respostas, o virtualbox não faz isso. Se voce deseja criar uma interface virtual para usar como bridge use este tutorial :
http://www.jragomes.com/content/view/17/5/
Ou se preferir, use a minha maneira no tópico a seguir.
Criando um script para criar uma bridge para uso no VirtualBox

Faça o download do script abaixo e salve-o com o nome de /etc/minha_bridge.sh, ele está com a extenção .odt apenas para ludibriar o WordPress que não aceita essa extensão, por isso o arquivo abaixo terá de ser renomeado :
minha_bridge.sh
Renomeia-o para o nome certo e dê permissão de execução :

    sudo mv /local/onde/baixei/minha_bridge.odt /etc/minha_bridge.sh
    sudo chmod a+x /etc/minha_bridge.sh

Edite o arquivo acima, e tome atenção para as seguintes linhas :

    #
    # Login que receberá permissao
    #
    BRIDGE_LOGIN=”seulogin”

Em [seulogin], coloque o seu login.
Ainda em :

    #
    # Interface de rede envolvida
    #
    BRIDGE_NIC=”eth0″

Confirme acima, se a placa para executar o bridge é realmente eth0, em notebooks geralmente há a interface Wifi e a Local e nem sempre a que queremos usar é eth0.
Ainda mais :

    #
    # Usar DHCP ou IP fixo ?
    #
    BRIDGE_USE_DHCP=”S”

Se há um DHCP na sua rede, deixe-o como “S”, caso contrário, para usar IP Fixo na interface de bridge use “N”.

Se voce optou por usar IP Fixo, terá de modificar as seguintes linhas :

    #
    # Se for ip fixo fornecer os dados abaixo
    #
    BRIDGE_IP_ATUAL=”192.168.1.14″
    BRIDGE_IP_DESEJADO=”192.168.1.15″

Onde BRIDGE_IP_ATUAL é o seu atual IP da interface que voce forneceu e BRIDGE_IP_DESEJADO será o IP que será atribuído a nova interface de bridge que será criada.

Não estou dando nenhuma garantia ao script acima, ele simplesmente funciona para mim e estou distribuindo a voce. Não espere que se houver situações diferentes na sua rede um suporte neste blog, para isso existe os canais costumeiros.

Uma vez executado este script, a saber :

    sudo /etc/minha_bridge.sh

Vá até a tela de configuração do VirtualBox, na guia “Rede” e em “Ligado a” escolha “Interface do hospedeiro” e adicione “tap1″ ao item “Nome da placa de rede” :
Configurando rede TAP no VirtualBox
Tenho quase certeza que há um método melhor criando um script para “Configurar Aplicação” e “Terminar Aplicação” conforme exibe essa janela de configuração, mas como não sei como usa-los então vai do jeito “feijão com arroz”. O script ‘/etc/minha_bridge.sh’ terá de ser executado antes de executar a virtual machine, se voce usa sempre a mesma virtual machine ou sempre usará bridge poderá então adicionar ’sudo /etc/minha_bridge.sh’ ao arquivo /etc/rc.local, dessa forma a cada boot, seu sistema irá criar a bridge para você.

Agora só resta configurar a interface dentro da máquina virtual, não espere que o Windows vá pegar um IP automático, simplesmente configure o Windows como se fosse um IP fixo, repassando os DNSs e o Gateway de sua rede :
Configurando rede no Windows
É assim que costumo configurar bridge no VirtualBox, tem funcionado para mim desde o Gutsy. Tem como colocar o script “minha_bridge.sh” para inicialização no boot, mas vou deixar isso como fonte para sua pesquisa.
Compartilhando pastas entre VM e anfitrião

O Virtualbox permite a VM acessar pastas do seu sistema Linux, com isso você pode compartilhar arquivos entre ambos. Faça assim :
a) Carregue sua Virtual Machine
b) Depois de sua VM completamente carregada acesse o menu do VirtualBox em Dispositivos->Pastas compartilhadas :
compartilhando pastas no virtualbox
c) Agora clique no ícone de adicionar compartilhamento e informe as pastas do seu sistema Linux que estarão sendo compartilhadas e o nome de compartilhamento que você irá dar para cada uma dessas pastas :
acrescentando pastas compartilhadas
d) Dentro da sua VM, é fácil acessa-las, basta mapear \\VBOXSRV\nome-do-compartilhamento ou diretamente do ícone no Windows Meus Locais de Rede->Toda a Rede->VirtualBox Shared Folders :
acessando pastas compartilhadas pela VM
Se você vai fazer acesso constante, recomendo mapeá-la :
mapeando uma pasta compartilhada
Pronto ! Com isso concluímos o “como instalar o virtualbox”, “como criar uma virtual machine” e “como compartilhar uma pasta”, isto é, barba, cabelo e bigode.
Conclusão

Acho que isso encerra a instalação do VirtualBox, espero que voce usufrua da melhor forma possível.

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Como correr windows XP na virtual machine do ubuntu 8.10
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2009, 11:50 »
Olá, tentei seguir o tutorial, mas quando digito o primeiro comando acontece isso:

risaldocosta@peace:~$ sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-modules-generic
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote virtualbox-ose-modules-generic
risaldocosta@peace:~$ sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-modules-generic
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote virtualbox-ose-modules-generic
risaldocosta@peace:~$ sudo su
root@peace:/home/risaldocosta# sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-modules-generic
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote virtualbox-ose-modules-generic
root@peace:/home/risaldocosta#


Desde já obrigado.
Aguardando contato.

alarcon

  • Visitante
Re: Como correr windows XP na virtual machine do ubuntu 8.10
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2009, 12:03 »
Olá, tentei seguir o tutorial, mas quando digito o primeiro comando acontece isso:

risaldocosta@peace:~$ sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-modules-generic
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote virtualbox-ose-modules-generic
risaldocosta@peace:~$ sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-modules-generic
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote virtualbox-ose-modules-generic
risaldocosta@peace:~$ sudo su
root@peace:/home/risaldocosta# sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-modules-generic
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote virtualbox-ose-modules-generic
root@peace:/home/risaldocosta#


Desde já obrigado.
Aguardando contato.

Veja se isso ajuda:

http://andregondim.eti.br/?p=610