Autor Tópico: [RESOLVIDO] Ajuda com Aiko 83D no Ubuntu  (Lida 13958 vezes)

Offline julio7000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Mom! It's me! Mario!
    • Ver perfil
    • Meu Blog - Genius Life
[RESOLVIDO] Ajuda com Aiko 83D no Ubuntu
« Online: 19 de Dezembro de 2008, 06:47 »
;D A solução:
Depois de quase me desintegrar com este problema descobri que tudo estava na versão do Ubuntu que eu estava usando. Eu estava no Intrepid e o discador só é suportado no Hardy.

Se você está tendo problemas faça downgrade para o Hardy Heron.
Provavelmente tudo vai funcionar perfeitamente ;)

Queria agradecer a todos que me ajudaram com esse problema. Especialmente ao Xaviertoor, Pretto e ao lucent que me deram uma grande força para entender o problema. Pena que ninguém imagina que a solução seria tão simples.   :D

Espero que o pessoal da AIKO disponibilize suporte a esse modem no Intrepid em breve.
----------------------------------------------------------------
Olá pessoal!

Meu problema é até simples, pra não dizer bobo. Mas é chato e até agora não consegui solucionar.

Comprei um Modem USB 3G da Aiko modelo 83D com a operadora Vivo. O modem está funcionando perfeitamente (no windows vista).

Um pouca da história...
O modem chegou hoje e fui logo rodar no Ubuntu... nada acontecia o modem simplesmente abria o disco da armazenamento interno dele (onde ele quarda os arquivos de instalação para o windows). Daí eu fui no windows testar... deu tudo como deve ser.. instalou tudo certinho.

Voltei para o Ubuntu, mas agora o disco não é montado de forma alguma!

Por mais estranho que possa parecer o disco é visto pelo windows como uma unidade de CD 0.o! E no Linux é algo mais ou menos assim também.

Depois de pesquisr um pouco eu descobri que no próprio site da Aiko eles oferecem um instalador. Então baixei e instalei... mandei rodar... e ele mandava ajetar o driver de CD! No manual ele diz isso.
Daí rodei no terminal e ele retornava isso:

Citar
========= find modem ========
It is we find port name
Vendor/Product ID: 058f:6366
Vendor/Product ID: 19d2:2000
The final our Vendor/Product ID: 19d2:2000
****** onSwitchPort=0  switchCount=0
eject /dev/scd*: O ioctl é impróprio para o dispositivo
sent cmd: AT+CSQ

WTMainWindow:____ modem off, sim off ____
will exist carddispose fun(),isCardOnline =0

Eu acho que todo o problema está nessa detectação. Não sei ao certo. Tem alguma informação na internet. Mas até agora é um tanto confuso pra mim.

http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?id=22577
http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?id=29614
http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?id=29336

Agradeço qualquer tipo de ajuda desde já :D
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 20:06 por julio7000 »
Minhas mãos são curtas! Mas ... eu alcanço o teclado :P

Offline julio7000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Mom! It's me! Mario!
    • Ver perfil
    • Meu Blog - Genius Life
Material disponível no site oficial
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2008, 07:18 »

A imagem acima é a do meu modem. É exatamente igual.

Características
» Tecnologia HSDPA/WCDMA (850/1900/2100MHz)
» GSM/GPRS/EDGE (850/900/1800/1900MHz)
» Downloads de até 3.6 Mbps(1)
» Uploads de até 384 Kbps(1)
» Plug and Play
» Entrada para cartão de memória Micro SD
» Interface USB 1.0 e 2.0
» Compatível com Windows Vista / XP / 2000/ Linux/ Mac OS X 10.4 (ou mais recente)

Nesse link Vocês vão encontrar os seguintes arquivos: Ubuntu.tar.gz e BVIVO_PC_LinuxUI1.0.0B01_tmp081023.tar.gz
O primeiro com alguns pacotes do sistema e o outro com o instalador do discador (e sabe-se lá mais o que!).

E mais um simples manual para instalação e utilização.

Se eu não tivesse com esse problema na detectação... seria só seguir as regras do manual.
Por isso espero que vcs possam me ajudar a restaurar esse modem ;)
Minhas mãos são curtas! Mas ... eu alcanço o teclado :P

Offline julio7000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Mom! It's me! Mario!
    • Ver perfil
    • Meu Blog - Genius Life
Uma luz no fim do túnel!
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2008, 07:23 »
Eu encontrei pesquisando (muito) na internet, nos comentários de um artigo a seguinte declaração:
Citar
[...]Mas por algum motivo, só funcionou uma vez. Quando me desconectei e tentei reconexão, o sistema parou de reconhecer o modem. Já fiz tudo o que pude imaginar e nada, nem este script resolveu.

Quando pluguei o modem pela primeira vez, o Ubuntu montou-o direitinho. Agora, a luz do LED até fica verde, mas o ícone na área de trabalho indicando que ele foi montado não aparece de jeito nenhum. Alguém tem idéia do que pode estar acontecendo?

Citar
Bom, eu removi o arquivo relativo ao Aiko 83D do /etc/udev/rules.d (não me lembro mais o nome, especificamente. Agora ele até abre o modem USB normalmente, mas não reconhece a rede. E agora? :-/

Então... o problema do amigo em questão é semelhante ao meu. Mas ele conseguiu fazer o dispositivo voltar apagando um certo arquivo da pasta /etc/udev/rules.d
A questão é que arquivo é esse? Alguém sabe?
Se não souber há alguma alternativa drástica, tipo remover tudo, fazer um backup e testar?
Minhas mãos são curtas! Mas ... eu alcanço o teclado :P

Offline julio7000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Mom! It's me! Mario!
    • Ver perfil
    • Meu Blog - Genius Life
Discador Aiko 83D
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2008, 16:19 »
Galera... parece que pra resolver meu problema eu preciso usar o modem da AIKO, mas está havendo alguns erros na instalação.

Citar
make -C /lib/modules/2.6.27-7-generic/build M=/opt/MCManager/bin/linuxdriver modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-7-generic'
  CC [M]  /opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.o
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:219: error: unknown field ‘num_interrupt_in’ specified in initializer
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:219: error: ‘NUM_DONT_CARE’ undeclared here (not in a function)
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:220: error: unknown field ‘num_bulk_in’ specified in initializer
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:221: error: unknown field ‘num_bulk_out’ specified in initializer
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:223: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:224: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:225: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:226: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:227: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:228: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:229: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:230: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:231: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:232: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:233: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:234: warning: initialization from incompatible pointer type
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c: In function ‘zte_indat_callback’:
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:459: error: ‘struct usb_serial_port’ has no member named ‘tty’
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:469: error: ‘struct usb_serial_port’ has no member named ‘open_count’
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c: In function ‘zte_instat_callback’:
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:523: error: ‘struct usb_serial_port’ has no member named ‘tty’
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:523: error: ‘struct usb_serial_port’ has no member named ‘tty’
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:525: error: ‘struct usb_serial_port’ has no member named ‘tty’
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c: In function ‘zte_open’:
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:630: error: ‘struct usb_serial_port’ has no member named ‘tty’
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c: In function ‘zte_close’:
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:664: error: ‘struct usb_serial_port’ has no member named ‘tty’
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c: In function ‘zte_send_setup’:
/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.c:732: error: ‘struct usb_serial_port’ has no member named ‘tty’
make[2]: ** [/opt/MCManager/bin/linuxdriver/zte.o] Erro 1
make[1]: ** [_module_/opt/MCManager/bin/linuxdriver] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-7-generic'
make: ** [modules] Erro 2
cp: impossível fazer stat em `zte.ko': Arquivo ou diretório inexistente
rm -rf *.o *~ core .depend .*.cmd *.ko *.mod.c .tmp_versions
rm: imposível remover `Module.symvers': Arquivo ou diretório inexistente
Driver install complete!!
./install.sh: line 171: udevcontrol: comando não encontrado
install completed!!!
....If you install MCManager for the first time,please re-plug the device!
....After setup, you will find the MCManager in "Applications->Internet->MCManager". Click the MCManager and the application will run
press any key to continue....

Alguém sabe dizer do que se trata esses erros? Seria algum problema com a compilação, algo assim ???
Minhas mãos são curtas! Mas ... eu alcanço o teclado :P

Offline lenine.fc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com Aiko 83D no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2009, 04:01 »
O meu não conecta, tipow, ele encontra normal, monta ae ele vira modem pega a rede da vivo mas quando ponho para conectar ele não coneta, vive dando erro!

alguém me ajuda??

Offline julio7000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Mom! It's me! Mario!
    • Ver perfil
    • Meu Blog - Genius Life
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com Aiko 83D no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 23 de MAR?O de 2009, 14:20 »
Lenine, tente desmontar o dispositivo.
Minhas mãos são curtas! Mas ... eu alcanço o teclado :P

Offline vf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com Aiko 83D no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 30 de MAR?O de 2009, 15:59 »
Pessoal,

o site da aiko diz agora "Esse site está temporariamente inativo."

Alguem teria os 2 arquivos disponiveis em algum lugar ?

Ubuntu.tar.gz

e

BVIVO_PC_LinuxUI 1.0.0 B01tmp0b1023.tar.gz

( o 83D_Procedimento_de_Instalacao_para_Linux_Ubuntu.pdf tambem seria util... )

Abracos,

vf

Offline williamco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com Aiko 83D no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2009, 14:47 »
o meu estah funcionando perfeitamente.

veja aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,46242.0.html

soh com script, sem instalar nada!!