E dando seqüência as Análises de Linux....
Hardware utilizado: Atlhon XP 2600+, ABIT NF7S2, 2X512MB Kingston, HDs SATA 80 e 160GB e IDE 10GB, Gravadora de DVD LG, Monitor LCD LG, GeForce FX5200 128MB, mouse e teclados USB.
Fedora Core 5 - Parte IEntão vamos a minha mais nova aventura. Instalação e uso do Fedora Core 5. Nessa primeira parte vou cobrir apenas a instalação e as impressões iniciais.
Baixei 5CDs, não consegui baixar o bendito DVD. Só não gravei o Rescue Disk, se fosse necessário usá-lo, tirava o Fedora na hora. Foi com muita dor na consciência que tirei o SUSE 10, estava todo redondinho.
Lerdo, mas redondo.
Já estava com os dois pés atrás com o Fedora, como já disse antes, as experiências com o Fedora nunca foram boas. Nem com o 3 e nem com o 4. Bom, Boot no disco 1, O instalador gráfico Anaconda é carregado com a opção padrão de Boot. Me aparece um a tela com resolução 800X600 com fundo azul e muitas, muitas bolhas de sabão!
Até parece que to tomando banho de espuma! hauhauahauhauhau
O instalador está quase todo traduzido para pt-br. Como já havia lido um Review gringo onde com uma placa mãe de chipset Nvidia e placa de Vídeo Nvidia (exatamente o meu caso) tinha dado muito pau, achei que nem fosse dar o boot. Mas foi tudo bem, carregou o Driver SATA Nvidia, USB, achou a placa de vídeo e tudo mais. Vamos ao particionamento. Achei o particionamento do Fedora estranho. Ele criou volumes LVM como padrão. E me deu duas opções de sistema de arquivos, ext2 e ext3. Só, e somente só! Nada de ReiserFS, XFS e companhia limitada. Ele achou corretamente os 3 HDs, e te dá a opção de marcar ou desmarcar os HDs que você quer usar para instalação. Selecionei o HD IDE, é nele que venho testando todas as distros, para não detonar o meu sistema principal com o Breezy.
Passei para escolha dos pacotes, você pode optar por uma instalação básica ou escolher manualmente os pacotes que você quer em sessões diferentes.
Começa pelo Gerenciador Gráfico Gnome ou KDE. Aqui eu sei que vocês vão querer me matar, ao contrário do SUSE onde só instalei o KDE, no Fedora instalei os dois! Depois ele passa pelos seguintes itens para você escolher os pacotes: 1) Desktop Enviroment, 2) Aplicações, 3) Servidores, 4) Base System, 5) Languages e 6) desenvolvimento.
O Helix player vem marcado para ser instalado como padrão. Deixei de fora o Eclipse. E marquei quase tudo do desenvolvimento. Passei uns 10 minutos escolhendo pacotes!
Posso garantir que você tem muitas opções. Depois de tudo escolhido, ele não mostra o espaço a ser ocupado na instalação, apenas o tempo necessário para instalação. No meu caso 40 minutos! Só informou o tamanho individual dos pacotes durante a instalação. Curiosamente ele instala 40MB de fontes True Types em Japonês! :shock:
Eu não marquei nada disso! Enfim, o reloginho dele marcou o tempo errado, foram necessários 50 minutos para passar os pacotes dos 5cds para o HD.
No primeiro Boot ele passou um tempão detectando o IP em eth0. Passei agora para a pós-instalação. Só mais alguns passos para o Login. Foram os seguintes passos:
1- Acordo de licença
2- Firewall
3- SE Linux
4- Data e Hora (dá opção de ativar ou não a sincronização do relógio com a internet, o Ubuntu devia ter isso, deixei de marcar a opção UTC
)
5- Tela (configuração do Monitor, resolução e etc.)
6- Usuário do sistema (ele perguntou a senha do Administrador antes)
7- Placa de Som ( testa a sua placa de Som, se não tiver certo, você pode tentar outra opção).
Enfim o primeiro Login 66 minutos depois de onde tudo começou. Entrei no Gnome primeiro.
Primeiras impressões: Qualidade da Imagem é pior que a do Ubuntu. É mais lento que o Dapper Drake, mesmo tendo lido nas reviews gringas que o Core 5 é mais rápido que o Core 4. Não consegui acesso a minha ADSL. Tentei os comandos básicos e nada: pppoeconf, adsl-setup, adslsetup. Já vi que vou começar cedo no Fórum do Fedora.
Os menus estão bastante poluídos, vocês já sabem o porquê. Saí e me loguei no KDE, bem mais rápido que o Gnome. Por hoje é só pessoal!