Sou defensor e incentivador do linux. Começamos a utilizar o Linux e (Star) OpenOffice em 2000, na empresa em que sou Coordenador de TI.
Durante este tempo, utilizamos o Linux em servidores, roteadores, proxy. Utilizamos Apache e weberver e mail. Procurei sempre estar antenado com a comunidade, colaborando em Fóruns, principalmente do OpenOffice.
Este ano decidi que queria migrar para o desktop Linux, ao menos em minhas máquinas pesoais. Implantei o Ubuntu pois o que eu busco é facilidade, para poder diseminar o uso do Linux. Instalei em uma pequena rede em casa, minha mulher e filhos começaram a utilizar. Eu estava em lua de mel com o Ubuntu/Linux, cada dia mais supreso com as facilidades e flexibilidade do sistema.
Até o dia que comprei uma Epson Stylus TX105. O trabalho para conseguir utilizar a impressora até não foi grande, um pouco de estudo aqui, uma consulta em um fórum ali e ok, o equipamento está imprimindo.
Porém o SCANNER, sem jeito.... 3 dias tentando e nada.... Nestas situações fico extremamente decepcionado. Por isso o linux não decola, por isso as pessoas compram o PC com linux e pedem para o primo, o sobrinho ou o cunhado instalar um XP pirata. Eu, técnico, 18 anos de TI, tenho dificuldades para instalar um SCANNER (acho que tenho uma certa bagagem em TI, quando eu iniciei trabalhava com DOS, UNIX e NETWARE, usei Conectiva por algum tempo), imagina o pobre usuário comum, que está acostumado com o tradicional NEXT, NEXT, FINISH....
Bom, na realidade estou pedindo ajuda, para não desistir. Parei na instalação do pacote iscan_2.19.0-4_i386.deb, que segundo outro fóruns, trata-se do driver para o multifuncional Epson TX105
Porém na instalação ocorre erro :
root@polar:/home/pefranco/Desktop# dpkg -i iscan_2.19.0-4_i386.deb
(Lendo banco de dados ... 145829 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Desempacotando iscan (de iscan_2.19.0-4_i386.deb) ...
/var/lib/dpkg/tmp.ci/preinst: 29: Bad substitution
dpkg: erro processando iscan_2.19.0-4_i386.deb (--install):
sub-processo pre-installation script retornou estado de saída de erro 2
Erros foram encontrados durante o processamento de:
iscan_2.19.0-4_i386.deb
O Sane não reconhece o SCANNER.
Mas o comando reconhece :
sane-find-scanner
# sane-find-scanner will(...)
# No SCSI scanners found. If you expected something different, make sure that
# you have loaded a kernel SCSI driver for your SCSI adapter.
found USB scanner (vendor=0x04b8 [SEIKO EPSON], product=0x0841 [USB MFP]) at libusb:003:003
# Your USB scanner was (probably) detected. It may or may not be supported by
# SANE. Try scanimage -L and read the backend's manpage.
(...)
Enfim, preciso ajuda. Agradeço a todos.