Autor Tópico: Ubuntu 9.10 64-bit reconhecendo menos memória e tamanho do HD  (Lida 5946 vezes)

Offline igorsilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Ubuntu 9.10 64-bit reconhecendo menos memória e tamanho do HD
« Online: 24 de Novembro de 2009, 23:15 »
Tenho instalado o Ubuntu 9.10 64-bit em meu laptop, com 4 GB de memória RAM e um HD de 320 GB. Porém, o Ubuntu só reconhece 3.6 GB de RAM e 260 GB do HD.

Alguém sabe o que pode ser?

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 64-bit reconhecendo menos memória e tamanho do HD
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2009, 10:19 »
Citar
.... Porém, o Ubuntu só reconhece 3.6 GB de RAM
Possivelmente esteja havendo compartilhamento de memória em seu hardware. Aplicativos como placa de vídeo, som etc que utilizem a memória da placa mãe, aí o ubuntu só mostra o que sobra para o SO rodar.
Em outras versões isso acontecia?
Citar
...e 260 GB do HD.
Neste caso ele pode estar considerando somente as partições destinadas para o ubuntu.
Quantas partições você tem em sua máquina?
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 64-bit reconhecendo menos memória e tamanho do HD
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2009, 10:34 »
Tenho instalado o Ubuntu 9.10 64-bit em meu laptop, com 4 GB de memória RAM e um HD de 320 GB. Porém, o Ubuntu só reconhece 3.6 GB de RAM e 260 GB do HD.

Alguém sabe o que pode ser?

Quanto a ram, mesma coisa do meu. E o motivo o mpmoraes explicou, é porque a parte que tá faltando tá sendo compartilhada pelo hardware (placa de video). Você pode checar isso com o lshw. E pode ficar tranquilo que pra uso doméstico, é quase impossível consumir os 4gb (ainda não consegui consumir mais de 2gb, e estou usando compiz, conky, deluge, pidgin, firefox, exaile, etc...)
Googling since 1999.

Offline igorsilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 64-bit reconhecendo menos memória e tamanho do HD
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2009, 11:39 »
Putz. Vocês mataram o caso da memória RAM. O computador é novo e eu nem cheguei a verificar isto em outro OS.

Mas, sim. Ele possui placas onboard. (Nem cheguei a pensar nisso.)  :D

Obrigado pelo esclarecimento.

Quanto ao HD, eu não sei o que pode ser. Eu só tenho o Ubuntu instalado neste computador.

Offline odoluisfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 64-bit reconhecendo menos memória e tamanho do HD
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2009, 14:18 »
Quanto ao HD, eu não sei o que pode ser. Eu só tenho o Ubuntu instalado neste computador.

Seria melhor você rodar o gparted para visualizar todas as partições. Quando comprei meu computador não havia cd de recuperação e sim arquivos em uma partição separada para queimar em cd e ai sim montar o cd de recuperação. Não pode ser o seu caso?

Offline igorsilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 64-bit reconhecendo menos memória e tamanho do HD
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2009, 15:57 »
O computador veio com o Mandriva instalado nele. Eu coloquei o CD do Ubuntu e mandei instalar (sem manter o antigo sistema).

Offline odoluisfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 64-bit reconhecendo menos memória e tamanho do HD
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2009, 16:31 »
O computador veio com o Mandriva instalado nele. Eu coloquei o CD do Ubuntu e mandei instalar (sem manter o antigo sistema).

Sim...e o que o gparted mostra? Alias, ele não vai estar instalado, primeiro instale ele:
No terminal:
sudo apt-get install gparted

Offline igorsilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 64-bit reconhecendo menos memória e tamanho do HD
« Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2009, 16:39 »
Não vou poder fazer isto no momento, porque ainda não consegui configurar a rede nele. (Estou com um outro tópico aberto sobre isto.)  :-\