Autor Tópico: DIretórios/Arquivos Fantasmas!  (Lida 1753 vezes)

Offline mois35

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
DIretórios/Arquivos Fantasmas!
« Online: 20 de Dezembro de 2008, 16:55 »
Pois bem, eu tinha pasta do wine com 2,7 GB de jogos dentro, ai, eu recortei e colei em outra partição. O Nautilus e o Terminal nao "vêem" nada, mas o resto do sistema diz que a pasta e seus respectivos 2,7GB ainda existem. Logo a partição está "oficialmente" cheia, e em função disso só me restaram 582MB na partição primária. Aliás, o Analizador de Utilização do Disco está imprimindo informações incoerentes. Antes que eu destrua meu computador a pauladas, alguem pode me ajudar? Desde já agradeço!

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: DIretórios/Arquivos Fantasmas!
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:13 »
Cara, vou começar do basico, não me de pauladas, mas eu tenho de perguntar...
A pasta do wine que fica dentro da pasta home é uma pasta oculta, tem um "ponto" no nome da pasta, ou seja, a pasta é .wine.
se vc for no nautilus e no menu VER marcar a opção mostrar arquivos ocultos, ela não aparece?
Segunda coisa, pelo teminal vc da um "cd" la na outra partição ja montada, vc não acessa a pasta?
ex: "cd /media/disk/.wine/" ?
Isso, supondo que sua outra partição onde moveu a pasta seja montada como "disk".
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline mois35

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: DIretórios/Arquivos Fantasmas!
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2008, 04:22 »
Inicialmente quero parabenizá-lo pela "preocupação" (uma única resposta em 12 horas). Pois bem, a pasta (/home/user/.wine) foi movida como root para a partição secundaria que não me pergunte porque eu "setei" para ser propriedade do root. Ou seja, nao tem .wine no /home/user, tem .wine na partição sec., e já que não posso copiar de volta para minha home pois existem 2,7GB "fantasmas" "lotando" a partição primária, tive que criar um link ".wine" apontando para "/mnt/dat/.wine" para pelo menos jogar meus joguinhos low-end até alguém descobrir como solucionar esse problema, pois não quero perder mais 2:30h formatando, instalando, desinstalando pacotes desnecessários (pior parte), depois atualizando o sistema e configurando. Aguardando Resposta!

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: DIretórios/Arquivos Fantasmas!
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2008, 19:28 »
ja que moveu como root, será que não esta na lixeira do root? se der o comando:
cd /root/.local/share/Trash/files/.wine
se entrar, de um ls e veja se esta tudo la e exclua tudo.
se não entrar seria bom remover tudo la de dentro e ver se liberou o espaço, pois essa pasta fantasma pode estar la dentro.
o comando, dado como root é:
rm -rf /root/.local/share/Trash/files/*
rm -rf /root/.local/share/Trash/info/*
aproveite e limpe sua lixeira, com o mesmo comando:
rm -rf /home/mois35/.local/share/Trash/files/*
rm -rf /home/mois35/.local/share/Trash/info/*

derepente a pasta esta em algum desses locais.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline mois35

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Diretórios/Arquivos Fantasmas!
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2008, 07:28 »
Obrigado pela dica. Eu desconhecia esses diretórios, mas não resolveu. A princício acredito que tenha sido um bug e não um mal-entendido, de qualquer maneira ainda vou "rodar" fsck do live-cd, se não funcionar, não tem problema. Eu já tinha em mente uma reinstalação do sistema, o fato é que uma vez esclarecido, o problema poderia ser solucionado, seja por mim ou pelo desenvolvedor do possível software "problemático". Mais dicas, possíveis soluções, ainda são bem-vindas!

Offline mois35

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: DIretórios/Arquivos Fantasmas!
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2008, 22:46 »
!!!RESOLVIDO!!! - Pois bem, executando o comando: #rm -rf /root/.local/share/.Trash/files/* e/ou apagando pelo nautilus (como root) acontecia uma coisa um tanto quanto estranha, os diretórios sumiam, e reapareciam com uma adição ".2" no nome, por exemplo: diretório "tmp", era renomeado e passava a se chamar "tmp.2", depois "tmp.2.2" e assim por diante, o mesmo acontecia no diretório /root/.local/share/.Trash/info/. Então, como eu resolvi? Simples, no nautilus (denovo como root), selecionei tudo que tinha dentro do diretório "CTRL+A", então pressionei "SHIFT+DEL" e pronto, depois de 2 minutos a pasta estava vazia, e "reapareceram" 16,4GB. Agora vou reportar no bugzilla, se não for essencialmente um bug, menos mal. Até mais!