Autor Tópico: [RESOLVIDO]Sem minimizar, maximizar e fechar  (Lida 18763 vezes)

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
[RESOLVIDO]Sem minimizar, maximizar e fechar
« Online: 04 de Janeiro de 2009, 16:14 »
Bom dia.

Como eu não consegui solucionar um outro problema, resolvei reinstalar o ubuntu 8.04.

Mas ao terminar as atualizações TODAS as minhas janelas perderam aquelas laterais para minimizar, maximizar e sair do aplicativo... firefox, nautilus, aplicativos em geral, nenhum deles está com estas laterais aparecendo.

Parece-me que isso pode ser o "tema" usado, mas quando eu vou pras configurações de temas aparece que está sendo usado o "Human", com os ícones "Human" também, do mesmo jeito que estava antes de eu reinstalar e atualizar. Até mesmo a cor e forma dos ícones está mudada, mas não consigo entender porque ainda afirma-se que é o "Human" que está sendo usado.

aqui http://3.bp.blogspot.com/_zqAYAAKvR14/SWD6cVIPJuI/AAAAAAAAAAU/bdfTQ4OdNqE/s1600-h/sem+laterais1.png e aqui http://1.bp.blogspot.com/_zqAYAAKvR14/SWD6U4ojVGI/AAAAAAAAAAM/o-c8urkriI/s1600-h/sem+laterais.png tem as imagens do meu firefox e do nautilus pra conferir.

Não sei resolver isso e agradeço se puderem me ajudar.

Não uso o compiz, não tenho placa 3D, não habilitei nenhum efeito 3D no linux nem nada disso.
Grato,
Fábio
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 09:02 por nemex1975 »
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2009, 21:58 »
Respondi sua mensagem anterior de Canais de software e Monitor de Sistema e você não respondeu se resolveu, porque se foi solucionado tem que postar que foi resolvido para que outros aprendam.

Agora quanto ao minimizar, maximizar e fechar.
Antes de mais nada já tentou trocar de tema, ícone em Sistema ->Preferências ->aparencia ou Tema
Se não funcionar vamos trabalhar.
Primeiro vá em Sistema->Preferências->Sessões
E veja se está habilitado para iniciar "Gerenciador de Janelas" se não estiver, deixe ele habilitado e saia.
Pressione ctrl-backspace para logar novamente e veja se resolveu.
Segundo
Sistema->Preferências->Menu Principal
Na esquerda em "Menus" clique em "Sistema"ou"Ferramentas" e na direita"itens" habilte o "Editor de Configurações" pode sair.
Agora vá em "Aplicações"ou"Aplicativos"->"Ferramentas"ou"Sistema"->Editor de configurações.
Siga esse caminho /apps/metacity/general/ e procure na direita por "button_layout" dê um duplo clique nele e veja se na opção valor está assim: menu:minimize,maximize,close
Se não estiver coloque.
Pressione ctrl-backspace para logar novamente e veja se resolveu.

Se ainda não solucionou tente remover o metacity e instalá-lo novamente:
Anote esse passos seguinte em um papel que você ficará sem a parte gráfica só uma tela preta para comandos.
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm stop
Pressione a tecla Ctrl+F1

Agora digite seu usuário e sua senha.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove  metacity
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install metacity
Para voltar para parte gráfica:
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm restart
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2009, 22:05 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2009, 14:54 »
Bom dia ucastrobr,

Em partes os problemas foram solucionados, mas nem todos.

1. os botões max-min-close foram habilitados sem precisar reinstalar o metacity... eu segui o ponto SEGUNDO que vc postou e deu certo imediatamente.

2. Tentei trocar de tema para ver se este era o problema, mas não deu certo. Por mais que eu opte por outro tema, nada muda... tentei o Gelatim, o Alto Contraste e outros mais, mas as mudanças apenas aparecem na tela "Preferências de Aparência"... os demais aplicativos não mudam nada... a cor de borda continua sendo azul, mesmo quando eu clico em "personalizar" e seleciono outras cores.

3. o "Gerenciador de Janelas" não está habilitado nas Sessões e não sei qual o caminho pra habilitá-lo.

4. uma observação estranha que notei também é que o botão de "Desligar" no canto do Painel foi substituído pela imagem de uma figura correndo e quando eu clico ali sou direcionado para uma mudança de usuário e não para o menu das opções suspender-desligar-reiniciar/trocar usuário-fazer logout como era antes de eu sofrer estas panes.

5. Quando eu quero desligar o PC agora ou eu aperto o atalho pela tecla "power" ou vou ali na figura, espero mudar de tela e aperto no "desligar" ao invés de redigitar meu login.

6. Resumindo: o problema do minimizar-maximizar-fechar FOI SOLUCIONADO, mas fica persistente ainda o problema deste tema que não quer mudar e do sumiço do botão "desligar" no canto superior direito do painel.

7. nas opções do painel esta figura aparece como "encerrar sessão, sair, desligar, etc.", mas o comportamento do funcionamento tá muito diferente do que era antes... eu era enviado pra uma tela onde eu escolhia entre as três opções desligar-reiniciar-suspender e abaixo as opções de sessão, mas agora a sessão é terminada imediatamente e depois eu tenho de optar.

8. não sei se tem algo a ver mas o meu Terminal antes tinha as opções de botões "arquivo", "editar", "ajuda" e um outro que não me recordo agora, mas também sumiram com essa pane que estou tendo.

Seria interessante dar uma dica aos desenvolvedores para colocar uma opção no Live-CD como tem no OpenSuse, qual seja, possibilitar o seu uso para Reparar o Sistema Instalado, sem precisar reinstalar, porque assim ficaria mais estável o manuseio por pessoas novatas como eu.

Eu uso o OpenSuse no notebook e, como não podia ser diferente, dei um jeito de fazê-lo dar problema, mas inseri o DVD e essa opção de "reparo" veio a calhar... simplesmente solucionou-se o problema em 5 min. Fica aí a dica aos desenvolvedores.

No mais, aguardo sua ajuda, porque definitivamente não sei o que fazer e não sei o que fiz pra iniciar este problemão todo... e olha que reinstalei o ubuntu do zero e ainda assim ele tá esquisito.
Att.,
Fábio
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2009, 19:51 »
Vamos resolver por partes, acho que agora seus problemas acabarão de uma vez por todas:
Primeiro pegue um live-cd do ubuntu que provavelmente você usou para instalar seu ubuntu.
Mas ao invés de instalar você apenas irá rodá-lo.
Quando tiver carregado a interface gráfica do ubuntu.
Vá em "Sistema"->"Administração"->"editor de partição" ou "gparted" clique nele para enxergar seu ubuntu que está no hd com problema.Se não aparecer uns ícones de partição na área de trabalho execute a instrução próxima que está em vermelho; mas se apareceu os ícones ignore a próxima instrução em vermelho. Depois vá em "Locais"->"Computador"-> Dê duplo-clique nos ícones de partições disponíveis que criará um atalho tipo íconezinho de hd na área de trabalho.
Clique nos ícones da área de trabalho e  navegue. Veja que tera uma partição ex: disk, outra disk1 e assim por diante. Navegue e veja qual é seu Ubuntu instalado do seu hd disk.. e qual é a partição  do live-cd disk...
Agora vá em "Aplicações"->"Acessórios"->"Terminal"digite
sudo nautilus      (Assim terá permissão para copiar algo do live-cd para seu sistema bugado)
Entre na partição do ubuntu do live-cd e copie os arquivos "gdm.conf" e gdm.conf-custom" da pasta gdm que se encontram em dentro das pastas  /etc/gdm.
Agora cole os arquivos "gdm.conf e gdm.conf-custom" na partição onde se encontra seu Ubuntu instalado  colando dentro da pasta gdm em /etc/gdm.
Entre novamente na partição do ubuntu do live-cd e entre na pasta pessoal do usuário(home) de um ctrl+h para enxergar as pasta ocultas e copie todos arquivos da pasta ".gnome2" e da pasta ".gconf".
Agora cole os arquivos arquivos da pasta ".gnome2" e da pasta ".gconf" na  partição onde se encontra seu Ubuntu instalado  colando em sua pasta pessoal substituindo tudo.
Reinicie agora seu Ubuntu e veja se corrigiu o problema.
Pode usar para desligar o ubuntu o comando:
Código: [Selecionar]
sudo shutdown -h nowPara reiniciar
Código: [Selecionar]
sudo shutdown -r nowPara programar o tempo que seu ubuntu será desligado (Exemplo agora é 19:51 e quero que ele desligue as 20:51)
Código: [Selecionar]
sudo shutdown -h 20:51
Por enquanto deixo apenas esta solução mais simples, mas tem várias maneiras de corrigir este problema simples, se não funcionar amanhã mostra outra maneira.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2009, 22:08 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2009, 14:20 »
Bom dia ucastrobr.

1. O Gparted, o Computador e o nautilus não reconhecem o live-CD como um drive propriamente dito, de modo que a partição do live-CD fica inacessível. Nem mesmo pelo Terminal eu consigo chegar até ela. Aliás, ela nem aparece nestes três aplicativos.

2. Quando eu clico no ícone "cdrom0" e "cdrom1" aparece uma mensagem dizendo que o drive está vazio, mesmo estando rodando o live-CD.

3. O único drive com o nome "disk" que consigo acessar é o drive do meu usuário. O live-CD cria um usuário "ubuntu", mas nem por ele tenho acesso à pasta /etc/gdm porque ficam completamente inacessíveis. Nem mesmo as opções do comando "ls" a encontra.

4. Tentei reinstalar o GDM pelo Synaptic, mas não mudou em nada. Meu sistema deve estar com pane geral, pois nem mesmo os sons de incialização e finalização estão sendo tocados. O hardware não tem problema algum, nem pelo "teste de hardware" (tanto que os sons funcionam), mas tá uma bagunça imensa isso aqui.

5. Realmente fiquei decepcionado com este bug, pois este live-CD foi copiado em 28/04/2008 e foi o que usei para a primeira instalação, que ficou perfeita. Já nesta reinstalação estes problemas aparecem sem qualquer motivo.

Desse modo, ainda aguardo uma idéia sobre o que fazer, porque do jeito que está fica muito duvidosa a confiabilidade do sistema.
Att.,
Fábio
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2009, 23:20 »
O live-cd tipo o Ubuntu 8.10 já mostra automaticamente todas as partições dentro do seu hd.
No seu caso teria que dentro do live-cd, montar manualmente as partições.
Mas pelo que pude notar você está vários problemas deve ter deletado alguma coisa do gerenciamento gnome e dependendo do que se deleta nem reinstalando o pacote restaura. Tipo por exemplo se eu na configuração de rede deletar a opção padrão de com fio eth0 depois nem reinstalando o pacote gráfico network-manager-gnome consigo mais consertar. Pior que como esse pacote tem um monte de dependências com outros afetará outras áreas de configuração.
Acho que a saída mais fácil para o seu caso seria a instalação do zero novamente, mas baixaria a nova versão 8.10.
Primeiro de tudo configura-se rede em Sistema->Preferências->configurações de rede depois de configurado.
Segundo ativa os repositórios de terceiros no Sinaptic.
Terceiro abaixa o Envy ng e instala drive.
Quarto finalmente vá no tópico dicas e truques e siga o tutorial multimídia.
Não tem como errar.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2009, 08:33 »
Bom dia ucastrobr.

Deve estar havendo algum equívoco na resposta, pois não tenho problema algum com a minha rede. Meu problema está agora:

1. com este "tema" que não muda de forma alguma;

2. com a mudança do botão "power" no canto do desktop;

3. com o desaparecimento das abas "arquivo", "editar", "ferramentas", "ajuda" e outros dos API como o Terminal.

Para isso tem uma solução mais fácil? Reinstalar eu já tentei, aliás foi após a reinstalação que estes problemas apareceram. mesmo com a pane anterior isso não tinha ocorrido ainda.

É possível copiar estes arquivos que vc sugere usando o live-cd do ubuntu 8.10 e instalá-los no meu 8.04 ou isso daria mais problemas ainda?
Att.,
Fábio
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2009, 21:45 »
Acesse com seu live-cd do UBUNTU 8.04 para não dar problema:
Monte as partições de seu hd na mão :
Código para listar suas partições
sudo fdisk -l

Suponhamos que retorne uma mensagem tipo  assim:
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1        3187    25599546   83  Linux
/dev/sda2   *        3188        6227    24418800    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3            6228        9729    28129815    5  Estendida
/dev/sda5            6228        6288      489951   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda6            6289        9729    27639801   83  Linux


// Montar a partição Linux
sudo mount /dev/sda1 /media
sudo mount /dev/sda2 /media
sudo mount /dev/sda3 /media
sudo mount /dev/sda4 /media

Agora vá em "Locais" e vê se enxerga as partições, ou navegue até a pasta media que se encontra em Computador->Sistema de arquivos->Media-> =partições
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2009, 08:44 »
Bom dia ucastrobr.

Desta vez, com estas dicas, consegui acessar o live-cd do ubuntu 8.04... mas infelizmente nada do que fiz deu certo.

Copiei os arquivos gdm.conf e gdm.conf-custom, bem como as pastas .gnome2 e .gconf mas não mudou nada. O tema continua impossível de ser modificado, o botão desligar-reiniciar-suspender continua o mesmo e as abas do Terminal ainda não aparecem.

A única coisa que mudou é que agora o tema muda nos aplicativos, mas continua o mesmo no painel gnome... ou seja, o Firefox, Terminal, Nautilus, etc mudam o tema (a cor e a forma do tema) quando eu modifico a "aparência" (antes só mudava a própria janela das "preferências de aparência").

Pra dar um exemplo, estou usando agora o tema "Gelatin" e tudo corresponde ao tema (cor laranja, forma da letra), mas tudo o que está no Painel Gnome continua com fundo azul e ícones que nada têm a ver com o Gelatin (a lixeira está azul, o fundo da área de trabalho está azul, o botão desligar continua com a figura verde).

Mas quando mudo para o tema Human até mesmo a cor dele fica azul nas janelas e aplicativos, apesar de estar selecionada a cor padrão (laranja).

Isso não sugere que o problema, então, ESTEJA NO PAINEL ou no gerenciador de temas (se é que isso existe) e não nas configurações de aparência?
Att.,
Fábio
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2009, 21:51 »
Bom, já tentou ir em  Sistema -> Preferências -> Tema ou aparência e ir em Temas -> depois na opção "personalizar" ir na aba "cores" e tentar trocar as cores.

Para opção reiniciar, desligar.
 Menu Sistema --> Administração --> Janela de Início de Sessão... Na aba
 Local marque as opções (Barra de menu) --> Mostrar menu ações -->
 Incluir item de menu "Seletor de Maquinas (XDMCP) Após isso clique em
 Fechar e verifique se o botão de sair no painel aparece as opções de
 Desligar e Reiniciar.
Se não faremos uma gambiarra.
Clique com o botão direito na barra superior do painel do gnome e escolha adicionar, em área de
 trabalho, marque o ícone "sair" e clique em +adicionar. Coloque "Menu Principal" e ele trará como opção "Desligar" pelo menos é uma opção para não usar o shutdown.

Sempre haverá uma saída, desculpe a demora estava meio ocupado ontem.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 22:04 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Re: Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2009, 09:02 »
Bom dia ucastrobr.

Obrigado pela orientação.
Agora está funcionando bem e como antes.
Ainda bem que existe este fórum...
Att.,
Fábio
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO]Sem minimizar, maximizar e fechar
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2009, 13:40 »
Para isso que serve os amigos Ubunteiros.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")