Autor Tópico: Arquivos Perdidos no HD - Windows (RESOLVIDO)  (Lida 11689 vezes)

Offline zonesze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Arquivos Perdidos no HD - Windows (RESOLVIDO)
« Online: 05 de Janeiro de 2009, 02:16 »
Tenho um Dell Inspiron 1525;
Fui fazer uma atualização do windows vista e o sistema simplesmente não entrou. Antes de jogar meu computador pela janela, decidi que não vou mais utilizar esse os e decidi mudar para linux.

Há a possibilidade de achar meus arquivos de imagem e som dentro do HD? Eles estão lá, só não consigo encontra-los.

Muito Obrigado

zeh
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 20:14 por zonesze »

Offline Tura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2009, 06:16 »
Tenho um Dell Inspiron 1525;
Fui fazer uma atualização do windows vista e o sistema simplesmente não entrou. Antes de jogar meu computador pela janela, decidi que não vou mais utilizar esse os e decidi mudar para linux.

Há a possibilidade de achar meus arquivos de imagem e som dentro do HD? Eles estão lá, só não consigo encontra-los.

Muito Obrigado

zeh

Zeh,

Uma vez passei por isto consegui resolver usando o live-cd e instalando com o synaptic um pacote NTFS-3g.

Após isto foi so ler os arquivos e grava-los num DVD...

[]s
Tura

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2009, 11:09 »
cara... tá aí um grande problema da (FALSA!!) facilidade do Windows!

Se é o que estou pensando, voce NÂO SABE onde eles estão, correto?
Tente utilizar um Live-CD, SEM instalar o Ubuntu por cima. Lógico, se voce souber o que está fazendo, ou souber particionar de um jeito que não perca os arquivos, ou mesmo intale em outro HD!!

A partir do Ubuntu voce deverá procurar os arquivos!
Como eu disse, a FALSA facilidade do Windows faz voce achar que não saca nada de informática... Faz voce achar que depende das facilidades da MS!!
Sabe aquela maldita pastinha "Meus Documentos" do Windows??? Ela NÃO EXISTE!!
Isso mesmo! Sempre que voce for procurar os Meus Documentos sem ser nos links do Windows, voce vai se embananar todo!
Na verdade, Meus Documentos é um link para o longo caminho: C:Documents and settings/users/allusers/jksdjfh/*%&*/até chegar em "MeusDocumentos"...
Esse caminho todo não é mostrado para voce não saber mesmo (de propósito!) ONDE FICAM AS SUAS PRÓPRIAS coisas!!
É por isso que é muito comum ouvir "eu não sei nada de informática".. Lógico, fica preso as "facilidades" que não sabe nem onde estão seus próprios arquivos.


Se eu me enganei e voce teve problemas como HD, terá que identificar o tipo de problema e depois tentar recuperar o HD!!!

Coloca mais detalhes do seu problema!!
Depois dessa decisão, voce vai aprender muito mais!
E vai ver que a facilidade que existe no Ubuntu é muito maior! mas nem por isso voce deixa de saber o que faz!
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline zonesze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2009, 18:16 »
É rapaz, vc entendeu totalmente o meu problema!! Eu não sei onde estão meus arquivos, sou fotógrafo, são imagens! .jpg estão numa pasta dessas meus documentos/imagens/ do ruindows vista.

Explicando melhor a história. Fazem 10 anos que tenho um iMac da Apple. Dessa forma, nunca tive problemas e nunca precisei saber muito sobre computador.

Cheguei a usar um cd do ubuntu sem instalar, mas não achei nada, nem um tipo de arquivo, mesmo os que estavam fora dessa pasta. o Live-CD que vcs comentaram é colocar o cd do OS sem instalar né?

Estou animado em usar o linux, mas ainda não sei o que fazer antes de recuperar minhas fotos.

um abraço

zeh

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2009, 22:29 »
Citar
Cheguei a usar um cd do ubuntu sem instalar, mas não achei nada, nem um tipo de arquivo, mesmo os que estavam fora dessa pasta. o Live-CD que vcs comentaram é colocar o cd do OS sem instalar né?

Simplesmente coloque o LiveCD no drive e dê boot por ele ( verifique na BIOS se o CD é o primeiro na lista de boot). O Ubuntu irá carregar do CD, sem instalar (demora uns minutos, claro); após isso, no menu "Locais" você deverá ver sua partição W$ - se ela ainda puder ser montada.... Se sim, basta procurar seus arquivos e copiá-los para um CD/DVD/pendrive; há um programa de gravação já embutido no Ubuntu, não precisa instalar nada. 

Caso haja problemas, torne a postar, sim?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2009, 11:35 »
Quando entrou pelo LiveCD, já procurou abrir "Locais" (lá em cima, segunda opção)?
Tente entrar em Locais>>Computador. Vai abrir um gerenciador de mídias (removíveis ou não).
Procure pelo seu HD (deve aparecer algo como "Mídia de XXX Gb")
(OBS: Esta  "Mídia de XXX Gb" deve aparecer Também na segunda parte da lista "Locais")

Clique nesse ícone.
Se for "montado" corretamente, vão aparecer todos os arquivos do seu HD. Vasculhe seus arquivos do windows. Procure por uma pasta USER ou Documents and Settings...


Se deu erro de montagem, você deve realizar um procedimento (uma unica vez - mesmo em LiveCD voce não precisará fazer isso novamente!):
Clique em DETALHES ao aparecer a mensagem de erro.
Siga as recomendações da mensagem.


Lembrete: Esse problema de ler partição em NTFS não é um problema do Linux, é falta de padrão da Microsoft que faz um sistema de arquivos FECHADO ao qual somente os produtos da microsoft têm acesso. O Ubuntu consegue ter acesso mas de uma forma meio "bruta" e prefere esperar você (dono do computador) concordar em forçar um pouco a barra...

Quando voce decidir que não precisa da Microsoft pra nada, você não terá mais esses problemas de falta de padrão!


teoria:
O sistema operacional (qualquer que seja) precisa disponibilizar o acesso aos dispositivos ao usuário, no caso do Linux, através de uma pasta.
No Linux, seu dispositivo (HD) será representado por uma pasta, ou seja, todos os dados que constam no seu HD serão "jogados" dentro de uma pasta.
Como o sistema de arquivos utilizado pelo Windows é feito sobre código fechado, o Ubuntu não é capaz de "jogar" os dados do HD numa pasta, ele precisa que você "force a barra" para entrar no sistema de arquivos do Windows (sem que você autorize o sistema a executar algo forçadamente).

Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline zonesze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:20 »
Não consigo montar o HD, uma partição chamada OS, creio que ali estão meus arquivos.

Entendi que tenho que colocar um comando para forçar a montar o HD, o problema é dou o seguinte comando 'mount -t ntfs-3g /dev/sda3 /media/OS -o force' e o comp travou, ele não dá uma mensagem de erro, nem de nada, simplesmente fica travado!! devo resetar a maquina??? o q faço?


muito obrigado

zeh
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 19:52 por zonesze »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2009, 20:16 »
Vamos do início... após o boot pelo LiveCD, abra o Terminal e digite 'sudo fdisk -l'; poste o resultado aqui. Poste também o conteúdo do arquivo  /etc/fstab, e vamos partir daí...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zonesze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2009, 20:41 »
VB5,

desculpa a minha ignorancia, mas Terminal é a linha de comando Alt+F2?

Depois de digitar sudo fdisk -l não aconteceu nada.

no comando /etc/fstab abre uma janela escrito:
"
unionfs / unionfs rw 0 0
tmpfs /tmp tmpfs nosuid, nodev 0 0 "

zeh

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 20:50 por zonesze »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2009, 21:19 »
Não há motivo para desculpas...  :)  todo mundo tem dificuldades no começo ( pelo menos eu tive!...).

Vá no menu "Acessórios" ( na barra superior) e clique em "Terminal" ( ou "Consola", se estiver no 8.04). Vai abrir uma janela de texto; digite nela o comando  citado. Para  ver o conteúdo do /etc/fstab, digite (  nessa janela) 'sudo gedit /etc/fstab. Vai abrir um editor de texto  com o conteúdo do arquivo.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zonesze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2009, 21:47 »
VB5,

para o comando sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 120 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Units = cilindros of 16065  *  512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x80000000

Dispositivo boot Inicio Fim Bloco Id Sistema
/dev/sda1 1    8       64228+  de Utilitario Dell
/dev/sda2 9  1314   10485760  7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3 1314 14267  104047612  7  HPFS ou NTFS
/dev/sda4 14267   14594   2621440   f Win95 (LBA) partição Ext
endida
/dev/sda5  14267  15594    2620416  dd Desconhecido


para /etc/fstab ele diz permissão negada


Aquele comando: mount -t ntfs-3g /dev/sda3 /media/OS -o force pode ser dado aqui?
abraços,

zeh
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 21:54 por zonesze »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2009, 21:57 »
Ótimo!...

você tem duas partições NTFS ( usada pelo W$):

Citar
/dev/sda2 9  1314   10485760  7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3 1314 14267  104047612  7  HPFS ou NTFS

A primeira, sda2, é provavelmente o Windows ( o sistema operacional em si); a segunda, sda3, deve ser uma partição tipo "depósito", apenas para guardar arquivos.  É provavelmente nesta que estão os arquivos que procura. Vejamos agora o fstab...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zonesze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2009, 22:08 »
Para  ver o conteúdo do /etc/fstab, digite (  nessa janela) 'sudo gedit /etc/fstab. Vai abrir um editor de texto  com o conteúdo do arquivo.


unionfs / unionfs rw 0 0
tmpfs /tmp tmpfs nosuid, nodev 0 0 "

aparece só isso!

zeh

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2009, 22:42 »
Isso deve ser devido ao sistema da Dell... vamos tentar montar as partições sda2 e sda3 : ( atenção, poderá não funcionar, por estar rodando do CD, mas vale tentar....)

No Terminal, crie os pontos de montagem para as partições:

Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/part2


Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/part3


Agora edite o arquivo fstab acrescentando ao final estas duas linhas:

Código: [Selecionar]
/dev/sda2       /media/part2     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1

/dev/sda3       /media/part3    ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1

Salve o arquivo e feche o gedit para retornar ao Terminal, e então digite:

Código: [Selecionar]
sudo mount -a

Se as partições puderem ser montadas, você as terá disponíveis em "Locais" com os nomes de "part2" e "part3".  Caso contrário, poste a mensagemde erro. Boa sorte!...

VB5

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 22:55 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zonesze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Arquivos Perdidos no HD - Windows
« Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2009, 23:05 »
VB5,

depois de ter feito tudo, e digitado sudo mount -a, ele me deu o mesmo texto que rola quando eu tento entrar nas partições:
"
$LogFile indicates unclean shutdown (0, 0)
Failed to mount '/dev/sda2': Não há suporte a operação
Mount is denied because NTFS is marked to be in use. Choose one action:

Choise 1: If you have Windows (Não tenho)

Choise 2: If you don't have a windowns then you can use 'force' option for your own responsibility, for example type on the command line:

mount -t ntfs-3g /dev/sda2 /media/part2 -o force

Or add the option to relevant row in the /etc/fstab file:

/dev/sda2 /media/part2 ntfs-3g force 0 0


$LogFile indicates unclean shutdown (0, 0)
Failed to mount '/dev/sda2': Não há suporte a operação
Mount is denied because NTFS is marked to be in use. Choose one action:

Choise 1: If you have Windows (Não tenho)

Choise 2: If you don't have a windowns then you can use 'force' option for your own responsibility, for example type on the command line:

mount -t ntfs-3g /dev/sda2 /media/part3 -o force

Or add the option to relevant row in the /etc/fstab file:

/dev/sda2 /media/part3 ntfs-3g force 0 0"

ab

zeh