Autor Tópico: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída  (Lida 28568 vezes)

Offline Kursch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Online: 05 de Janeiro de 2009, 10:56 »


Pendrive tá dando este erro acima.
É um Kingston Data Traveler de 8gb.
Ao plugar ele no Ubuntu 8.04, o mesmo é montado automaticamente, mas quando tento copiar arquivos com mais de 5mb ele dá esse problema da imagem acima - testei no outro computador da casa, windows xp, e copiou normalmente vários arquivos de 180mb.
Outro detalhe: a luz dele só pisca em dois momentos: ao plugar (tanto no windows como no linux) e ao copiar (no windows, pois no linux ele não pisca, pois não consegue copiar os citados arquivos, mas nos arquivos menores que 5mb, ele pisca - provando que está lendo/copiando).

Não tenho outro pendrive pra testar no momento pra fazer comparações. Talvez quarta consiga o meu mp3 player pra testar (Ele nunca deu problema).

Sugestões?  :-\

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2009, 22:43 »
Simplesmente limpe a lixeira do pendrive, em primeiro lugar. Para vê-la, plugue o pen e use o nautilus para ver o conteúdo. Pressione CTRL+H para ver os arquivos ocultos; deve aparecer uma pasta chamada ".TRASH" ou semelhante. Abra-a e veja o conteúdo; se houver algo lá, delete e aí tente de novo.

Esta é apenas a causa mais comum desse problema; podem ser outras coisas. Só acontece com esse arquivo, ou arquivos desse tipo? Esse arquivo consegue ser copiado para o pen pelo W$?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Kursch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2009, 19:02 »
Simplesmente limpe a lixeira do pendrive, em primeiro lugar. Para vê-la, plugue o pen e use o nautilus para ver o conteúdo. Pressione CTRL+H para ver os arquivos ocultos; deve aparecer uma pasta chamada ".TRASH" ou semelhante. Abra-a e veja o conteúdo; se houver algo lá, delete e aí tente de novo.

Esta é apenas a causa mais comum desse problema; podem ser outras coisas. Só acontece com esse arquivo, ou arquivos desse tipo? Esse arquivo consegue ser copiado para o pen pelo W$?

VB5


Já apaguei tudo da .trash e já formatei pelo windows.

Sim, o arquivo consegue ser copiado para o pendrive pelo windows.

Em outras mídias que tenho aqui em casa (camera digital com memory stick da sony e um mp3 player também da sony) o funcionamento ocorre perfeitamente. Só com essa mídia, o pendrive de 7gb, que não consigo realizar a função de copiar do linux para o pendrive. :(

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2009, 23:30 »
Citar
Em outras mídias que tenho aqui em casa (camera digital com memory stick da sony e um mp3 player também da sony) o funcionamento ocorre perfeitamente. Só com essa mídia, o pendrive de 7gb, que não consigo realizar a função de copiar do linux para o pendrive.

Então parece ser algo especificamente com o pen ou sua formatação ( deve ser FAT16). Você pode tentar o seguinte comando ( atenção, nunca o testei!!!...) :

Código: [Selecionar]
sudo mkfs.vfat /dev/sda

Procure pelo arquivo ".hal-mtab" na pasta /media (insira o pendrive antes) ou pelo arquivo "mtab" na pasta /etc, isso para descobrir o "dispositivo" associado ao seu pendrive ( o qe substitui o 'sda' acima).

Espero que possa ajudar!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Kursch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2009, 21:03 »
Citar
Em outras mídias que tenho aqui em casa (camera digital com memory stick da sony e um mp3 player também da sony) o funcionamento ocorre perfeitamente. Só com essa mídia, o pendrive de 7gb, que não consigo realizar a função de copiar do linux para o pendrive.

Então parece ser algo especificamente com o pen ou sua formatação ( deve ser FAT16). Você pode tentar o seguinte comando ( atenção, nunca o testei!!!...) :

Código: [Selecionar]
sudo mkfs.vfat /dev/sda

Procure pelo arquivo ".hal-mtab" na pasta /media (insira o pendrive antes) ou pelo arquivo "mtab" na pasta /etc, isso para descobrir o "dispositivo" associado ao seu pendrive ( o qe substitui o 'sda' acima).

Espero que possa ajudar!...

VB5


kursch@kursch:~$ sudo mkfs.vfat /dev/sda
[sudo] password for kursch:
mkfs.vfat 2.11 (12 Mar 2005)
mkfs.vfat: Will not try to make filesystem on full-disk device '/dev/sda' (use -I if wanted)


fui no \media e encontrei isso no .hal-mtab:

/dev/sdc1   1000   0   vfat   nosuid,nodev,uhelper=hal,shortname=mixed,uid=1000,utf8,umask=077,exec,flush   /media/KINGSTON

e digitei o comando

kursch@kursch:~$ sudo mkfs.vfat /dev/sdc1
mkfs.vfat 2.11 (12 Mar 2005)
mkfs.vfat: /dev/sdc1 contains a mounted file system.


tentei copiar um arquivo de 170mb... só copiou até 60 ai apareceu novamente o erro do primeiro post  :'(

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2009, 23:35 »
OK... outra forma de tentar: dê o boot com o LiveCD  e use o gparted. Ou baixe a imagem .ISO do Partede Magic, queime num CD e dê boot por ele. Mas cuidado, por pouco você não formatou seu HD nessa última tentativa!...   ;D :
Citar
kursch@kursch:~$ sudo mkfs.vfat /dev/sda
[sudo] password for kursch:
mkfs.vfat 2.11 (12 Mar 2005)
mkfs.vfat: Will not try to make filesystem on full-disk device '/dev/sda' (use -I if wanted)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Kursch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2009, 19:57 »
OK... outra forma de tentar: dê o boot com o LiveCD  e use o gparted. Ou baixe a imagem .ISO do Partede Magic, queime num CD e dê boot por ele.

Em suma: você quer que eu formate meu pendrive para FAT32?

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2009, 21:26 »
Olha, o meu pen drive é o mesmo citado acima, só que com capacidade de 2 GB e gravei nele o Ubuntu otimizado. Ele já vem formatado para fat 16 e não aceitou arquivos qdo formatei de outro jeito. Usei o gParted que me saiu muito bem.

gde abraço,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2009, 22:33 »
OK... outra forma de tentar: dê o boot com o LiveCD  e use o gparted. Ou baixe a imagem .ISO do Partede Magic, queime num CD e dê boot por ele.

Em suma: você quer que eu formate meu pendrive para FAT32?

Não...  :D o  pen deve ficar como FAT16. O Parted Magic lhe dá essa opção, e creio que o gparted também.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Kursch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2009, 21:01 »
O pendrive se dividiu em duas partes e agora só metade do espaço é detectada (no windows).

Já resolvi isso acima. Acho que não sei como fazer exatamente pra formatar pra FAT16 de modo a ter todo o espaço do pendrive. :( Valeu a ajuda.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 21:30 por Kursch »

Offline peppers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2009, 16:08 »
Alguem conseguiu alguma coisa??? Também está acontecendo o mesmo erro comigo... porém o meu pen drive eh de 16gb formatado em fat32.

No windows esta copiando normal....
No Ubuntu da erro de entrada e saída quando chega em 70mb...

Não sei oq faço mais... so posso pedir o dinheiro de volta sem levar a assitencia até hoje....

Alguem me da uma luz?

Offline Kursch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2009, 01:18 »
Só pra esclarecer que mesmo quando eu consegui formatar em FAT16 (e "perder" metade do espaço), nem assim consegui copiar os arquivos.

E em um pendrive de 2gb, da mesma Kingston (Data Traveler 2.0), consegui copiar normalmente.

Pelo que vejo, parece que os problemas acontecem com os pendrives a partir de 4gb...
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2009, 19:59 por Kursch »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:49 »
Citar
Pelo que vejo, parece que os problemas acontecem com os pendrives a partir de 4gb...

Pode ser... meu pen é de 2GB, e uso também um MP4 da mesma capacidade sem problemas. Talvez seja o caso de tentar formatar o pen em FAT32 para recuperar a plena capacidade, nesse caso. Possivelmte isso irá resolver tudo; caso haja problemas, é possível reverter para FAT16.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2010, 13:32 »
Vou ressuscitar este tópico porque não vejo necessidade de criar outro, meu problema é semelhante e descobri o porquê. Mas minha solução não deveria ser a regra, e infelizmente só descobri o que houve depois de "brickar" um MP3 numa formatação infeliz, achando que o problema era nele...

Meu problema é que sempre que chego perto de 130 arquivos em algum volume removível o Nautilus começa a apitar erro ao copiar arquivos por falta de espaço em disco. Meu mp3 atual tem 4GB e o Nautilus acusou disco cheio com menos de 700MB utilizados.

Solução: mover arquivos para uma subpasta e continuar transferindo. Quando chegar perto dos 130 arquivos de novo, mover outra vez para a subpasta, e ir seguindo dessa forma. Depois é possível mover os arquivos de volta para a pasta raiz do dispositivo sem problemas.

O Nautilus tem essa limitação de transferência de arquivos por pasta? Ou será um problema específico do meu sistema de arquivos? Investigarei...

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Pendrive Kingston Data Traveler - Erro de Entrada/Saída
« Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2010, 14:48 »
Uma correção importante:

Na verdade, não consigo por mais que 130 arquivos na pasta root do dispositivo. Para que o sistema não acuse disco cheio, tive que criar uma subpasta e colocar os arquivos lá.