Cansei de tentar e não conseguir nada. Formatei tudo. Criei novas partições do zero. Instalei o Linux em uma, e deixei outra como Home. Um dia após ter feito isso, o problema voltou. Durante o boot aparecem várias mensagens com "ata2.00", "DRDY ERR", "Emask", "timeout" e "media error". Não sei onde essas mensgens ficam gravadas para poder colocá-las aqui.
Algo estranho é que, novamente, a única partição que dá erro é a que foi montada como /home. A raiz "/" está normal, não consigo bootar com ela, mas consigo montá-la pelo Live CD.
O fsck na partição /home continua dando os mesmos erros. Li nuns tópicos aqui que poderia ter algo a ver com desabilitar o ACPI na bios e nada mudou. Tentei uma série de outras mudanças na bios, e nada. Li até uns gringos dizerem que resolveram erros semelhantes trocando os cabos do HD. Mas, se fosse o caso, não conseguiria montar a partição raiz, certo?
Não sei mais onde (nem o que) pesquisar. Não sei mais o que fazer. Nem sequer formatar resolve isso. Estou profundamente agoniado, tendo que iniciar todos os dias pelo LiveCD, perdendo tudo que baixo quando desligo a máquina, enfim... Alguém já passou por problemas com SATA como esse?