Autor Tópico: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?  (Lida 10499 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Online: 06 de Janeiro de 2009, 17:18 »
Desde de 1998 que trabalho com PHP com uma pequena experiência em VBScript/ASP. Vou começar a estudar Ruby e depois Ruby on Rails (framework). Queria saber se tem alguém do fórum afim de aprender esta linguagem. Como seria? Primeiro se aprende o be-a-bá e depois conjuntamente se desenvolve uma pequena aplicação web.

Pra começar o material que estou estudando:

Instalar Ruby no Ubuntu
https://help.ubuntu.com/community/RubyOnRails

Um bom tutorial em inglês de Ruby
http://www.ruby-doc.org/docs/ruby-doc-bundle/ProgrammingRuby/index.html

O resto eu vou inserindo no meu Delicious:
http://delicious.com/glaydsonlima/rubyonrails

Alguém se interessa?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2009, 23:43 »
Acho que tu vai gostar dessa:

Citar
Curso de Ruby Grátis

Satish Talim do Ruby Learning realizará um curso de Programação em Ruby online, em inglês, com lições, exercícios e tarefas todos os dias. O curso já está disponível para que todos possam se adiantar no material. O curso começa sábado, 24 de janeiro de 2009.

Quem quiser se aprofundar na linguagem pode se matricular agora mesmo. O curso já está na sua décima edição e mais de 5600 pessoas de todo o mundo já realizaram o curso.

fonte

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:18 »
Eu to muito interessado em aprender!
mazoni_soad@hotmail.com add aew xD
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org

Offline LinuxMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2009, 10:54 »
Achei um tutorial em português sobre ruby on rails:
http://aprendaaprogramar.rubyonrails.pro.br/

bons estudos

Offline RicardoSEP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2009, 15:46 »
Vocês irão se espantarem com a velocidade que se aprende Ruby. Se vocês tiverem uma boa base na orientação a objeto, mesmo que em outra linguagem como Java ou .NET, fica muito mais fácil de aprender Ruby. Em pouco tempo de estudo já somos capazes de fazer coisas muito legais com Ruby.

Eu após estudar um pouco de Ruby por conta própria já estava fazendo pequenos spiders para web. Pegou o esquemão de como funciona o Ruby aí é só pular para o Rails. Só que no Rails, a coisa pega mais, mas com certeza absoluta é mais fácil que PHP, Servlets, ASP...

Acho que só o DJANGO é concorrente do Rails. Só que DJANGO é Python. Antes também tinha o MERB (também escrito em Ruby), só que agora irão fundir com o Rails e vai virar uma coisa só.

EDIT: Esqueci de falar que no meu blog tem um pequeno tutorial bem básico para se testar o Ruby online. Que quiser ver: http://www.meupost.com/2008/11/20/experimente-o-ruby-online/

Abraço
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2009, 15:48 por RicardoSEP »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:30 »
@Felix,

Grande dica.

@mazoni

Vamos entrar no curso citado pelo Felix? Se mais gente aparecer aqui, podemos criar uma lista de discussão.

@LinuxMan

Obrigado. Pra começo "do começo" é muito bom. Devidamente inserido no Delicious.

@RicardoSEP

Eu tenho experiência em o no PHP e já trabalhei com alguns frameworks PHP mas, pelo que vi, Ruby on Rails supera todos (e olha que investiguei bem os frameworks PHP).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline RicardoSEP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2009, 13:27 »
@RicardoSEP

Eu tenho experiência em o no PHP e já trabalhei com alguns frameworks PHP mas, pelo que vi, Ruby on Rails supera todos (e olha que investiguei bem os frameworks PHP).

Então cara, eu também testei alguns frameworks PHP como o CakePHP (que é baseado no Rails), o da Zend e Symfony. Destes que eu testei, o melhor é o Symfony. Porém esse "melhor" que eu quero dizer, é o melhor para PHP. O Rails é bem mais fácil de usar e aprender porque ele é feito em Ruby. O grande segredo está no Ruby.

Ruby é uma linguagem totalmente o (PHP e JAVA por exemplo não é). Em Ruby tudo é objeto. Até números que no JAVA é considerado tipo primitivo, no Ruby é objeto. Se você chama 1.next no Ruby, ele te retorna 2. Isso e outras coisas no Ruby como method_missing, closures, symbols facilitaram o desenvolvimento do framework bem como a sua utilização.

Veja o próprio JAVA com a porrada de frameworks existentes, nenhum consegue fornecer as facilidades que o Rails oferece. Mas isso não quer dizer que Rails é solução para tudo. Rails é bom naquilo que ele se propõe a fazer que desenvolvimento para Web baseado em banco de dados. Se você precisar fazer aplicativos de missão crítica, ou que interaja com hardwares...etc, aí tem que ser Java.

Bom é isso.
Boa sorte a todos.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2009, 18:26 »
Depois de ter passado pelo ótimo link do LinuxMan sobre Ruby e estou fazendo a primeira aplicação para entender o Rails.

Muito bom este tutorial:
http://guides.rubyonrails.org/getting_started_with_rails.html
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2009, 08:33 »
Bom dia galera.
Sou Gerente de TI e a mais de 6 anos crio aplicações com Delphi e também um pouco de Genexus.
E estou doido para achar uma ferramenta gratuíta de preferência para desenvolver sistemas para a web.
Recentemente fiquei sabendo que de uma excelente ferramenta brasileira scriptcase. Mas é paga.
Este Ruby pelo visto é gratuíto, mas esta ferramenta desenvolve o que especificamente? Sistemas para desktop, web?...

Leandro

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2009, 09:24 »
Bom dia galera.
Sou Gerente de TI e a mais de 6 anos crio aplicações com Delphi e também um pouco de Genexus.
E estou doido para achar uma ferramenta gratuíta de preferência para desenvolver sistemas para a web.
Recentemente fiquei sabendo que de uma excelente ferramenta brasileira scriptcase. Mas é paga.
Este Ruby pelo visto é gratuíto, mas esta ferramenta desenvolve o que especificamente? Sistemas para desktop, web?...

Leandro

Leandro,

Ruby on Rails é um framework que utiliza a linguagem Ruby. Framework são softwares que fazem a parte "suja" de criação para um sistema web. Assim, para criar um sistema de cadastro com as opções padrões (incluir/excluir/alterar/remover), são necessários pouco mais de um minuto. O Ruby on Rails promete fazer de 80% a 90% do trabalho de desenvolvimento de um site que fosse "construído na unha".

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2009, 09:50 »
Então o trem parecer ser bom mesmo. Vou instalar e dar uma fuçada.

Valeu

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:09 »
Mais uma coisa. Quais são os bancos de dados que o Ruby trabalha?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:15 »
Mais uma coisa. Quais são os bancos de dados que o Ruby trabalha?

Pelo que vi, MySQL, SQLLite e Postgree (mas devem existir dezenas de bancos compatíveis - são apenas o que já vi). Mas o mais bacana de um bom framework que você pode desenvolver para um banco e mudar todo o sistema com alteração de apenas um arquivo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:38 »
Alguém achou algum exemplo de sistema para web em ruby, ou algum livro que ensine a fazer?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ruby on Rails - Quem tá afim de aprender?
« Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:53 »
Alguém achou algum exemplo de sistema para web em ruby, ou algum livro que ensine a fazer?

Dos que lembro o Twitter é feito em Ruby on Rails. Você pode ver várias aqui: http://rubyonrails.org/applications

Eu pedi hoje este livro aqui:
http://www.submarino.com.br/produto/9/1691751/build+your+own+ruby+on+rails+web+application
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson