Autor Tópico: Diversas dúvidas básicas sobre o KDE.  (Lida 12363 vezes)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Diversas dúvidas básicas sobre o KDE.
« Online: 07 de Janeiro de 2009, 12:21 »
Para acabar com o vício de usar só o Gnome, instalei dessa vez o Kubuntu, mas não está fácil a adaptação, gostaria de verificar alguns itens:  ???

1) Não há a pré-audição dos arquivos de música quando se passa o cursor? Como configurar?

2) [Resolvido] Quando seleciono vários arquivos mp3/ogg, não abrem todas as músicas dentro do player, como configurar isso? O Amarok faz é abrir várias janelas tocando todas as músicas de uma vez!  :P

3) Minha webcam não funciona, sendo que no Ubuntu estava normal.
Webcam LG Webpro2, o microfone funciona, mas a imagem não aparece:
Bus 004 Device 006: ID 0c45:60fc Microdia PC Camera with Mic (SN9C105)
Obs.: pra esse item 2, criei um tópico a parte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,44871.0.html

4) [Resolvido] A configuração volta à errada quando se inicia. Há um tópico específico pra isso também: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42284.msg251040.html

5) [Resolvido] Criei um novo usuário e gostaria que fosse administrador com os mesmos poderes de surdo, etc que o primeiro, mas não encontrei como fazer isso em modo gráfico, o que me deu a impressão que o Gnome é mais evoluído por isso. Corrijam-me se eu estiver equivocado.

6) [Resolvido] Como faço para que o sistema entre direto? No Ubuntu seria Sistema>Adminstração>Janela de início de sessão>aba segurança.

7) [Resolvido] Os arquivos de imagem não aparecem em miniatura no Dolphin, tem como passar a aparecer?

8 ) [Resolvido] Ao mudar de área de trabalho, os programas não desaparecem da barra (painel), como faço para mudar isso? Lembro-me que isso é possível no Big Linux, mas faz tempo que configurei e esqueci.

9 ) [Resolvido] Ao abrir fotos, não consigo passar pra próxima pelo teclado (seta pra direita), ou voltar à anterior (seta para a esquerda). Tem como configurar isso?

10) [Resolvido] PDF: Não há um leitor de pdf nativo não?
Resolvi instalando o Adobe Reader para Linux.

Devem aparecer mais dúvidas e posto aqui depois...

11) [Resolvido] O Numlock inicia-se desligado, ou seja, tenho sempre que teclar o Num para os números no teclado numérico funcionar.
Tentei usar esse tutorial genérico, mas não funcionou, infelizmente esse é um ponto negativo do Ubuntu em geral, configurações genéricas para qualquer Linux muitas vezes não funcionam no Ubuntu.  :(

Tutorial que não deu certo:

Citar
Numlock ligado

No Linux, ao contrário do Windows, o NUMLOCK por padrão não inicia ligado com o sistema. Podemos mudar isso, adcionando ao /etc/rc.d/rc.local: 
 # Activating Numlock on startup
 echo  "Activating Numlock ..."
 for i in 1 2 3 4 5 6; do
 /usr/bin/setleds +num < /dev/tty${i} > /dev/null
 done


Agradeço antecipadamente. ;)
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2009, 21:53 por Madrigal »

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ajudem-me a me adaptar ao KDE (dúvidas de usuário de Gnome).
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2009, 10:49 »
Pelo jeito todos os kubunteiros estão viajando em janeiro. :'(


Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ajudem-me a me adaptar ao KDE (dúvidas de usuário de Gnome).
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2009, 12:17 »
Algumas questões eu lembro:

1 - No kde não tem esse lance de passar o mouse e rolar o som, tem q executar mesmo o arquivo

3 - quando usava kde sempre abria uma música só

2 -tente instalar o gphoto2, tem drivers de câmeras

4 - no caso do kubuntu q não tem um painel de controle a exemplo do Mandriva e do Suse o jeito é usar o mcedit pelo terminal mesmo

5 - sistema entrar direto no kubuntu não sei

6 - Não consegui tbm fazer as imagens aparecer em miniaturas, no entanto, quando eu passava o mouse sobre as fotos elas abriam em miniatura do lado direito do Dolphin

7 - realmente isso é muito bom, pelo menos no Gnome, mas no kde não acontece isso

8 - não sei te dizer, estou usando somente o Ubuntu ( Gnome)


OBS.: Observei uma diferença boa de desempenho entre Gnome e KDE no meu pc:
Core 2Duo 1.8 + 1G de ram 667 + FX 5300 + HD Sata2 160Gb + Mabo GA 945
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ajudem-me a me adaptar ao KDE (dúvidas de usuário de Gnome).
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2009, 12:53 »

1 - Tem o lance de passar o cursor sim, mas até agora só vi no Konkeror, e o padrão do Kubuntu é o Dolphin, neste não sei se é possível.

2 - Estando em casa vou ver sobre esse o gphoto2, valeu.

6 - Comigo as imagens aparecem ao lado também, mas eu queria que fossem todas em miniatura, como no Nautilus.

7 - Pode acontecer sim, é questão de saber configurar, pois já vi isso no Big Linux, as janelas aparecendo desse jeito, cria poluição visual do mesmo jeito que se não tivesse as áreas de trabalho virtuais. :-P

Valeu pelo contato...

Offline sergiofasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ajudem-me a me adaptar ao KDE (dúvidas de usuário de Gnome).
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2009, 13:03 »
Olá.
Eu uso o kubuntu.

6) Para ver as miniaturas no Dolphin, tens de ir ao menu "Ver" e seleccionar "Antevisão".
sergiofasilva

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ajudem-me a me adaptar ao KDE (dúvidas de usuário de Gnome).
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2009, 19:30 »
6) Para ver as miniaturas no Dolphin, tens de ir ao menu "Ver" e seleccionar "Antevisão".

Muito obrigado! Ao menos um item resolvido.  :D
Só um detalhe, no meu está "Visão" "Prever". Só é chato ter que dar esses cliques sempre que se entra numa nova pasta.  :P
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2009, 19:38 por Madrigal »

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Diversas dúvidas básicas sobre o KDE.
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2009, 22:41 »
3a) Isso acontece com qual player? de repente com o player padrão do KDE, o Amarok, seja possível selecionar várias música ao mesmo tempo, embora eu prefira deixá-lo "vigiando" alguns diretórios para ele importar automaticamente para a base de dados as músicas.

5) Não lembro exatamente onde fica a opção, mas entre no Centro de Controle e procure pelas opções de configuração do KDM, já fiz no KDE 3 e é bem mais fácil e prático que no GNOME. :)

7) Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas ou ainda nas opções de vídeo, onde se acerta a resolução do monitor no mesmo menu onde selecionamos a quantidade de áreas de trabalho, lá há uma opção chamada "exibir todas as janelas na barra de tarefas" ou algo parecido.

Desculpa não lhe fornecer dicas mais precisas, não estou usando o KDE 4 agora (pra dizer a verdade, nem mesmo o Ubuntu...) mas como você não obteve respostas, talvez ajude. ;)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline sergiofasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ajudem-me a me adaptar ao KDE (dúvidas de usuário de Gnome).
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2009, 07:54 »
O meu kubuntu está em português de Portugal daí a diference de "Ver - Antevisão" (Portugal) para "Visão - Prever" (Brasil).

Só um detalhe, no meu está "Visão" "Prever".

Em novas pastas sim, mas a opção fica gravada para as próximas vezes que abrires uma pasta com a antevisão activa.

Só é chato ter que dar esses cliques sempre que se entra numa nova pasta.  :P


5) Na configuração de sistema, clica no separador "Avançado" depois clica em "Gestor de Autenticação" e na nova janela clica no separador "Convenience (7)", tens lá a opção Enable Auto-Login e depois escolhes o utilizador. Não experimentei para ver se funciona mas suponho que sim.
No português do Brasil estes nomes podem ser ligeiramente diferentes...

sergiofasilva

alarcon

  • Visitante
Re: Diversas dúvidas básicas sobre o KDE.
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2009, 11:35 »
Caso esteja usando o kde4, acho que sim por que falou em Dolphin e pelo que eu saiba ele é o gerenciador de arquivos padrão do kde4 e nos outros KDE ainda seria o konqueror o padrão, acho que tenho a resposta para algumas dúvidas que de certa foram já forma respondidas pelo colega Polaco, então vou tentar complementar se for o caso.

Citar
5) Como faço para que o sistema entre direto? No Ubuntu seria Sistema>Adminstração>Janela de início de sessão>aba segurança.

É no antigo centro de controle que no kd4 se chama configurações do sistema (no meu Archlinux com KDE4) > aba Avançado > Gerenciador de login > aba Conveniência ( é a última aba da janela Gerenciador de login).

Citar
7) Ao mudar de área de trabalho, os programas não desaparecem da barra (painel), como faço para mudar isso? Lembro-me que isso é possível no Big Linux, mas faz tempo que configurei e esqueci.

clicando com o botão direito na barra de tarefas do kde4 vá em Configurações de gerenciador de tarefas deixe marcada as duas opções: mostrar apenas as tarefas da área de trabalho atual e mostrar apenas as tarefas da tela atual.

Citar
8 ) Ao abrir fotos, não consigo passar pra próxima pelo teclado (seta pra direita), ou voltar à anterior (seta para a esquerda). Tem como configurar isso?

Acho que isso depende mais é do programa que abre as fotos, por exemplo se for o Gwenview as teclas de atalho para isso: tecla backspace para voltar a anterior e a  tecla barra de espaço para ir a próxima foto.

Citar
4) Criei um novo usuário e gostaria que fosse administrador com os mesmos poderes de surdo, etc que o primeiro, mas não encontrei como fazer isso em modo gráfico, o que me deu a impressão que o Gnome é mais evoluído por isso. Corrijam-me se eu estiver equivocado.

Não seria apenas ir em K > Sistema > Gerenciador de usuários (KUser) e por lá colocar este seu usuário como administrador ou algo assim?
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 11:37 por alarcon »

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ajudem-me a me adaptar ao KDE (dúvidas de usuário de Gnome).
« Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2009, 13:11 »
O meu kubuntu está em português de Portugal daí a diference de "Ver - Antevisão" (Portugal) para "Visão - Prever" (Brasil).

É por isso que defendo a união das equipes de tradução, deveria ser diferente só mesmo palavras diferentes como ficheiro/arquivo, e olha lá...

Obrigado pessoal, não estou em casa no momento para testar seus ensinamentos, quando estiver e fizer, dou um retorno.  ;D

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Diversas dúvidas básicas sobre o KDE.
« Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2009, 19:17 »
Não seria apenas ir em K > Sistema > Gerenciador de usuários (KUser) e por lá colocar este seu usuário como administrador ou algo assim?

Obrigado! Consegui configurar o login automático.  ;D

Vou colocar aqui o caminho em português do Brasil pros brasileiros não se confundirem:
Menu K>Configurações do sistema>Aba avançado>Gestor de autenticação>Aba conveniência>Habilitar login automático e escolha o usuário.

Agora que conferi que tem mais parâmetros para se criar um novo usuário, o que o torna mais complexo, pois fico na dúvida em quais opções de grupos devo deixar, deveria ver todos os grupos do usuário original para deixar igual.  :(

Não deu certo a configuração do painel, acabei deixando-o todo bagunçado.  :-\
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2009, 23:18 por Madrigal »

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Diversas dúvidas básicas sobre o KDE.
« Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2009, 20:22 »

Citar
8 ) Ao abrir fotos, não consigo passar pra próxima pelo teclado (seta pra direita), ou voltar à anterior (seta para a esquerda). Tem como configurar isso?

Acho que isso depende mais é do programa que abre as fotos, por exemplo se for o Gwenview as teclas de atalho para isso: tecla backspace para voltar a anterior e a  tecla barra de espaço para ir a próxima foto.

Consegui trocar as teclas de atalhos, em relação ao programa padrão, o Gwenview: Preferências > Configurar atalhos.
Só não ficou perfeito porque só funciona se as fotos estão em tela cheia, mas já estou satisfeito.

alarcon

  • Visitante
Re: Diversas dúvidas básicas sobre o KDE.
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:03 »
Itens ainda pedentes:

8 ) Ao mudar de área de trabalho, os programas não desaparecem da barra (painel), como faço para mudar isso? Lembro-me que isso é possível no Big Linux, mas faz tempo que configurei e esqueci.


Isso, como falei antes, eu resolvi assim:

Clicando com o botão direito numa área vazia da barra de tarefas inferior do kde4  e na janela que aparecer vá em Configurações de gerenciador de tarefas deixe marcada as duas opções: mostrar apenas as tarefas da área de trabalho atual e mostrar apenas as tarefas da tela atual.

Agora foi no meu Archlinux que usa o KDEmod 4.1.4 que nada mais é do que o KDE4 modular para o Archlinux
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2009, 10:58 por alarcon »

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Diversas dúvidas básicas sobre o KDE.
« Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2009, 00:48 »

Isso, como falei antes, eu resolvi assim:

Clicando com o botão direito numa área vazia da barra de tarefas inferior do kde4  e na janela que aparecer vá em Configurações de gerenciador de tarefas deixe marcada as duas opções: mostrar apenas as tarefas da área de trabalho atual e mostrar apenas as tarefas da tela atual.

Agora foi no meu Archlinux que usa o KDEmod 4.1.4 que nada mais é do que o KDE4 modular para o Archlinux

Em meu não aparece esse "Configurações de gerenciador de tarefas, como vc pode ver abaixo:
http://www.flickr.com/photos/34433361@N06/3200757650/in/datetaken/

Eu fiz foi bagunçar tanto, que vou acabar criando outro usuário e deletando o original pra ter o painel original.  :'(

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Diversas dúvidas básicas sobre o KDE.
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2009, 01:02 »
Itens ainda pedentes:

2) Quando seleciono vários arquivos mp3/ogg, não abrem todas as músicas dentro do player, como configurar isso? O Amarok faz é abrir várias janelas tocando todas as músicas de uma vez!  :P

Resposta conseguida no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=7936313&tid=5288613752366475478&na=3&nst=11&nid=7936313-5288613752366475478-5288616342231754966):
2) Ao selecionar todas elas, clique com o botão direito em uma, vá em Ações -> Amarok -> Anexar a lista de musica. Outra opção seria com o mesmo procedimento, ir em Abrir com -> amarok.

Fico satisfeito com a opção de abrir com o Amaroc clicando com o botão direito, apesar de no Gnome bastar dar em ENTER e já vai tudo... mas é o suficiente.