Amigo Madrigal o Kde apos migrar para Kde 4 se tornou algo um pouco estranho aos usuarios que ja vinham acostumadissimos com o Kde 3. Dessa forma muita coisa ainda está no escuro e nao temos opções para configurar o ambiente como tínhamos no Kde 3. Eu uso o Kubuntu 8.10 e posso te dizer que ainda está instável se comparado ao Kde 3. Outras coisas que tinhamos no antigo passamos a nao ter no 4, como o Katapult, por exemplo, que pra mim era uma mão na roda, mas tudo bem, clicando com o botão direito do mouse no desktop temos uma opção semelhante ao katapult.
Bom, com isso que estou te dizendo acima quero chegar a conclusão que a maioria dos usuários do Kde estão passando por inúmeras duvidas ainda, assim como você que está testando o ambiente. Espero que você entenda que Gnome nao é Kde, cada um tem suas particularidades e o Kde4 não é ainda algo que possamos por a mão no fogo por ele. Ele precisa de muitas melhorias e penso que daqui a uns 15 meses ele seja talvez um dos melhores entre as distribuições Linux e proprietárias.
Se você está disposto a conhecer o Kde e suas particularidades tenha certeza que a comunidade o ajudará nas duvidas, conforme o Kde 4 venha sendo melhorado e a comunidade passe a conhece-lo, agora se o objetivo é apenas de rivalidade e o intuito seja despertar a intriga entre usuarios Gnome e Kde, penso que você esteja perdendo seu tempo amigo.
Se você se enquadra na primeira opção, seja muito bem vindo. A comunidade tem prazer em ajudar nas duvidas, mas isso não é um obrigação, assim como você não é obrigado a usar Kde.