Autor Tópico: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows  (Lida 8941 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Online: 11 de Fevereiro de 2008, 11:19 »
Tenho 3 partições Ext3 no meu Hd e, 2 NTFS.
Das NTFS tenho XP instalado na hda1 e meus dados de Windows e Linux na hda2.
Das 3 Ext3 uma, hda5, é cativa do Ubuntu,  duas, hda6 e hda7 eu uso para experimentar outras Distros.
Pois bem, já experimentei várias Distros e, todas que instalo vão pra hda6 ou hda7.
Quando experimento uma Distro eu quero saber também se ela inclui no menu do Grub ou Lilo todos os sistema que estão no Hd e, não causa nenhum problema nas suas respectivas partições.
Já experimentei Fedora, PCLinuxOS, BigLinux, Slackware (está instalado), OpenSuse (não consegui instalar) e todas só incluiram o XP no menu de boot, deixando o Ubuntu e a outra Linux fora (algumas te dão a opção de incluir mas, nunca consegui).
Com isso para poder usar de novo meu Ubuntu, tenho que recuperar o Grub dele e, incluir as outras pra tudo poder funcionar.
Outra coisa, em algumas instalações além do Grub tive também que consertar o fstab do Ubuntu.
O Ubuntu e o Kubuntu são as únicas que eu vi até agora que incluem automaticamente no menu do Grub todos os sistemas do Hd e. não lhes causam nenhum dano.
Nesse último sábado resolvi instalar uma distro muito falada aqui no Fórum.
Depois da instalação reiniciei o computador e como sempre só tinha a própria distro e o XP no menu do Grub e, quando fui recuperar o Grub  do meu Ubuntu aconteceu algo inesperado : tinha sumido a partição do XP.
Quando pensei no trabalho que ia ter para instalar de novo o XP pensei em abrir esse tópico.
As duas palavrinhas são essas :
1- Se o Ubuntu (e o Kubuntu) respeitam integralmente o que vc tem no seu Hd porque todo mundo não faz isso também?
2- Instalar o XP é realmente um exercício de paciência :
    só pra instalar  o sistema inicial (média 30 minutos).
    Depois temos :
    a) separar todos os CDs de instalação de drivers de hardware e periféricos (placa mãe, placa de vídeo, placa de
    captura, multifuncional HP e seja lá o que mais (só pra instalar HP cronometrei dez mintos)
    b) pra quem não tem o XP original tem a segunda parte de ajustes da WGA (entendem né?).
    c) instalar anti-virus e 2 anti-spywares.
    d) fazer todas as atualizações do Windows update (mais de meia hora com uma conexão muito boa).
    e) instalar softs : Office, gerenciador de download, 1 programa para limpeza de Hd e registro, 2 programas para   
    conversão de áudio e video, 2 programas para gravar DVD sem problemas, Nero, Partition Magic, programa P2P, etc.,
    etc., etc.....
    Total = 4 horas.

    Conclusão : o Ubuntu sem dúvida é a melhor distro e, instalar qualquer distribuição Linux dá muito menos trabalho que
    Windows.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 17:28 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 19:32 »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor distro e, instalar qualquer distribuição Linux dá muito menos trabalho que
    Windows.

Concerteza, isso fica como "idéia" para os desenvolvedores de outras distribuições, para que incluam automaticamente no menu do grub todos os SOs do disco rigido.

Quanto ao windows, onde trabalho temos de instalar mais de 20 Windows por dia. E assassinar cerca de 10 GNU/Linux. Mais, o cliente que manda. fazer o que.

Viva ao Ubuntu.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:36 »
Essas duas palavrinhas suas foram multiplicadas hein! rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 13:40 »
hoje em dia o ubuntu 'e mais facil de usar que windows, o q nao quer dizer q seja igual. ja deixou o xp e o vista comendo poeira a tempos, infelizmente a indústria de hardware e jogos nao d'a o mesmo suporte ao linux q d'a ao windows.
; Linux is almost there!

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 16:13 »
hoje em dia o ubuntu 'e mais facil de usar que windows, o q nao quer dizer q seja igual. ja deixou o xp e o vista comendo poeira a tempos, infelizmente a indústria de hardware e jogos nao d'a o mesmo suporte ao linux q d'a ao windows.
exatamente..
empresas de hardwares esquecem o linux porque é livre *algumas empresas*
e empresas de jogos. elas querem é faturar junto com o imperialismo barato que eles exercem.. tentando dominar o mundo  :(
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:07 »
hoje em dia o ubuntu 'e mais facil de usar que windows, o q nao quer dizer q seja igual. ja deixou o xp e o vista comendo poeira a tempos, infelizmente a indústria de hardware e jogos nao d'a o mesmo suporte ao linux q d'a ao windows.
exatamente..
empresas de hardwares esquecem o linux porque é livre *algumas empresas*
e empresas de jogos. elas querem é faturar junto com o imperialismo barato que eles exercem.. tentando dominar o mundo  :(

Exatamente, e para mudar este rumo? Acredito eu que divulgação do software livre é tudo.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:17 »
hoje em dia o ubuntu 'e mais facil de usar que windows, o q nao quer dizer q seja igual. ja deixou o xp e o vista comendo poeira a tempos, infelizmente a indústria de hardware e jogos nao d'a o mesmo suporte ao linux q d'a ao windows.
exatamente..
empresas de hardwares esquecem o linux porque é livre *algumas empresas*
e empresas de jogos. elas querem é faturar junto com o imperialismo barato que eles exercem.. tentando dominar o mundo  :(

Exatamente, e para mudar este rumo? Acredito eu que divulgação do software livre é tudo.
bah... isso, é a pura verdade. com a divulgação do software livre 25% desse problemas de compartilhamento de hardwares no mundo gnu/linux estão sendo graças a Deus resolvidos ;D

[]'s
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline rcampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2009, 03:31 »
Felipe, já experimou sugerir aos clientes dar uma olhada numa distribuição linux com livecd uma boa e conhecida.. as que vem em notebooks e pcs.. são terriveis.. ao menos as que já vi... acredito que quando os clientes virem a interface poderão mudar de idéia.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2009, 12:51 »
Foram mais de duas palavrinhas...
E agora estou com medo de botar mais uma no hd e sumir o ubuntu...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2009, 14:29 »
Só para deixar meus 10 centavos!

O Debian também respeita os outros Sistemas Operacionais. Mas é verdade o que o Pintinho falou. Já instalei várias vezes o ubuntu para recuperar a inicialização de outras distros no mesmo HD, depois que distros basedas em RPM, simplesmente ignoram a existência de outras distros Linux.

Vixi, acho que acabei deixando 1 real!  :P
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2009, 20:41 »
Foram mais de duas palavrinhas...
E agora estou com medo de botar mais uma no hd e sumir o ubuntu...

Só para deixar meus 10 centavos!

O Debian também respeita os outros Sistemas Operacionais. Mas é verdade o que o Pintinho falou. Já instalei várias vezes o ubuntu para recuperar a inicialização de outras distros no mesmo HD, depois que distros basedas em RPM, simplesmente ignoram a existência de outras distros Linux.

Vixi, acho que acabei deixando 1 real!  :P

 Ué gente, mas o problema não é porque distros como o Fedora querem sobreescrever o (ou a) MBR? Eu tive isso com todas as distros que instalei, mas é só fazer com que elas não instalem gerenciador de boot. Aí, é só reiniciar o computador e incluir manualmente a entrada da nova distro no menu.lst. Depois que a gente instala outra distro, é só ir para o Ubuntu, montar a partição da outra distro pelo terminal (sudo mount /dev...), conferir o nome do kernel e do initrd na pasta /boot (da outra distro) e incluir a entrada da nova distro no arquivo /boot/grub/menu.lst que fica na partição do Ubuntu. É o procedimento mais seguro. Se o problema for o particionamento, complica mesmo, mas é só instalar o gparted no Ubuntu e particionar. Não recomendo que se use o particionador das outras distros. Na verdade, nem o particionador do Ubuntu eu uso mais, por causa dos riscos.


Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2009, 09:51 »
Foram mais de duas palavrinhas...
E agora estou com medo de botar mais uma no hd e sumir o ubuntu...

Só para deixar meus 10 centavos!

O Debian também respeita os outros Sistemas Operacionais. Mas é verdade o que o Pintinho falou. Já instalei várias vezes o ubuntu para recuperar a inicialização de outras distros no mesmo HD, depois que distros basedas em RPM, simplesmente ignoram a existência de outras distros Linux.

Vixi, acho que acabei deixando 1 real!  :P

 Ué gente, mas o problema não é porque distros como o Fedora querem sobreescrever o (ou a) MBR? Eu tive isso com todas as distros que instalei, mas é só fazer com que elas não instalem gerenciador de boot. Aí, é só reiniciar o computador e incluir manualmente a entrada da nova distro no menu.lst. Depois que a gente instala outra distro, é só ir para o Ubuntu, montar a partição da outra distro pelo terminal (sudo mount /dev...), conferir o nome do kernel e do initrd na pasta /boot (da outra distro) e incluir a entrada da nova distro no arquivo /boot/grub/menu.lst que fica na partição do Ubuntu. É o procedimento mais seguro. Se o problema for o particionamento, complica mesmo, mas é só instalar o gparted no Ubuntu e particionar. Não recomendo que se use o particionador das outras distros. Na verdade, nem o particionador do Ubuntu eu uso mais, por causa dos riscos.

Vc está certo 0tacon mas, quando abri o tópico a finalidade foi relatar essa falha que no meu ponto de vista acaba sendo a mesma do Windows (depois vc tem que se virar).
Se as distros (a maioria) estão ficando muito mais fáceis de instalar porque não fazer como o Ubuntu (nunca perdi boot de ninguém instalando Ubuntu ou Kubuntu (Xubuntu nunca usei).
Ultimamente instalei o Mandriva One 2009 e para minha surpresa, na hora de instalar o Grub estava tudo lá (XP, Vista e Ubuntu 8.10, em dois HDs).
O instalador do Mandriva é muito simples e intuitivo e como o do Ubuntu, não deixa muita brecha para "kakas". 
Queria usar o Grub do Mandriva (gráfico) e como o Ubuntu tbém tava lá, não tive dúvida, instalei na MBR.
Depois fui verificar se tudo estava ok. Não estava, o Ubuntu não bootava...erro 15 (file not found).
Esse erro 15 estou pesquisando a algum tempo e depois dessa estou chegando a conclusão que é devido ao modo como a entrada da distro é feita no Grub.
Por coincidência, recentemente estava tentando ajudar alguém com o mesmo problema depois de instalar o Mandriva e nesse tópico apareceu a solução (dada por alguém do Fórum Mandriva) problema no grub/kernel após instalação de outra distro.
Assim recuperei o boot do Ubuntu e, tive a comprovação de que o erro é mesmo na entrada. 
Para encerrar, como não gosto de usar máquina virtual, sendo as distros de ponta muito parelhas e, não vou trocar o Ubuntu por ninguém, a minha partição de testes de agora em diante será do Ubuntu alfa...hehehe!!!!
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 11:18 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Tiagoext4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Linux aqui e ali.
    • Ver perfil
    • AteusdoBrasil
Re: Duas palavrinhas sobre distribuições Linux e Windows
« Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2009, 17:09 »
Citar
Exatamente, e para mudar este rumo? Acredito eu que divulgação do software livre é tudo.

É aí que o Ubuntu entra, distribuindo cds de graça para o mundo todo, atualização das versões duas vezes por ano, e o melhor: é totalmente de graça. Pra que mais?  ;D
O fundamento, a centrífuga. Ubuntu, ainda bem. Belo caminho andado. Tudo livre, tudo grátis. Eu adoro isso.