E aew povo, baum? xD
Olha, de Linux entendo pouco!
Mas vou tentar dar uma ajudinha =D
Como já dito, se você não tem placa de video off-board, seu cliente linux não irá rodar...
Mas é possível contornar isso com o Wine, com a instalação do cliente do Tibia para o Windows, também já dito. Mas deixe-me aprofundar:
Você tem que usar o wine através do xterm, abrindo seu terminal, digitando xterm, e, no xterm, vá até o direitório do Tibia (seu_usuário/.wine/drive_c/Arquivos\ de\ programas/Tibia) e digite wine Tibia.exe engine 0 (depois que tiver instalado o cliente do Windows do Tibia (via wine xD).
SE funcionar, beleza! Bom jogo! Mas se não funcionar, é por que você não instalou os drivers de vídeo da sua placa on-board. Se você instalá-los, e seu OpenGL (um equivalente do directX do Windows) estiver certinho aí, você roda tranquilamente!
No meu caso, o fabricante NÃO tem driver para video para Linux.. então não dá para jogar, dancei xD
Mas se você comprar e instalar uma placa de video, instalar os drivers e tudo mais, você roda com o cliente linux de Tibia mesmo!
Fora isso, não sei com o que ajudar!
ps: coloquei umas explicações obvias que os experts podem achar besteira xD mas ajuda! Sei por que também não entendo! Qualquer explicação de termos a mais ajuda!
ps2: me corrijam se eu estiver errado! xD
EDITADO - é tudo sobre o Linux!:
Tenham certeza de quais são suas placa on-board ou off-board antes de instalar drivers, pois se forem incorretos, terão problemas =D
# Linux com libc versão 6 ou melhor;
# X-Window system instalado;
# Placa aceleradora gráfica (com cliente do Linux)
# Placa de vídeo On-board (que tenha um driver para Linux e que esteja instalado), instalado o OpenGL (que substitui o DirectX do Windows);
# SE você não tiver um driver de vídeo instalado, não vai funcionar mesmo!
# As pessoas, pelo que ví, estão abrindo o wine pelo terminal! Mas tem que ser pelo xterm, que pode ser aberto através do terminal, como dito ali em cima xD