Autor Tópico: Qual usar?  (Lida 2670 vezes)

Offline Puru Osso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Qual usar?
« Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:53 »
Bom dia,

Queria começar a usar linux, mas tenho um experiencia nada boa com o linux (não sabia como usar e nem sabia como instalar nada!!!!  ::) )... E tenho milhoes de duvidas, acho que como qualquer um que usou windows a vida toda. =)

Então...

1- Primeiro de tudo, qual linux vocês me recomendariam a usar? Vi diversas versões do Ubuntu, Kurubin e mais outros... Pensei em pegar a ultima versão do Ubuntu, mas queria saber pela experiencia do pessoal qual seria melhor para um iniciante como eu.

2- Meu hardware, tem o perigo de algum hardware não ser instalado corretamente ou não ter drive para ele?

3- Sempre ouvi falar da segurança com os virus e hacker do linux, existe programas bons no linux? Quais?

4- O OpenOffice tem as mesmas funções do office do windows? Consigo abrir arquivos do OpenOffice no office e vice versa?

5- Browser... Além do Firefox que browser eu encontro? Alguns sites não entram com o firefox e eu só consigo acessar pelo Internet Explorer... Existe maneiras de acessar com o Linux?

6- Eu vi que existe Ubuntu para 32 e 64 bits... Meu computador é 64 bits... Se eu baixar o 64 bits, existe incompatibilidade em alguns programas, como ocorre no windows, ou tanto faz no linux?

7- Se alguem tiver alguma dica para dar, eu aceito também.

8- Sim, eu não sei nada.  :P

Agradeco desde já. =)
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2009, 11:57 por Puru Osso »

Offline piroco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Qual usar?
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:57 »
 Você pode usar o ubuntu pelo live cd para saber se o hardware é compativel e pode salvar os arquivos do openoffice em .doc assim o microssoft office vai ler os arquivos.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Qual usar?
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:04 »
1. Se sua máquina for recente, sugiro o Ubuntu 8.10
2. Perigo tem. A imensa maioria é automaticamente configurado, alguns necessitam algumas configurações e outros nem com reza braba.
3. Programas bons existem aos montes. Mas bom pra quê?
4. O OpenOffice não tem as mesmas funções do MS Office, nem vice-versa. Na maioria dos casos são compatíveis. Alguns arquivos mais avançados, não.
5. Tem o Opera e mais uma dezena de browsers. Dá pra instalar o IE no Linux para esses casos específicos.
6. Já houve mais problemas. Você pode ter um pouco mais de dificuldade de rodar alguns aplicativos. Se é iniciante, prefira a 32 bits pois a diferença de perfomance é mínima.
7.  Na sessão iniciantes existem vários tópicos. Sugiro este endereço http://wiki.ubuntu-br.org/
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Qual usar?
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2009, 13:26 »
Bom dia,

Queria começar a usar linux, mas tenho um experiencia nada boa com o linux (não sabia como usar e nem sabia como instalar nada!!!!  ::) )... E tenho milhoes de duvidas, acho que como qualquer um que usou windows a vida toda. =)

Então...

1- Primeiro de tudo, qual linux vocês me recomendariam a usar? Vi diversas versões do Ubuntu, Kurubin e mais outros... Pensei em pegar a ultima versão do Ubuntu, mas queria saber pela experiencia do pessoal qual seria melhor para um iniciante como eu.

2- Meu hardware, tem o perigo de algum hardware não ser instalado corretamente ou não ter drive para ele?

3- Sempre ouvi falar da segurança com os virus e hacker do linux, existe programas bons no linux? Quais?

4- O OpenOffice tem as mesmas funções do office do windows? Consigo abrir arquivos do OpenOffice no office e vice versa?

5- Browser... Além do Firefox que browser eu encontro? Alguns sites não entram com o firefox e eu só consigo acessar pelo Internet Explorer... Existe maneiras de acessar com o Linux?

6- Eu vi que existe Ubuntu para 32 e 64 bits... Meu computador é 64 bits... Se eu baixar o 64 bits, existe incompatibilidade em alguns programas, como ocorre no windows, ou tanto faz no linux?

7- Se alguem tiver alguma dica para dar, eu aceito também.

8- Sim, eu não sei nada.  :P

Agradeco desde já. =)
1 - Eu recomendo o Ubuntu 8.04 LTS, tem um suporte maior que o do 8.10. Porém precisamos saber a configuração da sua máquina.
 
2 - Tem, porém é muuuito baixo, a não ser que seu hardware seja pré histórico, ou de 5 minutos atrás. Por isso é bom saber.
Por exemplo: o 8.10 reconhece a placa wifi de u amigo meu que o 8.04 não reconhece.

3 - Bons pra imagem: Inkscape, Gimp
Bons pra navegar: Firefox , Opera
Boa suíte Office: Open Office...
E assim vai....
Segurança?
O linux é muito seguro!
Grande parte graças a um complexo sistema de permissões...
O máximo que você precisará será um bom firewall, como o Firestarter, já que antivírus para linux tem 2 ou 3 só (não temos vírus no linux).

4 - Sim, além disso ele pode exportar diretamente como PDF, e salvar e ler (além de editar) os .DOC do Windows. Seu formato padrão é .odf, então quando for salvar algo, salve como .doc (porém eu uso mais .pdf...)

5 - Firefox 2, Firefox 3, Epiphany, Galeon, Opera, CrossOver Chromiun (é um Google Chrome para Linux) e mais uma infinidade de outros...

6 - Sim, pode existir. A não ser que você tenha mais de 3 GB de memória RAM, eu recomendo o 32bits.

7 - Vai lendo os tópicos do fórum que você achar interessantes, assim vc aprenderá muito... E , se quiser, tem o Guia Foca Linux, o Guia Ygor Abreu, o Guia Oficial do Ubuntu da Canonical..........

8 - Nem eu. Acho que talvez já tenha aprendido algo. Mas você pode se considerar diferente de muitos (pra melhor) por ter perguntado, e tentado.  :D
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Puru Osso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Qual usar?
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:29 »
Queria agradecer todo mundo pela ajuda.

Minha máquina é um notebook Hp Pavilion dv6745br: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01423307&lc=pt&dlc=pt&cc=br&lang=pt&product=3672901

Estou lendo alguns artigos sobre o linux e como mexer... Tentando aprender algo antes de mexer.
Vou baixar os dois 8.04 e 8.10....

To começando a perder a paciencia com o tanto de errinho que está dando no Vista, toda hora fazer recuperação e trava um monte de vezes... Voltar para o XP não quero, então mudar né e tentar mudar para melhor =)

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Qual usar?
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:42 »
Pela config, eu ia de 8.04, a não ser que desse incompatibilidade mudaria pro 8.l10...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Puru Osso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Qual usar?
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2009, 12:01 »
Obrigado o/

Vou ficar com o 8.04 mesmo =)

Quando eu instalar tudo certo aqui, vou começar a enxer o saco de todo mundo com milhares de perguntas. =)


Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Qual usar?
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2009, 14:58 »
Que nada!
Pergunta são bons!
Ah, e uma dica: para evitar problemas: digite ALT+F2 e digite "gksu displayconf-gtk" (sem aspas) e configure seu MONITOR COMO LCD (já que é notebook) E A RESOLUÇÃO...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Qual usar?
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2009, 17:43 »
Olá Puru Osso. Parabéns pela sua opção de mudar para Linux. Comecei com o Ubuntu 8.04.1 em outubro de 2008 após comprar um PC novo (Core 2 duo 2.4 Ghz, 2G). Já estou na versão 8.10 e agora já tenho bastante facilidade e não tenho que reclamar. Nunca mais voltarei para o Windows.

No começo tive um pouco de dificuldade, porém com a ajuda do pessoal do fórum aprendi muito. Também aprendi pesquisando bastante. Quanto aos programas para linux são excelentes. Tenho usado muito bem o Open Office sem problemas. No fundo tudo é uma questão cultural, pois todos tem um pouco de receio do "novo". Mas seja persistente, você não se arrependerá.

Tenho algumas dicas:

Dá uma olhadinha na dica do KubLin:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.0.html

A iped oferece o curso Linux-Ubuntu online grátis:

http://www.iped.com.br/site/gratis/

Veja também o livro online "Linux, Entendendo o Sistema" do site Guia do Hardware:

http://www.gdhpress.com.br/entendendo/#indice

Apostila Ubuntu 8.04 do Ygor Abreu:

http://ubunteiro.files.wordpress.com/2008/05/apostila-ubuntu8-leve-ygorabreu.pdf

Existe o Guia foca para iniciantes que pode ser baixado pelo site:

http://focalinux.cipsga.org.br/download.html

Boa sorte