Autor Tópico: Windows-Linux ou só Linux?  (Lida 2075 vezes)

Offline Puru Osso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Windows-Linux ou só Linux?
« Online: 16 de Janeiro de 2009, 18:43 »
Antes de instalar o linux queria tirar umas dúvidas...

Ando lendo bastante artigos e posts sobre formatação e tal.
Vale a pena instalar o Linux junto com o Windows?
Vejo em todos os topicos sobre o tema, que o pessoal instala o linux junto com o windows... Eu queria saber o principal motivo, se é para poder rodar programas que só roda no windows, se é para jogar jogos...
Para mim se der para acessar internet, entrar em conexão remota com um computador com o Windows 2003 Server... Seria bom só ter o linux?

Como eu faço para formatar e retirar definitivamente todos os dados, não deixar nada mesmo... Porque sei formatar, mas eu sei que sobra arquivos ainda pelo o jeito que formato.

O que é o /home?

Tenho um HD de 160gb só, devo particionar ele?

Última pergunta... Como eu faço para depois que zerar o HD, iniciar usando um CD em vez de instalar no HD, o Linux? Assim ver se roda todos os meus drives...

Obrigado o/
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2009, 18:47 por Puru Osso »

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Windows-Linux ou só Linux?
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2009, 19:13 »
Calma, calma.
1 - Isso na realidade seria WUBI, que é ter o Ubuntu como um 'programa" do Windows.
Vantagens: Pode ser removido a qualquer momento, p4elo adicionar/remover programas
Desvantagens: Fica mais lento, já que estará numa partição NTFS.

2 - Pelo CD, no Instalador, selecione o modo (se não me engano) "Guiado - usará o HD Inteiro" e não se preocupe em criar partições.

3 - /home é um diretório do linux, que fica na raiz do sistema e é nele que ficam as Pastas do usuários. Para uma livre comparação, é como se fosse o Documents and Sttings do Windows, e a Pasta do Usuário, o Meus Documentos.

4 - Se quiser, crie2 ou 3 Partições, uma para ser a raiz do sistema ("/") no formato ext3 e uma para área de troca (swap), no formato linux swap. Para saber o tamanho da SWAP a ser criadoa, nos diga sua quantidade de memória RAM. A memória RAM e a SWAPseguem a proporção de MAIS RAM, MENOS SWAP (logo, MENOS RAM, MAIS SWAP). A Swap é como se fosse o arquivo de paginação no Windows (pagefile.sys)

5 - Não precisa ter o HD zerado para testar o CD. Com o CD no drive, reinicie o PC, e então (se no Setup estiver configurado para boot no CD). Ele então deverá iniciar o CD. Selecone a linguagem (Português do Brasil, talvez), e eu recomendo vrificar o CD por erros.
Depois de verificado, se não deu NENHUM ERRO, reinicie de novo, apertando qualquer tecla. Selecione Português do Brasil (no meu caso, pelo menos) e Testar o CD sem nenhuma alteração (algo assim).
Voilà!
Qual é sua configuração?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Windows-Linux ou só Linux?
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2009, 09:43 »
Não sei o seu caso mas vou lhe contar minha experiência.

Para sentir o Ubuntu e suas dificuldades, instalei o Ubuntu 8.10 com o Wubi (depois descobri que as dificuldades de uso do Ubuntu são mínimas -- exagerando um pouco, não muito diferente de quando saí do Windows XP para o Vista). Com isto, você vai ver se o Ubuntu tem drives para todo o seu hardware e também vai poder usá-lo por um tempo para ver se não sente falta de nada do Windows. No meu caso, ele reconheceu todos os drives que eu precisava e até mesmo a rede wireless aqui de casa foi reconhecida logo de cara sem qualquer necessidade de ajuste e/ou configuração. Aliás, na 1a. entrada eu já acessei a internet e todos os meus periféricos (para ser sincero, ainda não testei o scanner mas eu o uso bem pouco). E, na 8.10, eu não precisei de algo que em toda instalação da 8.04 o pessoal fala: a de instalar codecs para ouvir música MP3, WMA e outros. Quando terminei a instalação, já ouvi algumas de minhas músicas sem problema nenhum e sem precisar instalar codec algum.

O Wubi faz com que o Ubuntu, como disse o Alakazan, rode como um programa do Windows. Na realidade, a coisa funciona assim: ele se instala como um programa do Windows mas, depois de instalado, roda como Ubuntu "full" e fora do Windows (na hora do boot, você escolhe se quer o Windows ou o Ubuntu, ou seja, não é um Ubuntu rodando junto com o Windows -- os dois estão no mesmo computador mas você só roda um deles de cada vez e, se quiser rodar o outro, tem que dar novo boot). A vantagem, também como disse o Alakazan, é que se você não quiser mais o Ubuntu é só entrar via Windows e desinstalá-lo, como se faz com qualquer programa Windows.

Dizem que a desvantagem desta alternativa é a performance. Como usuário novo no Ubuntu, posso dizer que uso esta solução e não sinto deficiências de performance (eu diria até que, em várias coisas, ele é mais rápido que o Vista Premium que tenho instalado no mesmo computador). Pode até ser que se eu o instalar numa partição separada do Windows ele fique mais rápido mas não estou sentindo falta desta performance para aquilo que eu faço normalmente.

Outra desvantagem, esta bem mais remota, é que se der um "pau" no teu Windows e você perder a partição dele, você perde também o Ubuntu pois, como dito acima, ele fica em um arquivo dentro do Windows. Mas, é claro, essa possibilidade é bem remota (não me lembro se já aconteceu comigo alguma vez de perder a partição do Windows). E, é claro, se você ficar no uso só do Ubuntu, a probabilidade de acontecer uma "zebra" dessas é praticamente zero.

E a instalação é bem simples: eu apenas segui as orientações da revista Dicas Info e não tive nenhum problema. Você não precisa criar partição nenhuma (só é recomendável desfragmentar o disco antes mas nem isto é mandatório) pois o próprio Wubi cria um arquivo grande (cujo tamanho você escolhe até o máximo de 30 GigaBytes). O Ubuntu passa a enxergar este arquivo como sua partição quando está rodando. Eu escolhi 30 Gigabytes e não me arrependi pois, depois de instalar tudo o que me interessa no Ubuntu, estou usando 11.5 GBytes. Se tivesse ficado em 8 ou 10 (como vi algumas recomendações), estaria com problemas e, mesmo com 15 eu estaria "perigosamente" no limite.

Para quem está iniciando, também não precisa mais que isto pois você continua acessando todos os drives e pastas do Windows. Então, eu acesso os mesmos arquivos (fotos, músicas, documentos, ebooks, etc.) que tenho no Windows (e isto até é bom pois você fica com uma versão só de cada arquivo, que você pode ler/alterar/incluir/apagar tanto no Windows quanto no Ubuntu).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Windows-Linux ou só Linux?
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:38 »

Para mim se der para acessar internet, entrar em conexão remota com um computador com o Windows 2003 Server... Seria bom só ter o linux?



Bom eu uso só linux no pc aki de casa , faz mais de 4 anos - Desktop, faço quase as mesmas coisa q vc, entro na net, ouço músicas (mp3), msn, e-mail, assisto DVD, gravo cd e dvd, descarrego as fotos da câmera para o pc, imprimo alguns textos.. pelo q vc disse serve sim, mas como vc esta iniciando é interessante um dual boot até vc se acostumar somente com Linux, mas nada impede q vc instalei somente o Linux e faça uns testes sem perder a produtividade ;-)
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits