Autor Tópico: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas  (Lida 10722 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Online: 25 de Janeiro de 2009, 13:34 »
Pessoal, estava lendo a revista DICAS INFO sobre o Ubuntu e, de repente, me deparei com um texto que me deixou preocupado e resolvi fazer esta consulta. O texto é o seguinte:

AJUDA PARA SENHAS ESQUECIDAS
O CD do Ubuntu também pode ser usado para mudar senhas do próprio Ubuntu. Comece fazendo a carga do Live CD normalmente acessando Aplicativos > Acessórios > Consola. Depois, rode o comando sudo fdisk –l. Serão listadas as partições no HD. Identifique a do Ubuntu (ela traz como Sistema o texto Linux), lembrando seu atalho, que normalmente é do tipo /dev/sdaN, onde N é um número. Depois, rode os comandos abaixo (substituindo N pelo número já visto e usuário pelo login que terá a senha alterada):
sudo mkdir /media/sdaN
sudo mount /dev/sdaN /media/sdaN
sudo chroot /media/sdaN
passwd usuário

Tecle a nova senha duas vezes e pronto.


Fiquei até pensando se deveria colocar estas dicas num post do fórum mas aí pensei que, se saiu numa revista, não iria fazer muita diferença.

Então, minha primeira pergunta: é isto mesmo? Tão simples assim e você consegue acessar a conta do usuário numa máquina? Fiquei preocupado porque eu instalei o eeeBuntu no meu note entre outros motivos, para ter mais segurança nos meus arquivos no caso de perda/roubo do note. Mas, se entendi corretamente isto que a revista diz, qualquer um com um Live CD e com um processo extremamente simples consegue entrar no meu micro, mudar a senha e acessá-lo numa boa.

E, se meu entendimento está correto, a segunda pergunta: o que devo fazer para proteger melhor meus dados no note?
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 16:40 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

alarcon

  • Visitante
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2009, 13:53 »
Lembre-se que não existe segurança absoluta, principalmente quando se trata de acesso físico ao seu PC/notebook, mas para dar mais trabalho aos que estão com más intenções você pode fazer algo assim:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=31235.0
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 14:16 por alarcon »

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2009, 14:07 »
Não e so no ubuntu que acontece isto, no windows também da para recuperar.


Não existe um sistema operacional totalmente seguro!

Inclusive eu vi como recuperar a senha do windows, com uma distribuição qualquer do linux.

Poderia me dizer se no site da info, tem esta revista para vender, porque eu procurei la e não achei.

Eu tenho um cd do curso info de ubuntu.

Darcamo

  • Visitante
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2009, 20:19 »
Se você quer evitar essa possibilidade, basta na bios da placa mãe mudar para não dar boot pelo CD e colocar uma senha na bios da placa mãe para que ninguém além de você possa mudar isso de volta.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2009, 20:22 »
Dependendo de como estiver nem é preciso um Live CD... você já entrou no modo de recuperação (acho que é isso que tem no grub), nele nem é pedida senha...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2009, 23:22 »
Já discutimos isso aqui no fórum muitas vezes.

Como disse o Alarcon não existe segurança se a pessoa tem acesso físico ao seu PC.

O ideal é não permitir o acesso ao PC a pessoas não autorizadas.

A sim, estou movendo o tópico para Sistema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2009, 07:40 »
Se você quer evitar essa possibilidade, basta na bios da placa mãe mudar para não dar boot pelo CD e colocar uma senha na bios da placa mãe para que ninguém além de você possa mudar isso de volta.

basta limpar a cmos q a senha ja era.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2009, 11:19 »
Não e so no ubuntu que acontece isto, no windows também da para recuperar.


Não existe um sistema operacional totalmente seguro!

Eu sabia que no Windows dava. Só que, na minha ignorância, eu pensei que no Linux era mais difícil. De qualquer forma -- e pensando bem -- tem que haver alguma forma de recuperar os dados caso se tenha perdido a senha. Senão, o usuário perderia a senha e, por tabela, perderia tudo que tem no computador. O que ajuda por um lado, acaba atrapalhando pelo outro. A vida é assim mesmo... he-he-he...



Poderia me dizer se no site da info, tem esta revista para vender, porque eu procurei la e não achei.

Eu tenho um cd do curso info de ubuntu.

Eu vi a revista numa banca (acho que o preço era R$14,90). Aí, quando procurei melhor, achei o CD "Dicas Info 2009", que tem os 12 números da "Dicas Info" de 2008 e por R$24,90. Achei melhor comprar o CD.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2009, 11:23 »
Pessoal, obrigado a todos pelas respostas. Vou avaliar as sugestões (a da senha na BIOS eu já uso normalmente) e ver qual a melhor alternativa para mim.
Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2009, 05:07 »
Pensei que era revista mais e cd.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2009, 13:11 »
Pensei que era revista mais e cd.

A revista "Dicas Info" do Ubuntu não vem com CD, é só a revista mesmo. Lá dentro eles vão dando o caminho das pedras de onde baixar os programas (tanto o Ubuntu mesmo quanto os vários outros programas que eles recomendam).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2009, 23:45 »
A segurança física do sistema não é algo a se preocupar, se quer segurança física, compre um cachorro ou um segurança.  ;D ;D ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Furyan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #12 Online: 07 de Setembro de 2009, 14:03 »
Realmente segurança é importante , e como todos ja falaram se a pessoa tem acesso fisico ja era, nao adianta senha, senha na bios ou qualquer outra coisa do tipo.

Porque ??? Simples ue ... vc esta tentando impedir um acesso fisico com uma solução "virtual".

Solução: Troque o gabinete normal por um Gabinete Cofre, entenda que ate cofres sao roubados, como caixas eletronicos que sao levados inteiros para depois com muito tempo e tranquilidade de um lugar seguro poder abrir.

Segurança nao impede roubo ! Apenas seleciona bandido.

Se sem senha o mundo todo pode acessar seus dados, com senha apenas os mais expertos e estudados, caindo drasticamente a possibilidade de roubo.


Entao devemos ter segurança de acordo com a necessidade. Nem um genio da informatica vai perder seu tempo invadindo PC pra ver seus arquivos sem valor no mercado, muito menos invadir sua casa.


Se o trabalho vale mais que o ganho, melhor mesmo é ficar desempregado ... sacou ?
Ajude o Brasil .... ajude o Mundo .... ajude quem sabe ate a vc mesmo !!!
http://www.worldcommunitygrid.org     Funciona em Win,Lin,Mac
Instale um programa que usa o tempo ocioso pra ajudar a todos !

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:54 »
Furyan, vc desencavou um tópico de 7 meses atrás mas tudo bem.

É lógico que a segurança é uma responsabilidade de cada um e deve ser adotada proporcionalmente ao risco.

Mas não é necessário nenhum "gênio da informática" (como você disse) invadir a casa de ninguém. Acontece que há milhares (ou milhões) de pessoas que estão, todos os dias, circulando e viajando com seus notebooks. E te garanto que uma imensa maioria desses notebooks contêm informações de valor (seja para o próprio usuário, como senhas, seja para a empresa em que o dono do notebook trabalha e, principalmente, para concorrentes dessa empresa).

E só para vc ter uma ideia do que isto significa, dê uma lida nesta notícia: "12 mil notebooks são esquecidos, por semana, nos aeroportos dos EUA" (não é erro de digitação: é doze mil mesmo!). Leia a notícia para saber quantos desses notebooks contêm informações críticas e sem segurança (nem um "backupzinho" básico). A notícia é de um blog mas já havia lido esta mesma notícia na Folha Online, do UOL.

E, como eu viajo com meu notebook, também me preocupei quando li, na Info, a nota que deu início a este tópico. Só que, é claro, depois que vi que havia risco, tomei minhas medidas para proteger pelo menos os arquivos mais críticos.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Furyan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Dica da INFO para recuperar senhas esquecidas
« Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2009, 05:05 »
Ah foi mal .... nem sabia que tinha tanto tempo, muito menos que nao era bom regar velhas arvores, na verdade apenas escrevo quando da na telha.

Esquecer note eh malll , isso mostra o problema de nossa cultura.

Ainda bem que eu nao tenho note ( ai que falta faz ) muito menos coisas de valor ( a nao ser sentimental ) em meu pc.
Ajude o Brasil .... ajude o Mundo .... ajude quem sabe ate a vc mesmo !!!
http://www.worldcommunitygrid.org     Funciona em Win,Lin,Mac
Instale um programa que usa o tempo ocioso pra ajudar a todos !