Autor Tópico: Como instalar Ubuntu com o WinXP?  (Lida 15037 vezes)

pabloalcs

  • Visitante
Como instalar Ubuntu com o WinXP?
« Online: 04 de Agosto de 2005, 16:29 »
Tenho um Athon XP 2100+ e um HD de 20GB e livre 4,44GB, e o SO WinXP SP2, como faço pra instalar o Ubuntu 5.04, pois não tenho duas partições no meu HD? É só criar outra pelo disquete de boot e instalar o Ubuntu lá? Um amigo disse q se eu instalar o Ubuntu ele vai excluir o WinXP SP2 e vai criar 3 partições só pra ele (Ubuntu).

Como devo proceder na instalação? Tem algum tutorial passo-a-passo?

Valeu!!!! :roll:  :roll:  :roll:  :shock:

Offline sampaioprimo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Como instalar Ubuntu com o WinXP?
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2005, 16:50 »
Pablo, existe sim a opção do Ubuntu apagar seu Windows XP e criar três partições só para ele. Mas como eu disse é uma opção, ou seja isso não acontece automaticamente e sim somente se você selecionar para ele formatar todo o HD. Não tenho certeza, mas acho que durante a instalação do Ubuntu não existe a possibilidade de redimensionar a partição onde está o Win (se eu estiver enganado por favor alguém me corrija). Por tanto, você tem que redimensionar a partição antes, dá para fazer isso no Windows. Rode o desfragmentador de disco do windows antes, baixe um programa de particionamento para o Windows e diminua o tamanho da sua partição, criando espaço para o Ubuntu. Com espaço livre já é possível rodar o CD do Ubuntu e tomar o cuidado de selecionar o que você deixou livre para realizar a instalação, desse jeito você não corre o risco de perder o seu Windows.
     Quando ele for instalar o GRUB na MBR certifique-se de que o Windows XP foi detectado. Espero ter ajudado, qualquer coisa escreve ai de novo. Abraços, Rodrigo.

pabloalcs

  • Visitante
Como instalar Ubuntu com o WinXP?
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2005, 17:04 »
Mais não sei como criar uma partição adicional já com o windows instalado. tem o tau do Particion Magic, mais num sei mexer nele, q puder da uma luz :idea:  eu agradeço!!!

Um Abraço pra todos!!!!!! :shock:  :shock:  :shock:  :(

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Como instalar Ubuntu com o WinXP?
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2005, 17:30 »
vc vai precisar redimensionar seu HD com o QTparted

rode um live CD que possua o programa

o Kanotix e o Kurumin possuem

Offline sampaioprimo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Como instalar Ubuntu com o WinXP?
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2005, 17:34 »
Pablo, infelizmente não sei te ajudar muito no Windows, faz muito tempo que não mexo nesse sistema e nunca partionei nada nele. Se você já ouviu falar desse programa instala ele e tenta descobrir como ele funciona. Ou então busca informações sobre como redimensionar partições no Windows. Imagino que isso seja mais simples caso não possua um LiveCD, se possuir siga o caminho indicado pelo Walter. Até mesmo porque com um LiveCD do Linux posso te dar uma ajuda melhor.

pabloalcs

  • Visitante
Como instalar Ubuntu com o WinXP?
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2005, 22:37 »
Citação de: "sampaioprimo"
Pablo, infelizmente não sei te ajudar muito no Windows, faz muito tempo que não mexo nesse sistema e nunca partionei nada nele. Se você já ouviu falar desse programa instala ele e tenta descobrir como ele funciona. Ou então busca informações sobre como redimensionar partições no Windows. Imagino que isso seja mais simples caso não possua um LiveCD, se possuir siga o caminho indicado pelo Walter. Até mesmo porque com um LiveCD do Linux posso te dar uma ajuda melhor.


Amigo eu recebi ontem 15 cd's do Ubuntu 5.04, é por isso q estou perguntando, tem esse Live CD, são 2 cd's em cada embalagem um install e outro Live CD, é so rodar com o Windows Aberto ou é pra dar o boot com ele? Ele é em Português?

Valeu!!!! :shock:  :shock:  :shock:  :shock:   :?

Offline sampaioprimo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Como instalar Ubuntu com o WinXP?
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2005, 00:25 »
Pablo, coloque o LiveCD na bandeja do CD-ROM e reinicie ele, se a sua BIOS estive configurada para dar boot pelo CD vai abrir o Ubuntu, se não estiver precisa configurar isso na BIOS ou então usar o Boot Manager que é um programa que você instala num diquete.

pabloalcs

  • Visitante
Como instalar Ubuntu com o WinXP?
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2005, 08:52 »
O procedimento é facio com o QTparted do Live CD? Está em português todo o menu de informações do QTparted?

Num existe nenhum tutorial que explique como realizar essa instalação com o Windows instalado na maquina, pois acho q um sistema q quer se um concorente do windows pelo menos tinha q ensinar o usuario a instalar ele.

Alguem sabe onde posso achar o Tuto q ensine a fazer todo o processo de instalação?

Valeu Galera  :D  :wink:

Vou dar uma olha da Live CD, blz!!!!!

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Como instalar Ubuntu com o WinXP?
« Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2005, 13:05 »
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH