Autor Tópico: [RESOLVIDO] HDs mudam de nome a cada boot  (Lida 1074 vezes)

Offline decobizzi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] HDs mudam de nome a cada boot
« Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:54 »
Salve galera...

Estou tendo problemas com meu Ubuntu 8.10 AMD64...
Já editei o fstab por diversas vezes obedecendo o nome dos HDs, mas a cada boot os nomes deles mudam...
Tenho 5 HDs na máquina, sendo:
1º IDE Master: ubuntu 8.10 AMD64
1º IDE Slave: Arquivos (NTFS)
SATA1: rWindows XP (NTFS)
SATA2: Arquivos (NTFS)
SATA3: Arquivos (NTFS)

Todos os pontos de montagem foram criados com o $ sudo mkdir /media/...
Lembrando que já criei os nomes com as letras todas minúsculas também e o problema continuou...

Meu fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=2ed8046c-316b-42be-8b41-0468b74b7ac9 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=918c65d1-dabc-4a50-bdbe-192d0ecd328d none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0        udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8  0 0
/dev/sdb1       /media/Backup        ntfs-3g force                              0 0
/dev/sdc1       /media/Documents   ntfs-3g force                               0 0
/dev/sdd1       /media/Installations ntfs-3g force                               0 0
/dev/sde1       /media/WinXP         ntfs-3g force                               0 0

O problema é que de nada adianta usar esse fstab pq simplesmente a cada boot o Ubuntu dá nomes diferentes aos HDs, ficando o sdb1 sendo qualquer coisa menos o Backup e assim por diante...
Posso rodar qualquer que seja o comando para saber qual HD é "quem", mas a cada boot as informações mudam...
Já me ocorreu isso uma vez e consegui resolver formatando o HD e reinstalando td do zero... Mas convenhamos que essa mania do povo do rWindows de ficar formatando é um porre e não tou nem um pouco afim de imitá-los...

Na BIOS, a ordem de boot é a seguinte:
DVD-ROM
HDD

A outra opção é apenas para definir qual HD vem primeiro no boot:
1º IDE Master
1º IDE Slave
SATA1
SATA2
SATA3



Alguém tem uma solução definitiva para esse problema?

Abraços!!!
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 22:14 por decobizzi »
Brucutu.