Autor Tópico: Partição de HDD em linux-ubuntu  (Lida 1740 vezes)

Offline Fabiano-linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Partição de HDD em linux-ubuntu
« Online: 29 de Janeiro de 2009, 03:39 »
E ai galera linux!? Bom venho por meio desta para pedir ajuda de como deixar meu hdd particionado da melhor forma possivel!  ??? bom tinha instalado linux em dual boot, mas me entusiasmei com ele e quero me dedicar a aprender mais sobre linux apesar de ele me dar dor de cabeça para atualizar(ubuntu 8.10)!
mas isso e outra historia! conf. da maquina! 2gb de ram, proc. core 2 duo 1.8, 1 hdd de 320 for windows e 1 hdd de 120 for ubuntu 8.10, placa de rede adicional eternet pci, placa ieee 1394 pci, placa de video pci express ati radeon 128mb, placa mae asus p5b plus! gostaria de particionar o hdd de 120 em 3 partições dedicado ao ubuntu 8.10 mesmo com problemas de atualizações! minha conexão e de fibra optica de 100,0 mbps! gratos pela atenção!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Partição de HDD em linux-ubuntu
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2009, 10:12 »
Bom se você vai deixar o HD de 120Gb só para o Linux eu deixaria assim:

  • 1a. Partição:
    • Ponto de montagem: / (raiz)
    • Tamanho: 15Gb
    • Sistema de Arquivos: reiserfs
  • 2a. Partição:
    • Ponto de montagem: /home
    • Tamanho: Todo espaço restante menos 512Mb
    • Sistema de Arquivos: ext3
  • 3a. Partição: swap
    • Tamanho: 512Mb restantes

Mas não precisa fazer exatamente como disse, espere que vai ter muito mais opções, pois isso não é algo que tenha apenas uma forma de ser feito.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Fabiano-linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Partição de HDD em linux-ubuntu
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2009, 01:41 »
Obrigado clcampos pela informação! :) bom mais um probleminha! :( vejo em muitos tutoriais a forma de se fazer a partição em linux, mas nenhuma delas voltadas para iniciantes de fato! ate ontem não tinha ideia de que era swap, ou ext3, bom ainda acho que não sei o suficiente a respeito msm procurando saber, a forma de que esta nos tutoriais oficiais ainda e tecnica d+ para iniciantes! bom se vc puder me mandar um link com tutorial mais facil de compreender eu agradeceria, tendo visto que vc ajuda muito as pessoas! percebo que linux esta cada vez mais se destacando na parte grafica, por isso que cada vez mais pessoas se aderem a ele. obrigado pela atenção!

Offline Fabiano-linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Partição de HDD em linux-ubuntu
« Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 06:03 »
 ??? Instalei novamente o ubuntu 8.10 em meu computador so que agora um hdd exclusivo de 160gb! mas dps da instalação ele ficou assim:
                         /dev/sda1  --- ext3 --- 147.59gb
                         
                         /dev/sda2 --- extended --- 5.79gb

                         /dev/sda5 --- linux-swap --- 5.79gb

Bom li sobre o Gparted, mas estou inseguro em prosseguir a partição. Ainda mais vendo a explicação de clcampos acima! agr estou bem confuso na verdade.
Gostaria de deixar a parte de boot independente dos arquivos guardados, para uma eventual formatação do mesmo, sendo que estou estudando sobre linux, eventuais erros serão inevitaveis!
Desde ja agradeço a colaboração de todos!

Offline Fabiano-linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Partição de HDD em linux-ubuntu
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 00:35 »
Como citado acima por clcampos! valew pela colaboração clcampos! agr estou mais confiante e animado em conhecer potencial do linux!  :)