Autor Tópico: Fim do Kurumin-NG!  (Lida 7788 vezes)

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Fim do Kurumin-NG!
« Online: 30 de Janeiro de 2009, 15:42 »
O Leandro Santos anunciou ontem o fim do projeto Kurumin-NG. Isso é lamentável pois o Kurumin foi porta de entrada ao mundo Linux para muitos usuários, inclusive eu. Transcrevo as palavras do Leandro (ele falou que a página vai ficar no ar só mais uma semana)

*******************************************************************************
Fim do projeto Kurumin NG

Olá a todos, infelizmente terei que voltar atrás da minha decisão de continuar o projeto Kurumin NG, estou reconhecendo publicamente o meu erro em noticiar que o mesmo iria ser continuado e poucas horas depois anunciar que o mesmo acabou, acontece que não irei suportar a pressão para manter algo onde faço por prazer e não por dinheiro, não adianta nada eu tentar ir pra frente se muitos estão querendo me puxar para trás, tenho plena consciência de que estou manchando o meu nome neste meio, no entanto a vida é assim mesmo, não importa o que agente fez em 4 ou 5 anos, pois a única coisa que será lembrada será nosso último erro, a maioria das pessoas são ingratas, infelizmente. Quero admitir ainda que errei ao não comunicar a comunidade sobre a dificuldade que estava tendo para manter o Kurumin NG, se o tivesse feito quem sabe teríamos montado uma equipe e continuado com o mesmo, sem gerar este stresse todo. Me arrependo ainda de não ter dado oportunidade ao José Queiroz (Colaborador do Kurumin NG) de manter o projeto, pois ele se ofereceu para isso, mas coloquei restrições pois não tinha certeza do rumo que o projeto iria tomar e quando entendi a proposta dele já era tarde demais, pois ele havia desistido (isso eu falei para o próprio, mas ele comunicou que a decisão de sair era definitiva).

Não há dúvidas de que cometi muitos erros, principalmente os citados acima, mas o que mais pesou na minha decisão foi perceber que durante todo o tempo que me dediquei para o Kalango e o Kurumin NG sempre recebi muitos comentários preconceituosos e sem cabimento, coisas do tipo:

Rickd
29/01/2009 - 18:16

Uma piada esse Leandro. Abandonou a propria distro, pegou a fama de outra distro de graça, pega artwork e script dos outros e agora vem insultar o criador do Kurumin, clamando os méritos do nome pra si.

Um cara que fala uma coisa dessa é um parasita sem conhecimento nenhum do que está falando, infelizmente pegarei apenas este exemplo para poder comentar, pois os outros que vejo por aí são na mesma linha, vamos aos fatos:

Uma piada esse Leandro: Bom, se eu sou piada me diga o que você já fez de bom na vida, segue uma lista do que criei e onde foi aproveitado:

Kalango - Projeto que durou 3 anos, é o nono colocado no ranking de downloads de distros do site Superdownloads com quase 75 mil downloads, saiu em 1 edição da revista Geek e 2 edições da revista PC Master.

CCK - Centro de Controle do Kalango, projeto base para o ClicaAki da série antiga do Kurumin, eu mesmo apresentei a ferramente pessoalmente para o Morimoto.

Kurumin NG - Projeto que mal foi lançado e já saiu em uma edição da revista Arquivo Linux, só via torrent foi baixado mais de 2 mil vezes, deduzo que por http deve ter sido baixado pelo menos 30 mil vezes (mas não tenho certeza).

Novo sistema de Ícones Mágicos - Será que ele consegue entender pelo menos a lógica disso? http://www.kurumin-ng.com.br/?p=13 se não conseguir nem vale a pena falar, seria mais do mesmo, minha idéia e proposta está neste post, mas infelizmente não tive tempo de escrever mais detalhadamente sobre o assunto.

Artigos que já escrevi - http://www.guiadohardware.net/tutoriais/processos-linux/ http://www.guiadohardware.net/tutoriais/configurando-rede-manualmente/ fora os impressos e outros que não sei mais a URL.

E aí quem será que é piada? Estes são meus projetos de Softwate Livre, sem mencionar os de outras áreas. Não estou falando que fiz ou faço muito, pelo contrário acho que faço muito pouco, só tenho certeza que um parasita que perde tempo pixando quem não conhece na internet não deve ter feito nem 10% disso.

Abandonou a propria distro: Tem razão.

pegou a fama de outra distro de graça: Depende, foi um mix de vários fatores, primeiro isso de pegou é meio estranho né? Afinal todo mundo viu que a utilização do nome foi aprovada pelo Morimoto e porque será que ele concordou? Primeiro, poderia ser uma continuação do Kurumin onde ele não teria mais trabalho; Segundo, se vingasse seria um projeto que poderia trazer benefícios para o GDHN; Terceiro sim eu queria aproveitar um nome forte para continuar fazendo o que eu já fazia, nada de anormal nisso.

pega artwork e script dos outros: No comments, se juntar todas as contribuições que já recebi para os projetos (que sou muito grato por elas) não dá 10% das coisas que fiz.

e agora vem insultar o criador do Kurumin, clamando os méritos do nome pra si: Coisa de maluco, primeiro que não me pronunciei em lugar algum tirando a entrevista que concedi ao Meiobit, segundo, além de não me pronunciar não insultei ninguém, terceiro, quando que clamei méritos do nome para mim? Infelizmente a cachaça realmente tira as pessoas da realidade, criam fantasias em suas mentes e saem escrevendo bobagens por aí, só para se sentir mais aliviado de tanta baboseira.

Pra finalizar, iniciar o Kurumin NG foi um erro, mas não me arrependo nada, pude materializar um pouco das idéias que tinha em minha cabeça, fui imaturo em achar que projeto de distro “pessoal” ainda funcionava e fui imaturo em não tentar manter o projeto por mais tempo, mas aprendi a lição e carregarei para o resto da vida, isso que é importante.

Peço desculpas aos veículos de comunicação pela confusão, mas vocês devem concordar que quem a iniciou não foi eu, o Morimoto que nunca se prontificou para ajudar em nada no projeto de uma hora para outra decide que ele acabou, e o pior, coloca a questão em público. Minha parte de ficar calado eu fiz, não respondi comentários e nem irei responder, este site ficará no ar por mais uma semana e depois sairá do ar, assim como o site do Kalango, e vamos seguir com a vida, erros cometidos, lições aprendidas, o círculo se completou e estou pronto pra outra (calma, nada de projetos parecidos com isso, vamos partir para algo onde as pessoas para me insultarem precisarão falar na minha cara e não se esconder atrás de nicknames e etc).

Já me sinto aliviado por me distanciar desta bomba, o que era para ser prazeroso se tornou meu pior pesadelo, agora só falta comemorarem o fim de mais um projeto nacional e surgir uma nova reencarnação do Kalango/Kurumin, os anos passam mas as pessoas continuam sendo as mesmas, tão previsíveis, incluindo eu.

Para quem insistir em me apedrejar quero lembra-los de que os comentários aqui são moderados e que ao longo do texto eu assumi que errei, não precisa me lembrar disso.

Aos amigos que fiz, até logo (por e-mail, msn e etc) e aos que se tornaram meus inimigos sem nem me conhecerem bye bye.


*******************************************************************************

O Carlos Miromoto (fundador do Kurumin) e o José Queiroz (um grande contribuidor do Projeto) se pronunciaram. Apesar de eu ser usuário Ubuntu espero que as coisas mudem de rumo e o Kurumin possa voltar, pois sendo um projeto nacional, contribuiu de forma gigantesca para a propagação do Linux.

Caso isso não aconteça, espero que os desenvolvedores e colaboradores do Kurumin possam continuar seus excelentes trabalhos contribuindo em outras distros.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2009, 00:16 por cadubts »

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Será que o Kurumin-NG acabou!?
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2009, 16:20 »
Descanse em paz.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Será que o Kurumin-NG acabou!?
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2009, 17:58 »
Iniciei pelo Kurumin, e hoje me despeço desta grande distro! Abriu uma grande janela para a inserção de brasileiros no mundo do software livre e infelizmente está sendo encerrado em uma péssima fase (Kurumin NG). Fica aqui minha gratidão eterna ao projeto Kurumin, ao Carlos Marimoto idealizador de tudo isso, e ao Leandro que resgatou o projeto e deu o máximo de si para manter o famoso Kurumin.

Creio que o espaço de grande distro nacional, com este acontecimento, será tomado pelo BigLinux (em alguns anos). Enquanto o Kurumin 7 ainda estiver em condições de uso (digo o 7 pois o NG é uma cópia barata do Kubuntu).

[LUTO!]
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2009, 13:28 »
o leandro tem razao, vc faz 99%, e quando deixa de fazer 1% pra completar a totalidade, tudo o q fez nao tem valor nenhum, quando será q as pessoas nos darão valor pelo q fazemos e nao pelo q deixamos de fazer? afinal, perfeito só existe um, DEUS.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2009, 13:47 »
O Kurumim foi a primeira distro que usei, a primeira vez que vi um Linux na minha frente foi quando bootei o live da distro no meu PC. Pra mim foi no Kuruma que tudo começou. Lamento por sua descontinuidade.

Offline alahara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2009, 14:13 »
Meu primeiro contato com o Linux não foi com o KURUMIN, tampouco o usei, mas foi através do site GDH e de pessoas como Leandro e o próprio Morimoto que eu pude compreender melhor o mundo da informática, mas precisamente o mundo LINUX.

Muitas vezes somos tomados pela vaidade e cometemos erros e, no caso do Leandro APLAUDO DE PÉ sua atitude de humildade em assumir os erros. Ele deu um enorme passo em seu amadurecimento pessoal. Infelizmente são remédios amargos que nos fazem crescer.

Leandro, se ler este post, fique sabendo que tem agora um fã. E não tenha medo de iniciar novos projetos, pois agora sabemos que, depois do que passou, não cometerá os mesmos erros, o que já é ótimo e trará mais credibilidade a seus trabalhos.

 Morimoto, se estiver lendo, veja que já sou seu fã há muito tempo e, peço-lhe que continue sendo esta pessoa maravilhosa que é, lembrando sempre que, como pessoa respeitada e conhecida no mundo linux brasileiro, infelizmente terá de agir como tal. É o preço da fama.

Acho que é da filosofia do Linux sobretudo a união de pessoas, mesmo as que não se conhecem pessoalmente.

Offline Himitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • SA BO NIM, KIENLHE!
    • Ver perfil
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 22:32 »
Curto e grosso, mas objetivo: Quanto menos melhor!

Pra mim, um menor número de distros significa uma qualidade maior.

Acho que seria o único jeito do Linux ir pra frente no segmento que ele é inexpressivo, o de Desktops: Cair o número ridículo  de distros para que juntas, possam investir no melhor de cada uma e retirar os problemas de todas. Além de agradar a indústria de jogos e programas.

Enfim, meus pêsames.
PC: AMD 4400x2 - A8N-Sli - 2GB DDR1 G.Skill - Extreme 450W - EVGA 7800GTX KO
Notebook: Sony Vaio VGN-FW455J

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 22:47 »
 :-X
é lamentável tudo isso! ele abandonou uma comunidade que era super admirada como foi o kalango e assumiu um projeto e não aguentou a pressão. Que isso cara a comunidade gdh é comunidade fortíssima aqui no Brasil em termos de gnu linux e esperava  que  você apenas desse atenção ao excelente projeto que foi o kurumin, mas tenho certeza que tem outros excelentes desenvolvedores querendo assumir a posição.
 :(
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2009, 22:48 por carioca »
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 10:03 »
Desculpa perguntar, esse é o Kurumin que vinha nas revistas?
Ou apenas uma versão? como o Livre S.O? (ex).?

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:44 »
Teve o Kurumin 1, 2, 3, 4, 5, ,6 e 7 que eram live cds, os primeiros vinham em mini.
Daí o projeto acabou.
Daí, o morimoto se uniu a uns outros, (morimoto=criador do kurumin 1 a 7) e fez o NG, que mudou a base dele e NÃO TEM A VER COM OS 1~7
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 09:09 »
Teve o Kurumin 1, 2, 3, 4, 5, ,6 e 7 que eram live cds, os primeiros vinham em mini.
Daí o projeto acabou.
Daí, o morimoto se uniu a uns outros, (morimoto=criador do kurumin 1 a 7) e fez o NG, que mudou a base dele e NÃO TEM A VER COM OS 1~7

só para acrescentar o kurumin nova geração ou kng estava sendo desenvolvido pelo leandro que foi o desenvolvedor do ex kalango (que fez tanto sucesso como kurumin) que era um remaster do kurumin. abraços.

fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 12:33 »
Iniciei o no linux junto com o lançamento do k7.

Quando o Morimoto anunciou  o seu fim fiquei muito triste.

Fui um dos que estava lá no inicio do projeto VLK ( Vida Longa Kurumin) que buscava criar o K8 aos moldes do K7 e inclusive o projeto responsável pela criação do SP para o K7. Mas tive de sair quando o estudo para desenvolver o VLK estava atrapalhando minha vida pessoal e profissional.

Me animei quando foi anunciado que o Leandro iria continuar mas aí um usuário do FGdH postou uma nota com os cometários de alguns colaboradores  do Kalango que repudiavam a forma que o Leandro tratava as colaborações e o acusavam de uma possível usurpação do trabalho deles por não por os créditos, isso me deixou triste e quando no dia seguinte esse poste foi apagado eu resolvi procurar outra distro ( isso ainda nas versões alfa se não me engano).

 O que vi desde então foi a transformação do kuruma num kalango e aos poucos a história do kalango se repetido até esse final triste. É uma pena, o kuruma foi um diferencial em solo nacional e merecia um final melhor do que esse pastelão.  :'(
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 13:42 »
Quando o kurumin começou era difícil achar uma distribuição funcional feita para o usuário final. Hoje temos muitas (ubuntu, mandriva, fedora, opensuse, etc), então é difícil "um cara" competir com uma equipe de desenvolvimento, até mesmo do ponto de vista de testar a distro em busca de bugs. Não acho que vc precisa criar uma distribuição para contribuir para a comunidade Linux. Eles podem continuar contribuindo mesmo sem possuir sua distro.
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 23:02 »
É um tema delicado de se opiniar, e até já fui mal interpretado aqui por minha convicções, e lendo muito sobre o acontecido, penso que: técnico ñ é administrador e vice versa.
Talvez seja um dos segredos do Ubuntu, ter um administrador p/ liderar, enquanto os técnicos ficam livres p/ criar.
A história da Apple mostra bem isso c/ a dupla Steve Job e Steve Wozniak.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Kurumin NG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Fim do Kurumin-NG!
« Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2009, 13:23 »
Instalei o Kurumin NG no meu laptop e estou gostando. Está funcionando bem e fazendo atualizações normalmente. Terei algum problema se continuar com o Kurumin? Vcs recomendam que eu migre para o Ubuntu?