Autor Tópico: A Experiência diz: Não atualize aplicativos no seu Ubuntu - parte 2 - Firefox  (Lida 2108 vezes)

Offline rdlf0512

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Olá,
Certa vez eu li no blog do gutocarvalho.net ( http://gutocarvalho.net/wordpress/archives/779 ) sobre uma nova versão do Firefox
Lá dizia como fazer em poucos passos no terminal.

Tudo certo, o ṕróximo passo seria fazer uma linkagem
Código: [Selecionar]
ln -s /etc/alternatives/<diretório do flash>Funcionou depois de penar um pouco. A instalação do flash não foi feita automaticamente no Firefox 3.0.6, como vocês podem perceber, e não tinha como fazer com que ele enxergasse o Novo Flash que eu tive que instalar, após remover manualmente o que já se encontrava na pasta alternatives. Mesmo assim, pro Firefox 3.0.6 funcionar direito tive que remover o já existente 3.0.5 pelo terminal e fazer a (re)instalação do 3.0.6 a partir de um arquivo que dessa vez eu baixei (o anterior foi baixado pelo terminal usando este código:)
Código: [Selecionar]
su -

cd /opt/

wget http://mozilla.mirror.facebook.com/firefox/releases/3.0.6/linux-i686/pt-BR/firefox-3.0.6.tar.bz2
...
Depois de tudo isso, o novo Firefox finalmente funciona com flash.
Em compensação, todas as vezes que ele é iniciado, pelo menu ou por um atalho na desktop, ele verifica a compatibilidade dos add-ons e me notifica que "novos" add-ons foram instalados. (os que já estavam instalados no 3.0.5)
E um carinha do IRC Ubuntu channel ainda me disse "vc vai se arrepender de fazer isso se não for pelo Update Manager"
Mas se eu for pelo UM, ele vai me empurrar um monte de driver que meu note com placa de vídeo intel não precisa, como driver nv, nvidia, intel, sis...e por aí vai.
Pena que nosso UM não é como o do mandriva: inteligente pra escolher que atualizações realmente precisam ser baixadas e instaladas ao invés de pegar tudo e já sair instalando...

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: A Experiência diz: Não atualize aplicativos no seu Ubuntu - parte 2 - Firefox
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:02 »
O do Mandriva 2009.0 é superior, mas não pelo que vc ta dizendo. O que o Mandriva faz, é reconhecer logo na instalação os drivers que vc não precisa, e então ele os remove. O UM do ubuntu atualiza qualquer pacote que vc tenha instalado na máquina e que saia uma versão nova. Ou seja, se vc remover o "nv" ele não vai instalar o "nv". O que o UM não faz é reconhecer que sua máquina possui vga intel e remover os drivers desnecessários!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: A Experiência diz: Não atualize aplicativos no seu Ubuntu - parte 2 - Firefox
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 11:44 »
Olá,

Você conhece o Ubuntuzilla?
É um instalador das atualizações do Firefox para o Ubuntu.
Uso já há uns dois anos e sempre funcionou direito.
Dá uma pesquisada aqui no Fórum ou no Google para saber mais.
O Ubuntuzilla está no Synaptic, não precisa baixar nada.

Abraço

Flavio

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: A Experiência diz: Não atualize aplicativos no seu Ubuntu - parte 2 - Firefox
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 12:34 »
Olá.
Particularmente, não lembro de ter problemas com qualquer tipo de atualização. =/
Mas acredito sim, que possa acontecer.

De toda forma, casos como esse do Firefox (que lançou o 3.0.6), prefiro aguardar a versão via repositório oficial.

[]'s
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM