Autor Tópico: Programas da Receita Federal (RESOLVIDO)  (Lida 9611 vezes)

Offline alahara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Programas da Receita Federal (RESOLVIDO)
« Online: 06 de Fevereiro de 2009, 19:31 »
Olá a todos!
Uso o Ubuntu 8.10 e tenho o JAVA 6 instalado, inclusive consigo entrar em sites de bancos e outros que usam java normalmente.
No entanto, ao instalar o arquivo ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin que é da Receita Federal, o java me retorna a mensagem: "Unable to Lauch the application". Apliquei as permissões para o arquivo executar, tentei instalar pelo terminal e nada.

Ficaria muito grato com a ajuda dos colegas, pois faço declarações do imposto de renda e este ano gostaria de ter meu trabalho centralizado em uma estação LINUX.

Obrigado

ps.: Só estou corrigindo pois o problema não está só com programas da Receita Federal, mas com qualquer aplicativo que tento executar.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 21:26 por alahara »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 18:11 »
Olá, alahara

Lendo seu tópico me interessei e fui ao site da receita federal. Verifiquei que o programa SRF 2009 não está disponível para download.
http://www.receita.fazenda.gov.br/download/ProgramasPF.htm

Logo se voce baixou de outro lugar que não o da receita federal, apague o mesmo e não confie nele.

De qualquer forma o comando ficaria mais ou menos assim:

1) Abrir um terminal (consola) como superusuário e ir na pasta onde voce baixou o programa =>Ex.: cd /home/alahara
2) listar para se certificar que ele está realmente nesta pasta => Ex.: ls-l
3) dar permissões para execução do mesmo => Ex.: chmod -x <nomedoprograma>.bin
4) Sabendo o caminho de seu java => Ex.: /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin

Mas aqui temos um erro, pois um programa java tem a extensão .jar e não .bin

Então assumindo que seja um executável binário e não um java, siga os passos de 1 a 3 e use o comando em terminal ./ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin

Aí ele roda.

Novamente lembro que voce não deve usar nada que não seja de sites confiáveis. Esqueça baixaqui, superdownloads e similares.
Espere a receita disponibilizar o programa no dia 1º de março.

[],s

alarcon

  • Visitante
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:20 »
Olá, alahara

Lendo seu tópico me interessei e fui ao site da receita federal. Verifiquei que o programa SRF 2009 não está disponível para download.
http://www.receita.fazenda.gov.br/download/ProgramasPF.htm

Logo se voce baixou de outro lugar que não o da receita federal, apague o mesmo e não confie nele.

De qualquer forma o comando ficaria mais ou menos assim:

1) Abrir um terminal (consola) como superusuário e ir na pasta onde voce baixou o programa =>Ex.: cd /home/alahara
2) listar para se certificar que ele está realmente nesta pasta => Ex.: ls-l
3) dar permissões para execução do mesmo => Ex.: chmod -x <nomedoprograma>.bin
4) Sabendo o caminho de seu java => Ex.: /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin

Mas aqui temos um erro, pois um programa java tem a extensão .jar e não .bin

Então assumindo que seja um executável binário e não um java, siga os passos de 1 a 3 e use o comando em terminal ./ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin

Aí ele roda.

Novamente lembro que voce não deve usar nada que não seja de sites confiáveis. Esqueça baixaqui, superdownloads e similares.
Espere a receita disponibilizar o programa no dia 1º de março.

[],s

O comando para dar permissão de execução seria chmod +x ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin (pelo terminal e na pasta que contém o binário) e não chmod -x ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin no meu entender, pois o -x estaria retirando a opção de execução e o +x adicionando a permissão de execução ao binário de instalação, ou estou errado?

Depois seria só executar, pelo terminal e na pasta que contém o binário, o comando:

./ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin

Agora é óbivio que o java6 da SUN tem de estar instalado e sendo o padrão do sistema, pois pode ser  que você já tenha o java opensource (openjdk) instalado por padrão e que pelo menos em versões antigas do Ubuntu não funcionava direito.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 19:29 por alarcon »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:23 »
Olá, alahara

Lendo seu tópico me interessei e fui ao site da receita federal. Verifiquei que o programa SRF 2009 não está disponível para download.
http://www.receita.fazenda.gov.br/download/ProgramasPF.htm

Logo se voce baixou de outro lugar que não o da receita federal, apague o mesmo e não confie nele.

De qualquer forma o comando ficaria mais ou menos assim:

1) Abrir um terminal (consola) como superusuário e ir na pasta onde voce baixou o programa =>Ex.: cd /home/alahara
2) listar para se certificar que ele está realmente nesta pasta => Ex.: ls-l
3) dar permissões para execução do mesmo => Ex.: chmod -x <nomedoprograma>.bin
4) Sabendo o caminho de seu java => Ex.: /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin

Mas aqui temos um erro, pois um programa java tem a extensão .jar e não .bin

Então assumindo que seja um executável binário e não um java, siga os passos de 1 a 3 e use o comando em terminal ./ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin

Aí ele roda.

Novamente lembro que voce não deve usar nada que não seja de sites confiáveis. Esqueça baixaqui, superdownloads e similares.
Espere a receita disponibilizar o programa no dia 1º de março.

[],s

o comando para dar permissão de execução seria chmod +x ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin e não chmod -x ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin no meu entender, pois o -x estaria retirando a opção de execução e o +x adicionando a permissão de execução ao binário de instalação, ou estou errado?

Sim alarcon, você está certo quanto a adicionar/remover permissões, porém eu seguiria mais a dica do Tota...

alarcon

  • Visitante
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:31 »


Sim alarcon, você está certo quanto a adicionar/remover permissões, porém eu seguiria mais a dica do Tota...

Se você está se referindo ao cuidado em se baixar programas como esse em sites de terceiros sem ser do próprio desenvolvedor, eu concordo plenamente com você e o Tota.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:33 »
Principalmente em se tratando de um programa supostamente em nome da receita federal, que vai perguntar de documentos a contas de bancos e bens capitais...

Offline alahara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:49 »
Gente, primeiro obrigado pela força, mas acho que não fui claro:

Tenho o JAVA instalado, mas, quando vou executar o binário vem esta mensagem:

"Não foi possível exibir "/home/aspire3650/Desktop/IRPF2008linuxv1.0.bin".
Não existe aplicativo instalado para esse tipo de arquivo"

Sei que tenho o Java pois estou usando os sites de banco e outros que usam JAVA normalmente.

Seria o caso de remover e reinstalar o JAVA? E, neste caso como eu faria isto?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:10 »
Ok... o motivo da discussão era você ter mencionado estar tentando instalar o programa da Receita Federal versão 2009 (que ainda não foi lançado por eles), por isso estávamos lhe alertando.

Tente seguir estas instruções:
Instalando Java Sun 6 Update 12 no Ubuntu 8.10
Desculpem ter colocado somente o link, mas é que o texto é longo e com figuras, também não sei se é a última versão, mas nada que não dê para adaptar

Offline alahara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:29 »
Ok... o motivo da discussão era você ter mencionado estar tentando instalar o programa da Receita Federal versão 2009 (que ainda não foi lançado por eles), por isso estávamos lhe alertando.

Tente seguir estas instruções:
Instalando Java Sun 6 Update 12 no Ubuntu 8.10
Desculpem ter colocado somente o link, mas é que o texto é longo e com figuras, também não sei se é a última versão, mas nada que não dê para adaptar

Obrigado mais uma vez, e por favor peço paciência, pois minha intenção é tentar usar o máximo de aplicativos de escritório no Linux.

Pois bem, verifiquei se o java estava instalado e tive a confirmação: "Sua versão do Java é Version 6 Update 10. Clique no botão abaixo para obter o Java recomendado para o seu computador." O que me leva a deduzir que o java está instalado normalmente com a versão dos repositórios do UBUNTU.

O que está me chamando a atenção é a frase: Não foi possível exibir "/home/aspire3650/Desktop/jre-6u12-linux-i586.bin". Não existe aplicativo instalado para esse tipo de arquivo

Está aparecendo sempre que tento executar algum arquivo bin, quer seja ele da Receita Federal ou outro qualquer. Porque ele está falando que não existe aplicativo instalado para este tipo de arquivo, e porque fala que não pode exibir ?


alarcon

  • Visitante
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:31 »
Ok... o motivo da discussão era você ter mencionado estar tentando instalar o programa da Receita Federal versão 2009 (que ainda não foi lançado por eles), por isso estávamos lhe alertando.

Tente seguir estas instruções:
Instalando Java Sun 6 Update 12 no Ubuntu 8.10
Desculpem ter colocado somente o link, mas é que o texto é longo e com figuras, também não sei se é a última versão, mas nada que não dê para adaptar

Obrigado mais uma vez, e por favor peço paciência, pois minha intenção é tentar usar o máximo de aplicativos de escritório no Linux.

Pois bem, verifiquei se o java estava instalado e tive a confirmação: "Sua versão do Java é Version 6 Update 10. Clique no botão abaixo para obter o Java recomendado para o seu computador." O que me leva a deduzir que o java está instalado normalmente com a versão dos repositórios do UBUNTU.

O que está me chamando a atenção é a frase: Não foi possível exibir "/home/aspire3650/Desktop/jre-6u12-linux-i586.bin". Não existe aplicativo instalado para esse tipo de arquivo

Está aparecendo sempre que tento executar algum arquivo bin, quer seja ele da Receita Federal ou outro qualquer. Porque ele está falando que não existe aplicativo instalado para este tipo de arquivo, e porque fala que não pode exibir ?



Abre o terminal e digita isso aqui:

sudo update-alternatives --config java

cola aqui o resultado para eu ver qual é o java instalado e sem tem mais de um instalado e qual é o em uso no momento.

===EDITADO===

Só a título de informação, para o Ubuntu 8.10 32bits o java6 da sun se instala assim, pelo terminal:

sudo apt-get update

sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 20:34 por alarcon »

Offline alahara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com instalação de aplicativos
« Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:34 »
Apareceu a seguinte mensagem:

aspire3650@aspire3650:~$ sudo update-alternatives --config java

Existem 2 alternativas que fornecem 'java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
 +        1    /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
*         2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão
  • ou digite o número da seleção[/i][/i][/i]:




Offline alahara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com instalação de aplicativos
« Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:37 »
Apareceu a seguinte mensagem:

aspire3650@aspire3650:~$ sudo update-alternatives --config java

Existem 2 alternativas que fornecem 'java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
 +        1    /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
*         2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão
  • ou digite o número da seleção[/i][/i][/i]:




Estou usando a seleção numero 2.

alarcon

  • Visitante
Re: Problemas com instalação de aplicativos
« Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:38 »
Apareceu a seguinte mensagem:

aspire3650@aspire3650:~$ sudo update-alternatives --config java

Existem 2 alternativas que fornecem 'java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
 +        1    /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
*         2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão
  • ou digite o número da seleção[/i][/i][/i]:




Veja você tem os dois javas instalado (o openjdk e o da sun), mas pelo indicado (o *) o da sun já é o usado por você. Se ainda tiver dúvida é só teclar o número 2 para que ele seja o padrão a se utilizar.

Offline alahara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com instalação de aplicativos
« Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:40 »
Apareceu a seguinte mensagem:

aspire3650@aspire3650:~$ sudo update-alternatives --config java

Existem 2 alternativas que fornecem 'java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
 +        1    /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
*         2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão
  • ou digite o número da seleção[/i][/i][/i]:




Veja você tem os dois javas instalado (o openjdk e o da sun), mas pelo indicado (o *) o da sun já é o usado por você. Se ainda tiver dúvida é só teclar o número 2 para que ele seja o padrão a se utilizar.

Em pesquisas na internet foi isto que me recomendaram e estou usando a opção 2. Mas não sei o que está me impedindo de executar aplicativos, pois quando usava a versão 7.10 e 8.04 instalava os programas normalmente.

alarcon

  • Visitante
Re: Programas da Receita Federal
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:42 »
Se o que vc está querendo executar está na área de trabalho, talvez o erro que vc está passado é por que o caminho tem espaços, prefira sempre colocar na sua pasta de usuário dentro da home até por que ao ir no menu Aplicações > Acessórios > Consola ou terminal ele já vai ser aberto nesta pasta o que já facilita as coisas, sendo só necessário executar o comando, pois o arquivo já vai estar nesta pasta, mas é preciso dá permissão de execução antes ao arquivo da forma já explicada.


Ou o caminho está errado.

Ou o nome do arquivo a ser executado está errado.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 20:44 por alarcon »