Autor Tópico: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7  (Lida 8717 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Online: 07 de Fevereiro de 2009, 17:02 »
Nesse link que está em inglês mas os gráficos são fáceis de ver as diferenças qualquer leigo entende.
Você verá a diferenças por exemplo entre tempo em segundos de instalação do Ubuntu versões 8.10 e 9.04 e Windows Vista e 7.
Quantos cliques de mouse são necessários para instalar o Ubuntu e o Windows.
Diferença entre gigabites de espaço usado em disco pelo Ubuntu e Windows.
Diferença entre tempo de boot entre Ubuntu vs Windows.
Diferença entre tempo de shutdown (desligar) entre Ubuntu vs Windows.
E outras coisitas mais...
http://www.tuxradar.com/content/benchmarked-ubuntu-vs-vista-vs-windows-7

DEIXEM SUA OPINIÃO, PARA AVALIAÇÃO.
OBS: MAS SOMENTE SOBRE OS ITENS DO GRÁFICO, SEM LERO-LERO DO PORQUÊ AS PESSOAS USAM WINDOWS OU LINUX.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 17:20 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 17:12 »
Só não percebi o porquê do boot deles ser tão lento. No meu ubuntu 8.04 demorava 32 segundos e, depois, no 8.10 demorava 29 segundos. Os resultados deles são um pouco mais do dobro dos meus. Para além disso, o meu computador é um portátil, por isso o disco é mais lento e o processador é bem mais fraco (é apenas um core duo).

Quanto aos resultados do ext4, fiquei surpreendido pela negativa. Pensei que ele iria realmente fazer a diferença, no entanto a diferença é mínima.

Gostava que fizessem uma comparação entre o ext e o reyserfs  ::)
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 17:14 por Cláudio Novais »

Offline fabioal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 17:17 »
Bacana a comparação, muita coisa eu já sabia, afinal eu uso Ubuntu e tenho o Vista em outro HD, mas o que mais impressiona é o espaço em disco que cada sistema utiliza.

Até hoje eu me pergunto o porque do Windows Vista ou 7 usar tanto espaço em disco só para o sistema operacional, é absurdo a diferença se comparado ao Ubuntu que vem com várias aplicações instaladas.

[]'s

Offline alahara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:08 »
Seria melhor se este benchmark fosse feito por alguma empresa ou órgão independente, Tuxradar, claramente ligado ao linux deixa um pouco suspeito que eles poderia estar "puxando a sardinha".

Mas, na minha vida prática, sinto esta vantagem do Ubuntu e o atestado de "ruindade" do Vista.

Uma pena que este benchmark olhou aspectos técnicos, queria ver no quesito instalação para um usuário leigo. Eu, por exemplo sempre apanho ao instalar um programa no Linux e acabo dando um reboot e instalando do Windows.

Tentei há pouco instalar um programa da Receita Federal no Ubuntu, não consegui e estou esperando resposta do forum. Fui ao Windows e dei um "next next finish" e já posso rodar o programa.

Infelizmente esta é a realidade: Linux é mais rápido, mais seguro, mais bonito, mais configurável mas ainda está precisa se aproximar mais das pessoas comuns.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 11:34 »
A diferença foi gritante em muitas aspectos. O que mais me surpreendeu foi o número de cliques para instalar o Ubuntu e pra instalar o Windows. O que era o calcanhar de aquiles do Linux virou o ponto mais forte: menos cliques que o Windows e muito menos tempo. E alguns falam: Pô! Mas a diferença é pouca pelo tanto de GB que o Windows copia pro HD...

Tá, ok... Pergunto: Qual instalação é mais eficiente? Uma que copia dezenas de GB para o HD e que depois tenho que instalar um monte de drivers e programas ou uma que gera uma instalação de apenas 2GB com software completo de edição de imagens, suíte completa Office, gravador de CD completo...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 17:09 »
Eu não compreendi pq aumentarm o números de cliques do 8.10 pro 9.04.
Acho que a facilidade do instalador do 8.04 deveria voltar...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline agusmao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2009, 10:11 »
alahara,

Você já tentou instalar o programa da Receita usando o Wine?

Sempre que eu preciso de um programa Windows que não encontro no Linux eu instalo pelo Wine e roda direitinho.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2009, 12:07 »
Só não percebi o porquê do boot deles ser tão lento. No meu ubuntu 8.04 demorava 32 segundos e, depois, no 8.10 demorava 29 segundos. Os resultados deles são um pouco mais do dobro dos meus. Para além disso, o meu computador é um portátil, por isso o disco é mais lento e o processador é bem mais fraco (é apenas um core duo).

Quanto aos resultados do ext4, fiquei surpreendido pela negativa. Pensei que ele iria realmente fazer a diferença, no entanto a diferença é mínima.

Gostava que fizessem uma comparação entre o ext e o reyserfs  ::)

tche, o boot do ext4 é absurdamente mais rápido. pelo menos comparando Jaunt com Intrepid.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2009, 22:45 »
alahara,

Você já tentou instalar o programa da Receita usando o Wine?

Sempre que eu preciso de um programa Windows que não encontro no Linux eu instalo pelo Wine e roda direitinho.

Precisa mais disso não cara!  O programa desse ano é simples d+ para instalar!

Abre o terminal e digita ./programa.bin   e pronto, abre a tela de instalação, cria icone, tudo perfeito.  O mesmo para o Receita Net.

Offline fabiodobill

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Comparação em gráficos entre Ubuntu 8.10, 9.04 Vista e Windows 7
« Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2009, 09:42 »
já era altura de reformular o tempo de boot do ubuntu...
também noto o meu ubuntu um pouco lento no boot...mas nada comparado com o vista...
mas o shutdown é um piscar de olhos...:)
talvez agora com a nova versão 9.04 com a utilização ext4 isto melhor..