Sabe o que acho mais gozado? As vezes tenho a impressão de que a grande maioria de usuários do Linux fica feliz da vida em usar um sistema operacional "feito só pra quem manja do assunto", ao invés de tentar ao máximo facilitar o acesso a ele a todos os usuários, e simplificar a vida daqueles que a querem mais simples. Claro que quem sabe o que tá fazendo quer compilar os próprios programas, mas pra quem apenas usa o computador, quanto mais fácil melhor.
Eu acho que por mais que se crie interfaces que simplifiquem a vida do usuário final, o Linux, pela própria filosofia Open Source sempre terá como fazer as coisas da forma mais complexa (e geralmente melhor), já que sempre haverá acesso do usuário avançado a qualquer parte do S.O.
Usuário comum não quer mexer em configuração avançada, geralmente já se assusta se mudarmos o papel de parede ou o ponteiro do mouse. Só que quanto mais usuário comum por aí usar Linux, melhor pro mundo Linux em geral. Como vocês esperam que pequenas empresas instalem Linux em seus terminais, sem noção de que isso não é tãããão impossível quanto dizem por aí? O cara usa windows em casa, po! E vive ouvindo por aí "linux é coisa de técnico, de quem manja, blablabla".
Mostre a ele o quanto os aplicativos para Linux são maduros, que existem soluções prontas e gratuitas para uma série de itens que nem existem para windows. Expliquem a ele e demonstrem, como o custo de manutenção será mais baixo a longo prazo. Que ele não terá problema com vírus, e raramente, hackers. Olha só, dá até pra usar home-banking razoavelmente tranquilo!
É isso que nós, que defendemos o uso do open-source, temos que fazer: Mostrar pros usuários que Linux não é coisa de técnico. Que dá pra ele usar em casa na boa. Que ele vai falar por msn, mandar e-mail, fazer planilha, desenho, o raio que o parte como faria no Windows, muitas vezes melhor (outras não). Teu amigo tá com dificuldade? Vai lá, instala pra ele, mostra como faz. Cansei de ver gente quase desistir de linux porque não conseguiu habilitar efeitos 3d, mesmo numa nVidia da vida. O quase ficou porque sempre vou lá, e dou um jeito de resolver o problema pra pessoa.
1 mês depois disso geralmente temos mais um defensor fervoroso do open source no mundo, livre de virus, clicando feliz em todo e-mail que diz "clique aqui", mesmo sabendo que é virus de windows. hehehehe
Ps: Soltarei rojões no dia em que a Canonical mudar esse tema human horroroso cor laranja-cor-de-cocô-de-regdoll (só quem tem um desses gatos pra saber, a cor é igual e também fede pra diabos) vai me ajudar pra caramba a convencer meus conhecidos a partir pro Open Source. Por enquanto ando recomendando uma distro Ubuntu-based chamada Linux Mint, que tem se mostrado show de bola! Aqui ainda tô de Ubuntu, mas vou partir pro Mint já na próxima atualização do Ubuntu (a do Mint parece que sai junto). Recomendo o Mint!
Segue a explicação sobre ele da Wikipedia:
Linux Mint é uma distribuição de Linux baseada no Ubuntu, com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios. Diferencia-se do Ubuntu por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que no Ubuntu são feitas de modo texto. Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas, similar ao menu K do KDE. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione "out-of-the-box"; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite. A concepção da interface de usuário é um pouco diferente, incluindo:
* Uma interface de usuário distintos e semi-independentes, incluindo um melhorado do gerenciador de boot, layout do desktop, temas de gráficos, e menu exclusivo.
* Um forte foco em plena funcionalidade (por exemplo: drivers de WiFi íncluídos, plugins completos para reproduzir formatos de mídia, resolução de tela automaticamente definido, etc. O Mint também inclui o Adobe Flash Player para que os utilizadores possam ver sites como YouTube, sem ter que instalar qualquer outra coisa.
* As ferramentas do Mint, correspondem a uma coleção de utilitários de sistema cuja utilidade é tornar o sistema de gestão e administração mais fácil para usuários finais.
O ciclo de lançamentos do Linux Mint é irregular e utiliza uma numeração sem casas decimais (p. ex.: "Linux Mint 7", em comparação com "Ubuntu 9.04"). Os nomes-código são em geral nomes de mulheres -- a versão atual, baseada no Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) recebeu o nome de "Gloria".