Microsoft preocupada com Ubuntu? Acho que sim, mas não muito. Enquanto tivermos menos de 1% de mercado e as deficiencias que temos não há por que se preocupar.
O trio Opensource/Linux/Ubuntu perderam de novo o bonde da história, com o fracasso do lançamento do Vista, se as distribuições Linux tivessem as configurações mais automaticas, com uma maior estabilidade do sistema (sistema a prova de falhas, reparo automatico), com visual mais aprimorado, inovações de recursos e com um office mais eficiente a MS teria sofrido um ataque colossal.
Agora com o Windows 7 a MS tentará se redimir e mais uma vez teremos de correr atrás do prejuízo.
Hoje o Ubuntu e as distribuições em geral estão cada vez mais automáticas, mas está demorando demais para termos um sistema User frendly.
Até um tempo atrás tudo erra feito na unha e até hoje por exemplo o X no Ubuntu é configurado via linha de comando. (adoro linha de comando, mas para quem começa isso é penoso demais). Falta ferramentas, agrupadas de preferência e de fácil uso.
Acredito que muitos aqui pifaram a parte grafica ao instalar os drives da Nvidia ou da ATI ou quando fizeram uma atualização.
E o visual parece que acordaram e estão dando a volta por cima, mas já deveriam ter feito isso antes.
O Openoffice é legal(gosto dele), mas no dia a dia não tem pra ninguém o MSoffice é imbatível. Trabalho há muito tempo só com o Openoffice no meu trabalho e volta e meia tenho que colar conteúdo de internet no MSoffice por que no Writer trava tudo e as imagens simplesmente não colam.
Repetir linha em planilhas, colar inserindo linhas ou colunas, visual feio e layout não usual, inicialização lenta são algumas de tantas dificuldades que encontramos no Openoffice e que os usuários que tentam migrar fogem que nem Diabo que foge da Cruz.
O Linux precisa urgente de um Office com recursos, desempenho, facilidade de uso e design atraente. Pois a Microsoft não seria o que é hoje se não tivesse o seu MSoffice.
Quem quer migrar e tem arquivo PST é uma loucura, tem que importar via Thunderbird no Windows depois sim colar a pasta thunderbird no Linux, O Evolution até a versão anterior não tinha esta ferramenta automática e a galera ainda quer ganhar participação? Quanta dificuldade acho que poucos são masoquistas como Eu e tantos que ajudam o Linux a se desenvolver.
Enfim temos que ser mais agressivos e competentes para ir ganhando espaço e quem sabe na próxima vacilada da Microsoft O Ubuntu ganhe mais participação e avance fortemente sobre a concorrência.
Na minha opinião além do que disse acima, uma das travas do desenvolvimento do Linux é o visual do Gnome (o Gnome não tem pra ninguém em desempenho e recursos , mas os contornos das janelas, o GTK2 estão ultrapassados e precisa ser remodelado urgente, mas os caras são conservadores e daqui uns tres anos quem sabe, deve sair o GTK3.
No mais se o Linux comecar a ter mais usuários, naturalmente teremos oferta de drivers, programas nativos tipo Adobe, Corel, Jogos de última geração e ai sim será a revolução, não digo que seremos o SO número 1 mas o Linux será um SO de respeito, muito diferente do que acontece hoje.