Autor Tópico: Apache2 só em localhost  (Lida 9503 vezes)

Offline f.sivas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Apache2 só em localhost
« Online: 10 de Fevereiro de 2009, 03:12 »
Acabei de fazer a instalação do Ubuntu com o LAMP mas não consigo fazer com que o site fique visível do exterior. Ainda não mexi em nenhum ficheiro de configuração. Através do Localhost consigo aceder mas do exterior não dá nada.
Tenho um router mas a porta está configurada correctamente para direcionar os pedidos da porta 80 para o ip 192.168.0.101 que é o ip da máquina.
Já andei á procura mas não consigo encontrar nenhuma solução.
O que é preciso configurar para o site ser acedido do exterior?
Obrigado.

Offline roan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Apache2 só em localhost
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 07:39 »
No arquivo /etc/apache2/ports.conf, veja se está :
Código: [Selecionar]
Listen 80
Que ele já deveria ouvir na porta 80, tanto pelo ip interno, quanto externo. Você pode especificar aí um ip específico também.

Abraço.

Offline f.sivas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Apache2 só em localhost
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:37 »
Sim está, mas não tem nenhum ip configurado

Offline f.sivas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Apache2 só em localhost
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:39 »
É normal o Apache funcionar só em localhost em uma instalação limpa, sem mexer nas configurações?
Já não sei o que hei-de fazer mais... :(

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Apache2 só em localhost
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:50 »
Seu provedor de internet libera a porta 80?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline f.sivas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Apache2 só em localhost
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:38 »
Sim. Tenho aqui outra máquina que está a rodar com o windows + apache e sempre deu certo.
Acabei de testar a ver se o router tinha algo a ver com isso mas mesmo ligado directamente ao modem não dá
alguém sabe me dizer se está bem assim?:
Código: [Selecionar]
# netstat -tap
Active Internet connections (servers and established)
Proto Recv-Q Send-Q Local Address           Foreign Address         State       PID/Program name
tcp        0      0 *:www                   *:*                     LISTEN      4771/apache2   
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 11:55 por f.sivas »

Offline TcoupLoad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Apache2 só em localhost
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 15:12 »
f.sivas é assim...
1º isso do netstat diz-te apenas que o apache esta a espera de conecções nao tens nada para o exterior ate pk nao tens "nome" para o mundo... do genro sapo.pt... mas isso podes criar um facilmente na pagina no-ip.com... depois tens de descarregar o noip2 e configurar (isso do noip2 é feito em sudo ou root)

2º se o teu ISP (provedor dito em brasileiro) for uma ISP para clientes domesticos e se não for por cabo (do genero da TVCABO) mas sim por linha analogica (linha de telefone) nao te vão permitir a porta 80 por isso na criação de endereços no no-ip.com faz o redirect para a porta 8080 ( o que faz com que nem todos consigam aceder ao teu site de qualquer lado)

3º vais a ficheiro de configuração das portas do apache2 (/etc/apache2/ports.conf) e alteras ou adicionas a porta 8080 e de segida escreves /etc/init.d/apache restart  para que a porta que introduziste seja activada.

(esta foi a minha historia por isso é que a sei tao bem)  ;D

4º no teu router (routeador dito em brasileiro) tens de configurar a secção de DNS se tiveres. Para quem não sabe DNS é uma zona onde a maquina não esta abrangida pela firewall ou seja todos acessos externos vao para a essa maquinas.

5º por defeito as paginas do apache estão em /var/www/ este endereço esta configurado em /etc/apache2/sites-available/default . Cada PASTA que adiciones em www é um site diferente. Se nao colocares nenhum index na pasta www quando a acederes a localhost as pastas e ficheiros que la se encontram serao apresentado em forma de lista.

esta explicado qualquer duvida ando por ai algures... ou manda mail... ou PM... eu passo ca regularmente!

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Apache2 só em localhost
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 17:45 »
Aproveitando o tópico, criei uma pequena rede usando um cabo crossover aqui em casa. Numa ponta está um note que recebe conexão 3G, e na outra está meu PC. Coloquei o IP 192.168.0.1 no notebook e compartilhei a Internet. No meu PC instalei o Ubuntu Server e segui religiosamente o seguinte tutorial:
http://www.howtoforge.com/perfect-server-ubuntu-8.10-p7
Porém, no lugar de sever1.example.com, coloquei filipotardim.com.br, em todos os lugares onde ele aparecia.
No momento estou no note, acessando o ISPConfig pelo firefox através do IP do meu PC 192.168.0.100:81, mas não consigo de maneira nenhuma colocar o domínio filipotardim.com.br para funcionar.
Alguém que tem experiência na área poderia me dar um help? O tutorial não agrange mais nada a partir desse ponto.