Autor Tópico: HOWTO : Compilar Novo Kernel  (Lida 32475 vezes)

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: HOWTO : Compilar Novo Kernel
« Resposta #30 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:37 »
aloha!!

Tem algum  livro  sobre kernel  em  Portugues?

100=
Caissara

Desenvolvimento do Kernel do Linux
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=159590&ID=BD69A6787D9020F10222B0693

Sinopse: "Desenvolvimento do kernel do Linux" analisa o kernel do Linux com enfoque na assistência aos programadores, para que compreendam melhor o sistema operacional e se tornem mais eficientes e produtivos em sua codificação. Abrange o kernel do Linux 2.6, inclusive muitos de seus novos e interessantes recursos, como o cronograma O(1), o kernel antecipado, a nova camada E/S de bloco e os novos cronogramas de E/S. Seu conteúdo detalha os subsistemas maiores e recursos do kernel do Linux, inclusive projeto, implementação e interfaces. Os detalhes importantes da Ciência da Computação e do projeto do sistema operacional também são discutidos. Aborda o kernel do Linux sob dois ângulos: o teórico e o aplicado, o que deve atrair os leitores com interesses e necessidades variados. O autor, um desenvolvedor do kernel básico, compartilha conhecimento e experiência valiosos sobre o kernel do Linux 2.6. Os tópicos específicos abordados incluem o gerenciamento do processo, o cronograma, o gerenciamento do tempo e os sincronizadores, a interface de chamada do sistema, o endereçamento da memória, o gerenciamento da memória, o cache da página, o VFS, a sincronização do kernel, os problemas de portabilidade e as técnicas de depuração.

Faça a cotação do livro no site www.jacotei.com.br.
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: HOWTO : Compilar Novo Kernel
« Resposta #31 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:52 »
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline ec2lrg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: HOWTO : Compilar Novo Kernel
« Resposta #32 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 18:34 »
Estou com um problema aqui aparentemente é com o link para o header do Kernel.

Mesmo eu gerando e instalando o source e o header do Kernel (compilei o kernel 2.6.28-5), em algum lugar fica faltando o update do link do Header, assim eu rodo o kernel 2.6.28-5 mas se alguma instalação, caso os drivers da ATI, Webcam e etc ... que precisam adicionar algum modulo, acabam procurando o Header do kernel Generic.

Outro problema é o arquivo modules.dep (lib/modules/2.6.28-5), quando inicializo com o kernel compilado, acusa que não pode ler o modules.dep, mesmo que este arquivo exista.

Procurei alternativas mas até agora nada feito.

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: HOWTO : Compilar Novo Kernel
« Resposta #33 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 13:30 »
A quem interessar, segue uma tradução antiga do que é apresentado no help(descrição) do xconfig.Útil para compreender cada opção e na decisão do que marcar ou desmarcar.

Link
http://www.4shared.com/file/22052803/71b3d3d8/opcoes_do_kernel.html?dirPwdVerified=621b4cff

obs.: Lembrem-se que podem faltar descrições de várias opções novas, aí só pesquisando... mas sei que este arquivo ajudará ;)
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7