Autor Tópico: [RESOLVIDO] Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10  (Lida 8174 vezes)

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10
« Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:19 »
Tenho visto vários tópicos com soluções para o problema... mas não consigo resolver por nenhum deles...

Então estou com o seguinte problema...

Não consigo fazer o modem MD300 da Sony Ericsson pegar no meu Ubuntu 8.10 ... embora já tenha lida vários tutoriais, não consigo fazer com que o tal dispositivo ttyACM0 (ou USB0, ou variações de ambos) funcionem... e já sei do problema das aspas, também resolvi isso, mas continuo com problemas, o sudo wvdial não me leva a lugar algum, só reclama do tal ttyACM0, sei que a solução para o problema passa pelo sistema, ele tem que enxergar o modem e não a unidade de disco do MD300...

Então, queria saber se alguém possui alguma informação extra/mais detalhada..
Agradeço desde já..
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2009, 19:30 por Shakmatton »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:32 »
Caro usuário você criou no mínimo 3 mensagens no fórum sobre este problema.

Normalmente trancamos as mensagens mais novas, porém para evitar trancar este tópico estou trancando as demais, mas por favor não crie mais nenhuma mensagem relacionada a ele fora daqui.

Caso contrário teremos que trancar o tópico também, afim de manter o fórum organizado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline CelsoCG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 23:49 »
Já tentou esse tutorial? http://laudecioliveira.org/blog/?p=70
Esse tutorial me parece que resolverá, é simples e explicativo.
Procure evitar tutoriais que parecem um jornal, eu resolvi um problema de DNS da Claro apenas adicionando # numa linha de um script.
OBS.: Tente editar pelo sudo gedit /etc/...................., eu acho o vim chato pra editar
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009, 00:17 por CelsoCG »

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 08:56 »
não entendi muito bem essa do jornal... bom não lembro tmb de ter visto um tutoerial nesse formato..

Ah, e esse foi o primeiro tutorial que tinha achado...

Caso não consiga... queria saber se tem como fazer este modem funcionar do mesmo jeito que falam estes tutoriais, só que no Ubuntu 7.10 ...

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10
« Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 15:37 »
O problema eh que no 8.10 é reconhecido como pendrive.
Tenta isso: http://www.mundolunga.com/2008/10/claro-3g-no-ubuntu-804-modem-sony-d300.html
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 19:30 »
Neste domingo de carnaval, eu vi a luz...

Finalmente estou conectado. No Ubuntu. Com net banda larga.

Se por acaso alguém estiver por aqui, procurando a solução, é o seguinte (naum vou postar detalhadamente passo-a-passo), preste muita atenção e copie exatamente o que está sendo passado. (Procurem tutoriais, na net todos são basicamente parecidos, aqui eu vou só dizer ao que se deve prestar atenção)

Não fuja uma vírgula, um espaço em branco, um parágrafo que seja do original.
E reescreva todo lugar que tiver aspas, escrevendo as mesmas vc mesmo, para garantir que o terminal entenda exatamente a sua fonte de aspas e não a que vem do HTML...

Se tudo isso for feito então na hora do comando que manda vc dar um restart, então aparecerá automaticamente uma mensagem do Ubuntu de Remoção insegura de dispositivo, e isso é normal.

Algumas coisas :

É ttyACM0 (zero) , e não ttyACMO (letra o) ...

Escreva Init2 = AT+CFUN=6 , ao invés de Init2 = AT+CFUN=1 (faz com que a rede seja forçada a entrar no modo HSDPA 3G, e não no EDGE 2G)...

No terminal não é só wvdial.conf, e sim sudo gedit/etc/wvdial.conf (ou vim, no lugar de gedit, depende do que vc quiser usar).

No terminal digitar wvdial, e ver o q acontece, comigo sempre conecta de segunda, então sempe tente de novo caso não consiga (querendo use CTRL+C para parar a tentativa de conexão).

Expliquei assim porque assumo que o grosso do tutorial já está em poder do internauta, e os links são fáceis de achar, tanto aqui no orkut como em fóruns mais especializados...

É isso.

Ia me esquecendo.. querendo usar o Gnome-ppp, antes de clicar em Detectar modem, mude ttyACM0 para ttyACM1, que ele sozinho vai fazer o ttyACM0 ser reconhecido assim... aí sim vc clica em detectar e depois é só conecta

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10
« Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2009, 18:08 »
Muito bom o tópico, ajudo bastante lol, agora estou com um pequena dúvida, tenho a impressão que a conexão esta mais lenta no ubuntu, alguém sabe como "afinar" o script para deixar a conexão um pouco melhor ??

Offline Hiro2009

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2009, 17:37 »
Oi pessoal eu tbm estou com o mesmo problema + eu já consegui fazer uma boa parte oq falta é o gnome-ppp para o Ubuntu 8.10 AMD 64?

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Claro 3G - Modem MD300 Sony Ericsson X Ubuntu 8.10
« Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2009, 10:45 »
eu sempre usei pelo esquema do terminal, ou seja, wvdial uma vez, aí ele pára, eu dou CTRL+C, ele vai de segunda e conecta... o gnome-ppp eu não lembo direito o porque mas devia ter alguns probleminhas com ele, ou não queria bagunçar s config. dele, já que tmb usava a net discada nele...

quanto a velociade, sempre achei melhor no linux que no windows, mas sei que tem uma parada que vc pode fazer no firefox para agiliar a conexão (tenta essas palavras chave no google, deve ajudar), mas nomomento eu to limitado pela Claro, e tah uma porcaria a conexão, espero que não seja desculpa pra ficar assimpra sempre, na época que consegui conectar foi só alegria, só ficava ruim a partir das 7 horas da noite...

boa srte aí pessoal...