Autor Tópico: [Duvida]sincronizar mp3/pc  (Lida 3365 vezes)

Offline geleka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
[Duvida]sincronizar mp3/pc
« Online: 18 de Fevereiro de 2009, 16:50 »
eu tenho uma pasta e um mp3 e gostaria que houvesse um script que os sincronizasse de forma bidirecional ,eu li sobre o   rsync   mas não encontrei nda muito claro e gostaria a atenção dos menmos do forum
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2009, 11:24 por geleka »
esse jogo eh soda!!!!\\/\\/\\/\\/\\/\\/\\/

Editado pela moderação

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: [Duvida]
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 21:51 »
bom, eu nao sei resolver o seu problema, mas posso te ajudar a chamar atenção do pessoal.... edita o nome do assunto para algo mais atrativo tipo ""sincronizar mp3/pc""", porque o pessoal le o cabeçalho e ve ""duvida"" e passa por cima sem ler..... valeu""
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline geleka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: [Duvida]sincronizar mp3/pc
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 08:17 »
Editado
esse jogo eh soda!!!!\\/\\/\\/\\/\\/\\/\\/

Editado pela moderação

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: [Duvida]sincronizar mp3/pc
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 06:05 »
Para sincronizar uma pasta utilizando o rsync poderia utilizar esse comando:
rsync -Cravzpu origem destino

Da forma bidirecional que precisa, se eu entendi, basta inverter em seguida.
rsync -Cravzpu destino origem.

Ex:
rsync -Cravzpu /home/geleka/Músicas/MP3/* /media/disk/musicas/   # Sincronizando sua pasta com o mp3.
rsync -Cravzpu /media/disk/musicas/* /home/geleka/Músicas/MP3/   # Sincronizando agora o mp3 com a pasta.

Detalhando:
rsync -Cravzpu = comando para sincronizar.
/home/geleka/Músicas/MP3/* = pasta em seu computador com os mp3.
/media/disk/musicas = seu mp3
Serão sincronizados também subdiretórios e seus arquivos, respeitando a data de alteração.

Script para sincronizar duas pastas.

Exemplo:
Abra o gedit e cole o conteúdo abaixo salvando com o nome sincronizarmp3
#!/bin/bash
rsync -Cravzpu /home/geleka/Músicas/MP3/* /media/disk/musicas/
rsync -Cravzpu /media/disk/musicas/* /home/geleka/Músicas/MP3/

As duas linhas é para sincronizar inversamente.

Depois de salvo, de o comando no terminal já dentro da pasta onde esta o arquivo criado: sudo chmod +x sincronizarmp3 para transformá-lo em executável e pronto.
Basta rodá-lo com esse comando dado de dentro da pasta onde esta o arquivo: ./sincronizarmp3
Se jogar o arquivo no /usr/bin com o comando sudo cp sincronizarmp3 /usr/bin/ ,basta abrir o terminal e digitar sincronizarmp3 de onde quer que esteja.
Pode criar um lançador ná area de trabalho e informar que o mesmo deve executar em um terminal e o comando é /usr/bin/sincronizarmp3, ai você sincroniza com um duplo clique.

Uma forma mais elaborada abaixo, caso tenha seis pastas, por exemplo, e tenha que sincronizar todas elas.
as pastas teriam os nomes 106, 107, 108, 109, 110 e 111.
Abaixo, ao rodar o script, se um arquivo fosse alterado ou adicionado em qualquer uma pasta, como a 108, por exemplo, ao término da sincronização, todas as pastas estariam iguais, com o arquivo alterado ou adicionado.

#!/bin/bash
origem=106
destino=107
until [ $destino = "0" ]; do
    rsync -Cravzpu /home/geleka/$origem/* /home/geleka/$destino/
    destino=`expr $destino + 1`   
   if [ $origem -eq 111 ] && [ $destino -eq 112 ]; then
      destino=0
      fi
   if [ $destino = "112" ]; then
      origem=`expr $origem + 1`
      destino=106
   fi   
done

Mais duvidas, pergunte.
Um abraço.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2009, 21:52 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: [Duvida]sincronizar mp3/pc
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2009, 23:38 »
Tenho um problema semelhante, mas diferente: eu não consegui achar player algum que sincronizasse um playlist no celular; no WMP, havia uma guia sincronizar, então eu fazia um playlist ali e ele mandava tudo pro celular, criando inclusive a hierarquia de pastas. O problema é que eu tenho 12GB de músicas e o rsync não resolve meu problema, uma vez que não quero (nem consigo) passar todas as MP3 pro telefone. Tentei um programinha do repositório chamado syncropated! que não consegue ver o dispositivo de armazenamento em massa, seja o telefone, pendrive ou cartão de memória. Tentei até o Amarok e o Exaile mas nenhum tem essa função.

Como vocês ubunteiros mais antigos fazem? Copiam as músicas uma por uma?

Obrigado
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Clarisbadeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: [Duvida]sincronizar mp3/pc
« Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2012, 22:25 »
movimentando o fórum depois de 3 anos...
eu resolvi meu problema seguindo esse blog: http://usemoslinux.blogspot.com/2010/06/como-usar-rhythmbox-para-sincronizar-tu.html

 cria um arquivo ".is_audio_player"

como é oculto (tem o ponto no começo)  aperta ctrl +h  e abre o arquivo criado,

dentro desse arquivo coloca:
audio_folders=mp3/
folder_depth=1
 onde "mp3" é o nome da pasta onde o reprodutor vai colocar as músicas (no WMP é Music) e em folder_depth é a "profundidade da pasta" ou seja, se colocar 1 ele vai colocar todas as pastas dentro da pasta mp3 (sem nenhuma outra subpasta), vai ficar varias pastas do mesmo artista mudando o album (tipo Iron Maiden - Best of The Beast e Iron Maiden - Brave Now World), quando  coloca  2 ele cria uma pasta pro artista e dentro dessa pasta os albuns do artista

eu uso o Rhythmbox
eu criei uma lista de reprodução, cliquei com o botão direito no mouse na pendrive (vai estar em dispositivos), selecionei a aba Sincronizar e escolhi a lista de reprodução,

ai é só clicar com o botão direito do mouse no dispositivo e Sincronizar com a Biblioteca