O problema dessa solução que você mostrou o link é que nela se está passando opções na hora de carregar os módulos das placas de som. Por isso a necessidade de usar root para modificar e de reiniciar o computador a cada modificação. Essa solução só serve para algo que você quer mudar definitivamente.
Como você quer flexibilidade, o que você procura é oferecido pelo pulseaudio (servidor de som usado no gnome hoje em dia).
Instale o pacote padevchooser pelo synaptic. Rode o padevchooser e ele será acrescentado na área de notificação.
Clique nele e no menu veja se em "Default Sync >" é listado suas diversas placas de som. Se sim, acho que mudando aí você terá o que deseja.
Isso já deve ser suficiente, mas apenas os programas que você abrir depois da mudança irão para a placa recém selecionada.
Para mudar um som que já está tocando vá no padevchooser e escolha "Volume Control...". Na aba playback deve aparecer uma stream para cada programa tocando algum som. Você pode até mesmo mudar o volume de maneira diferente para cada stream e reduzir o volume do rhythmbox quando está conversando com alguém por voip, por exemplo. Para cada stream além do slider de volume você tem um botão para mute, um para "trancar os canais" e uma "setinha" que é um menu. Nesse menu acredito que você possa mover a stream de uma placa para outra.
O pulseaudio é bem flexível, você pode até mesmo mover o som não para outra placa, mas para outro computador na rede (rodando o servidor do pulse). Já pensou em como seria estar no notebook em casa e mandar o som para aquele seu desktop que está ligado no som da sala? As possibilidades são enormes.