O Football Manager 2009 continua na lista dos jogos compatíveis nos sistemas Linux (Ubuntu inclusive), desde que tenha um sub-sistema Win32 API instalado (o Wine, evidentemente) e
hardware actualizado (muito importante!)
Antes de começar deve verificar se o computador obedece aos seguintes requisitos mínimos:
- O computador deve ter
obrigatoriamente uma placa gráfica 3D com um
mínimo de 128 MB de RAM-Video.
- Somente as placas gráficas ATI, NVidea e Intel são suportadas pelo jogo, desde que tenha mais de 128 MB de RAM-Video e suporte para pixel-shaders 2.0. Em termos práticos, qualquer placa abaixo do modelo ATI X1300 (a do meu computador), da série 7 da Nvidea ou algumas placas Intel on-board com pouca memória não são suportadas e podem nem correr o jogo.
- O jogo faz uma verificação do hardware gráfico logo na inicialização, e caso não cumpra os requisitos, simplesmente não correrá. Aparecerá o célebre erro: "Cannot initialize graphic system"
- É necessário instalar as últimas versões dos drivers proprietários das placas gráficas, especialmente nas NVideas que possuem alguns bugs.
- O jogo exige um mínimos de 1 GB de RAM para correr, pode ser possível correr com 512 MB, mas para jogos baseados em bases de dados maciças, tendo 2 GB de RAM ou superior incrementa o desempenho.
- Ter um processador dual-core, incrementa a performace do jogo, e deve ser pelo menos superior a 1 GHz.
Regra geral, deve-se instalar a última versão do Wine a partir do site oficial desta aplicação. Testei na versão 1.1.13, e correu perfeitamente. Na versão 1.1.15 não foram registados problemas. Quando instalar o Wine, corra a aplicação
winecfg para configurar correctamente:
- A melhor opção é escolher a versão "Windows XP", embora o modo "Windows Vista" seja perfeitamente compatível.
- Aproveite para configurar o som, e escolha opção ALSA.
O único problema que terá é durante a instalação, conforme veremos em seguida:
1. Insira o DVD do jogo e aguarde pela identificação do mesmo. Assim, abra a pasta do seu conteúdo e clique em setup.exe (Associe os executáveis com o Wine, se necessário).
2. O instalador recorre a uma máquina virtual Java (incluída no DVD) minimizada que corre automaticamente. (Caso ocorra um crash, actualize os drivers da placa gráfica, ou alterne com o ambiente KDE/Gnome que pode contornar o problema).
É aqui que surge o principal problema: os écrans aparecem todos brancos! Trata-se de um bug do DirectDraw do WIne que ainda não foi devidamente corrigido.
3. Assim, para poder instalar o jogo, terá que efectuar uma sequência de teclas para contornar este bug gráfico.
Prima Enter para fechar a primeira janela (a janela WineConsole
não deve ser fechada), que depois inicia o processo de instalação.
Prima Enter para continuar a introdução do programa (que ainda não podemos vê-lo, somente no Windows)
Aceite a licença, premindo a seguinte sequência de teclas: três Tab seguidos, uma tecla de espaços, quatro Tab seguidos e ainda um Enter.
Aceite a pasta de instalação padrão (C:\Programas\Sports Interactive\Football Manager 2009), premindo: dois Tab seguidos, uma tecla de Espaços, três Tab, e Enter para finalizar.
Prima Enter para aceitar a instalação rápida e
não instalar o DirectX (isto estragava tudo, porque o DIrectX do WIne não deve ser substituído)
Prima ENter para confirmar as opções, e a instalação começara com outro Enter.
No meu computador, demorou 30 segundos para instalar o jogo, mas noutras máquinas poderá ser maior.
Quando terminar (abra a directoria do jogo para verificar se não há activadade), prima Enter para fechar o instalador.
4. Recomenda-se a instalação dos patches enviados pela produtora. Felizmente, basta clicar no executável para proceder a actualização. A actualização decorrerá sem procedimentos adicionais, basta clicar em Update.
5. Por fim, deve-se instalar algumas bibliotecas em falta. Caso seja necessário, instale o ficheiro d3dx9_38.dll a partir de sites como o
www.dll-files.com, e depois copie para a pasta windows/system32 do Wine.
O jogo necessita das bibliotecas runtime Microsoft Visual C++ 2005 que podem ser descarregadas através do site da Microsoft, recomenda-se também a instalação do Service Pack 1 do Microsoft Visual C++ 2005 inclusive. Depois clique nos executáveis para os instalar correctamente.
6. Findo tudo isso, reinicie o seu computador para reiniciar os drivers de vídeo adequadamente.
Antes de jogar, o jogo deve ser activado para ser uma cópia legal. Recomenda-se que actualize o activador, descarregando a actualização a partir do site SI Games, ou a partir deste link:
http://www.fmtux.net/index.php?action=downloads;sa=view;down=4 Uma vez descompactado na directoria do jogo, abra uma janela de terminal e execute os seguintes comandos:
cd .wine/drive_c/Programas/Sports Interactive/Football Manager 2009
wine activator -activate KEY
A cadeia KEY corresponde ao número de série do jogo que deve colocar como argumento, que caso seja correcta, activará correctamente o jogo.
Finalmente, basta clicar no ícone do jogo, ou no menu do sistema para começar a jogar!
Caso tenha hardware gráfico adequado e seguido o guia poderá começar a jogar em poucos minutos, incluindo o modo 3D (mesmo que em alguma placas no limite dos requisitos mínimos tenha um framerate baixo).
Divirta-se!