Autor Tópico: Problema de dependencias  (Lida 3821 vezes)

Offline MaikoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Linux - Beginner Ç.Ç
    • Ver perfil
Problema de dependencias
« Online: 17 de Junho de 2008, 23:44 »
Nao sei ao certo se essa é a sessao correta, mas nao sei em qual area esse problema se enquadra.

Ola pessoal, tenho um erro aqui ocasionado por mim mesmo e em sã consiciencia. =|


maiko@maiko-desktop:~/downloads$ sudo apt-get install firefox-3.0
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Reading state information... Pronto
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isso pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram tirados do Incoming.

Já que você solicitou uma única operação é bem provável que o pacote
esteja simplesmente não instalável e um relato de erro sobre esse
pacotes deve ser enviado.
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
  firefox-3.0: Depende: libcairo2 (>= 1.6.0) mas 1.4.10-1ubuntu4.4 está para ser instalado
               Depende: libpango1.0-0 (>= 1.20.1) mas 1.18.3-0ubuntu1 está para ser instalado
               Depende: xulrunner-1.9 (>= 1.9~rc) mas não vai ser instalado
E: Pacotes quebrados


surgiu depois que tentei instalar o firefox 3 (final) manualmente, apos a instalacao (copia da pasta extraida para /usr/share) o erro segmentation fault ocorria, eu meio ansioso pelo ff3 dei um locate firefox > ff3.txt e o que apareceu ali eu deletei e recopiei a pasta. Incrivelmente funcionou e eu estou usando ele agora, todas as extensoes antigas estao funcionando tbem (eu tinha feito backup) so que agora não instala o flash e creio que o motivo seja eu ter instalado de maneira tao brusca.

Entao tive a ideia de utilizar o apt-get para fazer a reinstalacao mesmo que seja para versoes beta ainda, e depois utilizar o "atualizar firefox" presente no mesmo (tinha me esquecido), mas qdo tento instalar o ff3 via apt aparece esse erro ai em cima, ja tentei reinstalar os pacotes um a um que apareciam como dependencia (uns até instalaram), mas eles estao numa dependencia ciclica de versoes.


Aguardo ajuda.

Abraços!
Linux - Beginner Ç.Ç

Offline MaikoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Linux - Beginner Ç.Ç
    • Ver perfil
Re: Problema de dependencias
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2008, 18:49 »
bump.


so é lido  :-\
Linux - Beginner Ç.Ç

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema de dependencias
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2008, 20:32 »
Ola, MaikoID,

Poucas respostas pois sua resposta está justamente no seu post.

Citar

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
  firefox-3.0: Depende: libcairo2 (>= 1.6.0) mas 1.4.10-1ubuntu4.4 está para ser instalado
               Depende: libpango1.0-0 (>= 1.20.1) mas 1.18.3-0ubuntu1 está para ser instalado
               Depende: xulrunner-1.9 (>= 1.9~rc) mas não vai ser instalado
E: Pacotes quebrados



Enquanto voce esta tentando instalar por ex. libcairo2 na versão >= 1.6.0 no mesmo momento seu sistema tem marcado para instalação o libcairo 1.4.10-ubuntu-4.4

Isto gera a inconsistecia apresentada.

Verifique no apt ou aptitude os pacotes quebrados e depois via synaptic quem esta instalado, remova, e ou reinstale

Aproveite (como sugestão apenas ) dar uma lida no manual do dpkg para ver como simular uma instalação e suas dependencias sem na realidade instalar.

Se tudo estiver ok, aí sim instale o pacote desejado.


Bom trabalho


[],s

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Problema de dependencias
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2008, 23:45 »
Faz o seguinte desinstala o firefox com purge:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge firefox-3.0 firefox-3.0-gnome-support
Depois vá rode o comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove
Depois tente instalar o firefox de novo.
« Última modificação: 19 de Junho de 2008, 23:48 por alessandro_ufms »

Offline MaikoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Linux - Beginner Ç.Ç
    • Ver perfil
Re: Problema de dependencias
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2008, 21:44 »
Bom pessoal agradeço a ajuda, mas agora ja é tarde, creio que por causa desse problema meu X nao iniciava mais, so o gmd, eu tinha que usar o Xterm pra ir usando o FF e procurando na net como resolver, entao, tentei de tudo que encontrei, tentei realmente nao formatar, porque eu customizo meu linux e fazer td de novo é um saco, mas nao teve outro modo, tive que formatar.

Tota, como eu tinha dito eu tentei reinstalar as bibliotecas faltantes/desatualizadas, mas ele praticamente entrou em loop de dependendicas, nao conseguia instalar nenhum das que precisava porque dependia de outra que dependia de outra e essa dependia da primeira ¬¬

alessandro: eu ja tinha tentado fazer isso sim, como nao foi o apt-get que instalou e sim eu manualmente, isso nao iria funcionar.


Abraço.

PS: por um acaso o ff3 versao final ja esta disponivel nos repositorios? Eu to usando o apt pra instalar mas so vem o beta 5.
Linux - Beginner Ç.Ç

Offline Vello

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problema de dependencias
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 15:56 »
Boa tarde!
Entrei neste topico tentando solucionar meu problema com sistema quebrado (nem o apt-get -f install tem resolvido - mensagem de erro apos tentar baixar alguns pacotes "E: Internal Error, Could not perform immediate configuration (2) on libc6" ). Caso alguem possa ajudar sobre isso ficarei grato.
Agora ajudando nosso colega a respeito do ff3. Tem este link bem interessante do Marcelo ( http://www.vivaolinux.com.br/dica/Pacote-do-Firefox-para-o-Debian-Etch-4.0-Linux ) que possui um pacote .deb para o ff3, ja que nao achei repositorios para o  Firefox. A principo ele instala o 3.04 em ingles , mas baixe o mais atual em pt_br, descompacte e coloque na pasta /opt/ff3 e pronto, perfeito, ultimo Firefox em pt_BR, fiz dezenas de vezes em varias maquinas e ta perfeito!

Espero ter ajudado ( e também ajuda :] )