Autor Tópico: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto  (Lida 19658 vezes)

Offline Luiz Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:28 »
Carlos Morimoto escreveu hoje a terceira parte de um tutorial sobre o Ubuntu. O site guia do hardware é uma excelente fonte de consulta, informações e notícias sobre  linux e sofware livre. Recomendo  a todos uma visita.

links:
http://www.guiadohardware.net/
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/pagina2.html
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu2/
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu3/

[ ]s
Luiz

Offline rborowski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 19:54 »
Muito bom! Vai pros favoritos.

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 18:42 »
Com certeza é o tuto mais explicativo que li.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2009, 08:29 »
O Morimoto é "o cara" quando se trata de escrever tutoriais.

Além do escrito para o Ubuntu, li recentemente o do Lenny (em duas partes) e o de atualização do Kurumin 7 para o Lenny, o que deve dar uma sobrevida ao "pequeno índio" que iniciou muitos brasileiros no Linux.

Pena ter visto aqui muitas críticas ácidas e a demonstração de pouco ou  nenhum respeito por ele (o Morimoto) quando foi postada a notícia da morte do Kurumin (do primeiro, não do NG, se é que essa "morte" também foi anunciada neste Fórum).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #4 Online: 26 de MAR?O de 2009, 20:32 »
pois é, eu também so passei a usar o linux depois do kurumin, pois o conectiva 4.0 não deu para iniciar,
sobre as criticas que ele sempre recebeu, trata-se das "esferas" mais altas do mundo Linux, onde existe muita competitividade e inveja.
Eu não atiro pedra nele... só agradeço.
E agora ele continua contribuindo para a comunidade.

Offline rodpaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • InforPaulo
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2009, 01:17 »
Eu também só tenho agradecer ao Morimoto, em Portugal havia dois nomes muito respeitados para mim: Carlos Morimoto e Gabriel Torres e ao vir para o Brasil em 2003 me refiz da minha frustração que tinha tido em 2002 ao tentar usar o RedHat e graças ao Kurumim do Morimoto me iniciei em Linux o que se mantem até hoje, aprendi e continuo aprender com Morimoto e este super forum em que a boa vontade em ajudar está sempre presente, Obrigado a todos.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2009, 09:31 »
Notem que ele fala : "o Ubuntu não é a mais fácil distribuição"

Ele tem razão, mesmo não sendo a mais fácil, ele tomou conta. Isso por causa do marketing, e do trabalho diferenciado.

O Morimoto mesmo, recomenda o Big Linux como distro.

O Big (eu uso os dois, além do gentoo), posso afirmar que é mais fácil e prático que o Ubuntu.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2009, 10:23 »
Notem que ele fala : "o Ubuntu não é a mais fácil distribuição"

Ele tem razão, mesmo não sendo a mais fácil, ele tomou conta. Isso por causa do marketing, e do trabalho diferenciado.

O Morimoto mesmo, recomenda o Big Linux como distro.

O Big (eu uso os dois, além do gentoo), posso afirmar que é mais fácil e prático que o Ubuntu.
Eu também gosto muito do Linux Mint que assim como o Big Linux é baseado no ubuntu.
Infelizmente por questões de patentes o ubuntu não pode trazer de origem essas facilidades que as distros comunitárias possuem.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2009, 14:29 »
Notem que ele fala : "o Ubuntu não é a mais fácil distribuição"

Ele tem razão, mesmo não sendo a mais fácil, ele tomou conta. Isso por causa do marketing, e do trabalho diferenciado.

O Morimoto mesmo, recomenda o Big Linux como distro.

O Big (eu uso os dois, além do gentoo), posso afirmar que é mais fácil e prático que o Ubuntu.
Eu também gosto muito do Linux Mint que assim como o Big Linux é baseado no ubuntu.
Infelizmente por questões de patentes o ubuntu não pode trazer de origem essas facilidades que as distros comunitárias possuem.

o Big nao traz por default. Na primeira carga do sistema, ele avisa que existem pacotes que são protegidos por patentes, e que o usuário pode ter ou não a possibilidade de instalar.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2009, 22:24 »
O Mint é tão bom que está em 3º no Distrowatch, atrás apenas do Ubuntu (1º) e do OpenSuse (2º).

O Big Linux também é ótimo, mas ainda não é tão conhecido lá fora quanto o DreamLinux (14º), a distro brasileira (que hoje só tem versão em inglês) melhor colocada.

E já que ambos, Big Linux e Mint, são baseados no Ubuntu, não havia motivo para, por exemplo, criar o Kurumin NG, que também é baseado no Ubuntu.

Se pegarmos as 15 primeiras distros do ranking do Distrowatch, veremos que apenas o Sabayon (11º) e o Arch (12º) não têm origem em Debian ou Red Hat, o que indica que o Universo Linux está carente de coisas novas, que fujam um pouco desses padrões. E investir nesses padrões para criar uma nova distro é apenas "criar mais do mesmo".

Não mencionei o Slackware (13º) porque acho que se trata de um caso a parte. Ele não é Debian nem Red Hat e é da "idade da pedra" do Linux. E para quem não sabe, o "Slack" tem uma filosofia toda própria (não facilita nada e empacota software exatamente como disponibilizado pelos desenvolvedores) e uma sólida base de usuários fiéis (quase "fanáticos", eu diria).
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 14:57 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Xy-Z3bra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2009, 01:48 »
O que o Ubuntu urgentemente precisa é ganhar velocidade, no mais estou satisfeito como usuário e o tutorial do Mestre Morimoto me tirou duvidas remanescentes.
Concordo com o pinduvoz, porém, cabe aqui pequenas ressalvas:
Citar
E já que ambos, Big Linux e OpenSuse, são baseados no Ubuntu, não havia motivo para, por exemplo, criar o Kurumin NG, que também é baseado no Ubuntu.
O openSUSE não tem nada a ver com o Ubuntu, no início, em 1992, a base era o Slackware que por falta de recursos passou a ser baseado no Jurix Linux, este já extinto, surgindo assim em 1996 o SuSE e que hoje utiliza pacotes .rpm, quando foi criado ainda nem se imaginava que um dia iria existir o Ubuntu.
O Sabayon não chega a ser uma distribuição original pois o mesmo é uma derivação do Gentoo, que utiliza instalação a partir de pacotes fontes e também aproveita os pacotes Debian (que não são otimizados para ele) com o Portage que é o seu instalador.
Quanto ao Slackware não vejo nenhum "bicho de sete cabeças" nele, pelo contrário como usuário encontrei muita facilidade em sua instalação, configuração, personalização, e instalação dos mais diversos softwares.

Parabéns ao Morimoto, ele é o "Cara do Linux", acompanho-o no site GdH e através de seus livros impressos que tenho quase todos os seus volumes impressos.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2009, 14:59 »
Já corrigi meu post.

O que eu quis dizer foi que o Big Linux e o Mint são baseados no Ubuntu (escrevi OpenSuse por engano) e já existiam quando o Kurumin NG foi criado.

Acho que eu estava com sono :-D.

Outros adendos.

1) Eu sei que a origem do Suse não é Red Hat, mas com o uso do rpm, como classificá-lo de outra forma?

2) Não disse que o Sabayon é algo novo, mas sendo baseado no Gentoo ele não é Debian nem Red Hat, como eu disse.

3) Também já usei Slackware e como sou um usuário com algum conhecimento não tive dificuldades, mas acredito que aqueles que não sabem nada de Linux têm sérias dificuldades com ele.
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 15:11 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2009, 16:13 »
... não têm origem em Debian ou Red Hat, o que indica que o Universo Linux está carente de coisas novas, que fujam um pouco desses padrões. E investir nesses padrões para criar uma nova distro é apenas "criar mais do mesmo"...

Tudo o que o mundo  NÃO PRECISA é de novas distros Linux...
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2009, 19:20 »
... não têm origem em Debian ou Red Hat, o que indica que o Universo Linux está carente de coisas novas, que fujam um pouco desses padrões. E investir nesses padrões para criar uma nova distro é apenas "criar mais do mesmo"...

Tudo o que o mundo  NÃO PRECISA é de novas distros Linux...

Concordo plenamente.

Em minha singela opinião, muitas distros deveriam ser eliminadas, não há necessidade de existir tantas

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre o Ubuntu - Carlos E. Morimoto
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2009, 19:44 »
... não têm origem em Debian ou Red Hat, o que indica que o Universo Linux está carente de coisas novas, que fujam um pouco desses padrões. E investir nesses padrões para criar uma nova distro é apenas "criar mais do mesmo"...

Tudo o que o mundo  NÃO PRECISA é de novas distros Linux...

Concordo plenamente.

Em minha singela opinião, muitas distros deveriam ser eliminadas, não há necessidade de existir tantas

E detalhe: Só essa diferença entre Debian X RedHat (falta de padrão) já é um grande motivo, aliás, uma grande barreira, para muitas empresas de software não investirem seu tempo desenvolvendo aplicações para Linux, e agora, o usuário pinduvoz propõe que devem, sim, existir mais distros Linux, diferentes dos padrões existentes, e mais e mais distros ainda... obviamente que esse modelo não dá certo e já deu a sua prova cabal, nos 1% de usuários Linux (acho até que é menos de 1% no desktop pessoal).

Com todo respeito, pindovoz, mas discordo totalmente do que falas.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!