Autor Tópico: [RESOLVIDO] (Rede Windows - Ubuntu) Problema a ler os mp3 na rede  (Lida 3654 vezes)

Offline [kAIOSHIN]

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Boas!

Tenho em casa uma rede Windows/Ubuntu, e queria no Ubuntu (meu laptop ligado por wireless) tocasse os mp3 do meu PC windows.

Eu consigo ver todas as pastas da rede, consigo ver as músicas, no entanto se carregar para ouvir, nenhum player as toca.
Só copiando para o disco do laptop...

Espero que tenham entendido a minha dúvida...

Obrigado
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2009, 18:04 por [kAIOSHIN] »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: (Rede Windows - Ubuntu) Problema a ler os mp3 na rede
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2009, 02:32 »
Ola, Talvez de certo se você montar a pasta de musicas do windows dentro de uma pasta no linux.

Vamos supor que a pasta no windows que contém os mp3 seja a pasta minhas musicas dentro de meus documentos e que a mesma esteja compartilhada com o nome de musicas.
Primeiro, no linux, crie uma pasta com qualquer nome, exemplo: mp3. Crie em qualquer lugar, pode ser dentro da pasta Músicas ou dentro da pasta home do seu usuário no linux. Vamos supor que você criou a pasta mp3 dentro do da pasta home e que seu usuárioé kaioshin.
ficando assim: /home/kaioshin/mp3

vamos supor também que o ip do micro com windows seja 192.168.10.1

Partindo dai, faremos o seguinte.

Instale o smbfs no linux, para isso, no terminal, digite:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install smbfs
Depois, de instalado, no terminal, de o comando:
Código: [Selecionar]
smbmount //192.168.10.1/musicas /home/kaioshin/mp3 -o username=USUARIO,password=SENHA
Explicando o comando:
smbmount = comando que montara a unidade
//192.168.10.1/musicas = ip do windows e o compartilhamento onde se encontram as musicas.
/home/kaioshin/mp3 = destino onde a pasta que contem as musicas no windows será montado.
-o username=USUARIO => Substitua USUÁRIO pelo usuário do windows para realizar a autenticação.
password=SENHA => Substitua SENHA pela senha do usuário do windows para realizar a autenticação.

No linux, abra a pasta mp3 que você criou dentro de /home/kaioshin e execute as musicas que estarão la.
Repare que os mp3 do windows vão estar dentro da pasta mp3 criada no linux e vai parecer que as mp3 estão no linux, mas elas apenas foram montadas nessa pasta, elas na verdade estão no windows, se você reiniciar o linux, a pasta mp3 criada no linux estará vazia até que de o comando novamente para montar a pasta no linux e, se você excluir as musicas dentro da pasta mp3 criada no linux, estará excluindo as musicas que estão no windows.

detalhe: se voce der o comando no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/init.d/rc.locale dentro desse arquivo que ira abrir digitar em qualquer local o comando:
smbmount //192.168.10.1/musicas /home/kaioshin/mp3 -o username=USUARIO,password=SENHA
Sempre que iniciar o linux a pasta sera montada automaticamente.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline [kAIOSHIN]

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: (Rede Windows - Ubuntu) Problema a ler os mp3 na rede
« Resposta #2 Online: 05 de MAR?O de 2009, 17:59 »
Quase Perfeito! Funcionou quase tudo! Muito obrigado pelo tempo perdido a explicar.  ;)

Só tem um pequeno pormenor:
 A pasta de musicas no Windows, tem varias sub-pastas, algumas com poucas musicas, essas consigo aceder bem.
 Mas a pasta principal onde tenho todos os Álbuns completos, não consigo aceder... Diz "incapaz de aceder. Talvez tenha sido apagado recentemente"...

  ???

Offline [kAIOSHIN]

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: (Rede Windows - Ubuntu) Problema a ler os mp3 na rede
« Resposta #3 Online: 05 de MAR?O de 2009, 18:04 »
Resolvido!
Era por causa do acento em "Álbuns..."

Muito obrigado mais uma vez pelo seu post. ;)

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] (Rede Windows - Ubuntu) Problema a ler os mp3 na rede
« Resposta #4 Online: 05 de MAR?O de 2009, 20:48 »
dinada! ;D
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.