Autor Tópico: Configurar rede SAMBA com múltiplos adaptadores de rede  (Lida 410 vezes)

Offline RageousRaccoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Configurar rede SAMBA com múltiplos adaptadores de rede
« Online: 29 de Fevereiro de 2024, 10:01 »
Olá.

Tenho em minha casa um PC com um Ryzen 2400G e uma A320M que uso como um 'servidor NAS', basicamente deixo filmes, músicas e coisas do tipo armazenadas nele para conectar os desktops ou notebook.

PORÉM, estou com um problema. Neste 'servidor NAS', tenho 3 portas de ethernet, uma RJ45 da placa mãe com 1000G de transferência e outras duras RJ45 da placa PCIE com um chipset intel i226-V de 2500G, nestas duas portas RJ45 da PCIE tenho uma conexão ponto a ponto com dois PC's com Windows 11, ambas conectadas em uma placa de rede USB-C 2500G, ou seja, o cabo sai diretamente de uma porta RJ45 da PCIE do 'servidor NAS' para a porta RJ45 da USB-C sem passar por swithcs ou coisas do tipo

Meu desktop 1, se conecta diretamente a porta ethernet do 'servidor NAS' da placa PCIE através da placa USB-C, e a rede onboard de 1000G da placa mãe se conecta ao modem para acesso a internet.

Meu problema é que preciso configurar o SAMBA do 'servidor NAS' para liberar o compartilhamento através dos IP's da PCIE diretamente para o IP do USB-C do desktop conectado.

Por padrão, o compartilhamento está funcional no IP estático da ethernet da placa mãe do 'servidor NAS' e desktop, estes que são conectados ao modem que possui 4 portas RJ45.

Exemplo: o 'servidor NAS' com IP estático na ethernet onboard com número 192.100.100.100 libera o compartilhamento para o IP estático também da ethernet onboard do desktop com o número 192.100.100.200.

Porém caso eu tente acessar a conexão ponto a ponto com o IP estático da placa PCIE e USB-C o compartilhamento não é liberado.

Exemplo: servidor com IP estático na primeira porta ethernet PCIE com número 192.100.100.101 utilizando o IP estático da placa USB-C do desktop com número 192.100.100.201, recebo a mensagem de erro dizendo que não foi possível achar o endereço e isso também interrompe a conexão com o IP estático padrão da ethernet onboard 192.100.100.100.

Então gostaria de saber como posso fazer para adicionar os endereços IP's estáticos da placa PCIE ao compatilihamento.

Já tentei usar o:

Código: [Selecionar]
hots allow = 192.100.100.201 192.100.100.202 # IP's estáticos das USB-C dos desktops
interfaces = 192.100.100.101/255.255.255.0 192.100.100.102/255.255.255.0 # IP's estáticos das portas da rede PCIE.
bind interfaces only = yes # para desativar o compartilhamento do IP estático onboard, já que pretendo limitar o acesso a esses dados a esses dois desktops

Estou utilizando o Ubuntu 22.04.4 versão desktop já que uso a GUI do 'servidor NAS'. O samba corresponde a versão atual do repositório e não foram feitas alterações no arquivo HOSTS ou coisas profundas do tipo. Única coisa adicionada foi o compartilhamento manual feito no /etc/samba/smbd.conf (se não me falha a memória do caminho).

Offline RageousRaccoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Configurar rede SAMBA com múltiplos adaptadores de rede
« Resposta #1 Online: 29 de Fevereiro de 2024, 22:56 »
Após muitos testes e reinícios, notei que há um comportamento estranho na coisa toda.

Quando eu desconecto o cabo da rede da placa mãe do 'servidor NAS' com Ubuntu, a rede de conexão direta entre o PC com Windows 11 e o servidor funciona normalmente e a toda velocidade. Parece que de alguma forma o samba tenta utilizar a conexão do adaptador padrão como prioridade e não redireciona a conexão para a placa PCIE, somente após essa desconexão física.

Existe alguma forma de verificar isso ou ter um relatório preciso onde eu possa comparar os valores e entender o problema?