Jheimison: vamos facilitar para o publico geral...
não custa na nada acessar o modem pelo navegador de internet e configura-lo ... geralmente 192.168.0.1 ou 10.10.0.1 ou algo parecido ( leia o manual) ... e digitar a senha e o login do roteador geralmente admin e admin ( leia o manual) ...acessa o portal adsl ( http://www.portaladsl.com.br/ ) que tem os números de configuração das operadoras .... ativar o dhcp e pronto....Tenho há uns quatro anos um provedor do sinal ADSL - a OI-Velox - e um provedor de acesso à Internet - a UOL, através dos quais acessava a Internet. Tinha eu mesmo configurado com alguma ajuda do suporte UOL uma rede wireless com um modem DLink DSL-500B e um roteador DLink DI-624, que me permitia o acesso não só através do PC (cabeado) como através de um notebook (wi-fi) . Em agosto 2011 instalei o Ubuntu 11.04 em dual boot com o Windows XP no meu PC. Com o XP consegui facilmente re-configurar a rede wireless seguindo o mesmo procedimento anterior em duas etapas, que o jheimison resumiu bastante e que detalho um pouco mais a seguir:
1) PC conectado ao ponto de acesso diretamente através do modem sem o roteador
- ligar o modem e o PC
- re-setar o modem pressionando o switch próprio e aguardando que os LEDs voltem a acender
- abrir o navegador seja o Internet Explorer ou o Firefox
- digitar 10.1.1.1 na barra de URLs (não sei se o endereço é o mesmo para outros modelos)
- abre uma tela inicial de configuração do modem
- seguir o manual então para entrar com dados que o programa vai pedir para configurar o modem não roteado.
- ao final o programa pede para fazer Save/Reboot, você aguarda uns dois minutos e o modem conecta à Internet.
2)PC conectado ao ponto de acesso através do modem com o roteador
- ligar o roteador antes de conectar ao modem e o PC
- re-setar o roteador da mesma forma que foi feito para o modem acima
- ligar o modem já configurado segundo o procedimento 1 e esperar estabilizar
- conectar o cabo Ethernet modem-roteador
-conectar o cabo Ethernet roteador-PC
- ligar o PC
- abrir o navegador seja o Internet Explorer ou o FIrefox
- digitar 192.168.0.1 na barra de URLs (não sei se o endereço é o mesmo para outros modelos)
- abre uma tela inicial de configuração do modem roteado
- seguir o manual então para entrar com dados de configuração da sua rede.
No caso do roteador D-Link há quatro grupos de funções a configurar: WAN - a conexão com a Internet,
LAN - a conexão da rede interna, WIRELESS - a conexão por sinal de rádio e DHCP. Há também configurações
a serem feitas no XP Windows.
Nas distribuições do Ubuntu que testei não consegui o mesmo sucesso. Achei que pudesse ser algo relacionado ao hardware do meu PC: uma placa Asus P5DVC-X com CPU Intel LGA 775 2.8GHz 1GRAM com placa VIA Rhine Family Fast Ethernet. Nesse meio-tempo tive um problema de vírus. Desinstalei tudo e voltei somente com o Ubuntu, agora com a ver 9.10 (tinha um CD confiável dela). Sem sucesso. Fique sem acesso à Internet um bom tempo.
Levei então o PC para uma oficina de serviços de TI e pedi que eles fizessem download e instalação da distribuição Ubuntu que conseguissem fazer conexão. Eles instalaram o Ubuntu 8.10 porém, ao voltar em casa, não consegui conexão nem mesmo com o modem sem roteador. Voltei ao suporte técnico on-line, desta vez da DLink, e seguindo instruções do tipo 1 acima consegui conectar enfim mas sem roteador. Curuss credo!
Agora estou tentando a etapa 2. Cheguei a conseguir mensagem de conexão mas caiu em seguida e não consegui mais retornar. Ao entrar com o endereço 192.168.0.1, não consigo sair daquela mensagem do Firefox: modem offline. Não adianta desmarcar que dá outra mensagem de erro: conexão não conseguida. Você testa o ping e dá o mesmo erro.
Li os posts aqui no forum e vi que a maior parte discute sobre modems não roteados. Há alguma sugestão mais recente sobre modems roteados. Vou testar alguma coisa editando via terminal o arquivo network interfaces e o dsl-provider, conforme sugestões do forum.
Se vocês puderem facilitar alguma sugestão além do mais, agradeço.