Autor Tópico: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)  (Lida 518580 vezes)

Offline glaiirton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #90 Online: 10 de Julho de 2007, 16:48 »
Olá, Alarcon. Obrigado pela ajuda mas tenho algumas dúvidas ainda. Desculpe meus conhecimentos tão superficiais. Sobre criar os arquivos de backup tenho duas considerações:

1) Os arquivos em questão já estão editados de acordo com o tutorial de Ceti.

2) Não sei como criar os de back up. Renomear? O arquivo não permite. Preciso de algum comando. Depois de criados os arquivos de backup, os originais devem ser deletados para serem recriados? Tá vendo como tô no escuro, cara.

Desculpa incomodar tanto, cara. Valeu viu!!! Vê se dá pra me ajudar com esse passo ai.

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #91 Online: 10 de Julho de 2007, 17:16 »
Olá, Alarcon. Obrigado pela ajuda mas tenho algumas dúvidas ainda. Desculpe meus conhecimentos tão superficiais. Sobre criar os arquivos de backup tenho duas considerações:

1) Os arquivos em questão já estão editados de acordo com o tutorial de Ceti.

2) Não sei como criar os de back up. Renomear? O arquivo não permite. Preciso de algum comando. Depois de criados os arquivos de backup, os originais devem ser deletados para serem recriados? Tá vendo como tô no escuro, cara.

Desculpa incomodar tanto, cara. Valeu viu!!! Vê se dá pra me ajudar com esse passo ai.

Desculpe-me se não fui claro, mas  quando quis dizer para fazer o backup dos arquivos era para você fazer o seguinte:

Abra um terminal em Aplicações > Acessórios > Terminal. Depois digite:

sudo mv /etc/network/interfaces /etc/network/interfaces_backup

isso moverá, ou melhor renomeará, o arquivo interfaces para insterfaces_backup na pasta /etc/network/

sudo mv /etc/ppp/peers/dsl-provider /etc/ppp/peers/dsl-provider_backup

isso moverá, ou melhor renomeará, o arquivo dsl-provider para dsl-provider _backup na pasta /etc/ppp/peers/

o comando sudo no inicio de cada comando é para que você tenha permissão de superusuário (root) para fazer as mudanças. A senha que é pedida para você digitar é a mesma que você usa para entrar no Ubuntu ok.

Atenção que isso é para você fazer antes de usar o tutorial do Ceti, pois o mesmo irá criar outro. Isso é apenas uma medida de segurança caso o criado não sirva e trave na entrada do ubuntu aí você volta para o original ok.
« Última modificação: 10 de Julho de 2007, 17:20 por alarcon »

Offline glaiirton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #92 Online: 10 de Julho de 2007, 18:40 »
É Alarcon, não dá mesmo. Segui todos os seus passos, criei os back ups, voltei pro tutorial do Ceti, e dá na mesma mensagem. Faço tudo igualzinho e essa coisa num vai nem a pau. De qualquer forma valeu pela ajuda. Eu vou ver um técnico sobre a placa de rede. Só pode ser essa a explicação!!!

Offline glaiirton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #93 Online: 16 de Julho de 2007, 23:05 »
Estou na seguinte situação, caros companheiros: Instalei o ubuntu 7.04 em um computador no meu escritório que usa rede com o servidor no windows xp (pq há resistência forte pelo pessoal aqui). Há como eu me conectar a essa rede? Meus conhecimentos são limitados, portanto queria saber que dados sobre a rede tenho que fornecer para que possam me ajudar, só sei que usa um proxi pra liberar a conexão velox (adsl) para os outros pcs.

Sobre meu pc doméstico que usa velox empresarial e logo a senha de acesso ainda é o número do telefone@telemat.com.br gostaria de saber se o tutorial do Ceti http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4731.0  para 6.06 (dapper) se aplica a ele também. valeu!!!

Fuçando aqui nas minhas coisas descobri que o modem que uso é um sismens speeedstream 4200 PPPoE Modem Roteador (é isso que tá escrito na caixa)
« Última modificação: 17 de Julho de 2007, 09:24 por glaiirton »

Offline tocaia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #94 Online: 16 de Julho de 2007, 23:33 »
Olá Ceti eu sou mais um iniciante no ubuntu e li o seu tuto mais aí teria como vc me dar uma luz pois quando eu digito sudo pppoeconf eu clico em sim na primeira janela aí ele passa o scanner e dá time waiting em 86%..  vc sabe me explicar o que pode ser isso aí meu velho.. valw ah eu instalei tanto o ubuntu 6.06 quanto o kubunto 6.06 tmb e o engraçado que quando eu rodo o cd direto a internet funciona por DHCP não precisando fazer nada.. Ah eu ultilizo um 3com 812 configurado para router ADSL brasil telecom.



Offline Daniel_Kyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Porém...
« Resposta #95 Online: 18 de Julho de 2007, 21:17 »
e se meu IP for Fixo com internet roteada pelo modem com Switch?

Offline xdead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #96 Online: 29 de Julho de 2007, 20:13 »
Po gente instalei o ubuntu 7.0 mais ate hj nao consigo instalar a velox ja fiz tudo isso ai. E ainda quando eu fui subistituir o "txt" com o gedit deu problema nao inicia mais.

Offline olhodetandera

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #97 Online: 02 de Agosto de 2007, 21:04 »
Ta, mas é chato toda vez que fizer boot entrar no terminal e digitar : sudo pppoeconf, e configurar tudo. Tem como deixar a coisa mais prática ?

Tipo, no Fedora 7 é possivel configurar e deixar um icone na area de trabalho quando eu entrava, cicava no icone e em conectar, pronto!

Tem como fazer isso no Ubuntu 7 ?  ???

Offline JPiR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #98 Online: 25 de Agosto de 2007, 01:29 »
Ceti,

Não sei se ajuda no seu tutorial, mas andei buscando em tudo quanto é parte do fórum e fora dele, e não encontrei nenhuma referência para os usuários iniciantes se conectarem na internet com speedy quando este não é roteador e o boot está sendo executado pelo CD.

Eu acessei da seguinte forma:

Abri o terminal (Aplicações/Acessórios/Terminal - este é o caminho pelo ambiente gráfico)
Na janela do terminal digitei:

$ sudo pppoeconfig (segui todos os passos - yes, yes,... nome do usuário/senha, yes - até o fim),

** tentei conectar com Firefox com uma url qualquer (www.google.com.br) - o browser ficou em 'Looking up www.google.com.br'
então eu fechei o Firefox (browser) e voltei para a janela do terminal que havia deixado aberta e entrei com a seguinte linha de comando:

$ pon dsl-provider (e segui os passos anteriores **, e conectou),

com o plog, ficou assim:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo pppoeconf
Plugin rp-pppoe.so loaded.
ubuntu@ubuntu:~$ pon dsl-provider
Plugin rp-pppoe.so loaded.
ubuntu@ubuntu:~$ plog
Aug 25 00:56:40 ubuntu pppd[8733]: Using interface ppp0
Aug 25 00:56:40 ubuntu pppd[8733]: Connect: ppp0 <--> eth0
Aug 25 00:56:45 ubuntu pppd[8733]: Remote message: Authentication failed
Aug 25 00:56:45 ubuntu pppd[8733]: PAP authentication failed
Aug 25 00:56:45 ubuntu pppd[8733]: Connection terminated.
Aug 25 00:56:59 ubuntu pppd[8744]: Plugin rp-pppoe.so loaded.
Aug 25 00:56:59 ubuntu pppd[8746]: pppd 2.4.4 started by ubuntu, uid 999
Aug 25 00:56:59 ubuntu pppd[8746]: PPP session is 46978
Aug 25 00:56:59 ubuntu pppd[8746]: Using interface ppp0
Aug 25 00:56:59 ubuntu pppd[8746]: Connect: ppp0 <--> eth0

Espero que assim mastigadinho, contribua para os iniciantes, lembrando que sempre que sair e bootar a máquina, deverá refazer tudo novamente, pois o CD não guarda as configurações (Isto é algo lógico para nós, mas passa despercebido muitas vezes para os usuários iniciantes que nunca bootaram com CD)

Abraços galera
JPiR

    Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069

Offline az31t0n4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • .; User Linux #462405 ;.
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #99 Online: 29 de Agosto de 2007, 23:02 »
Opa

Opa baum??
Caraca veio fiz esse topico umas 30412312  vezes mas todas as vezes q reinicio tenho q fazer tudo d novo

onde sera q estou errando vlw ai

___________________________________________
Bob [ToG] #Counter Strike Forever#


Offline JPiR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #100 Online: 30 de Agosto de 2007, 16:26 »
Opa

Opa baum??
Caraca veio fiz esse topico umas 30412312  vezes mas todas as vezes q reinicio tenho q fazer tudo d novo

onde sera q estou errando vlw ai


Caro az31t0n4,

Se você já estiver com o UBUNTU instalado na máquina e não conseguiu realizar os primeiros 4 passos que o Ceti listou no início deste tópico, o passo 5 onde você altera os arquivos interface e dsl-provider era para funcionar e salvar com certeza, sem precisar seguir estes passos todas as vezes que reinicia a máquina.

Agora, caso você esteja utilizando o CD para boot, estas alterações não serão salvas mesmo utilizando o super usuário, pois a partir do CD, o mesmo não consegue guardar as alterações. Sei que isto é lógico para a maioria dos usuários, mas já vislumbrei vários iniciantes configurando e querendo que as alterações fossem guardadas pelo CD, o que é incoerente.

Mas se o problema ainda persiste e não se enquadra em nenhuma das alternativas anteriores, valeria checar as autorizações de gravação dos usuários, ou algum arquivo que tenha se perdido no qual não consegue segurar estas alterações toda vez que se executa o boot.

Eu segui os passos, que o Ceti explicou, na minha máquina e funcionou, não tive mais problemas.

Abraços

    Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069

Offline thiago_choc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
velox
« Resposta #101 Online: 31 de Agosto de 2007, 01:08 »
pow tenho uma duvida eu tenho ubuntu instalado dentro do windows xp na mesma maquina no caso  eu baixei o ubuntu que tem no baixaki instalei tudo direitinho

tenho velox 2mb e o modem e normal nao e routeado nao

minha duvida se caso eu configurar o velox no ubuntu pois fui la no terminal e digitei   sudo pppoeconf

no caso se eu alterar a configuraçao  do velox  pro ubuntu como diz no terminal

a alteraçao feita no ubuntu pode  me impedir de conectar o velox no windows xp ???? pois as minhas informaçoes e tudo está no windows xp pois quando eu inicio a maquina ele pergunta qual sistema eu desejo usar no caso windows xp ou ubuntu

tenho medo de configurar o velox no ubuntu e essa alteraçao influenciar no windows xp


vlw quem puder me dar essa luz serei eternamente grato obrigado a todos desde já.

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #102 Online: 31 de Agosto de 2007, 01:28 »
não influencia,quando eu tinha windows,essa mudança configura a velox no ubuntu potanto não altera no windows.
Quando vc ligara no ubuntu,ele procurara a configuração do pppoeconf e quando vc ligara o windows ele procurara no discador de seu provedor (ex: oi )
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline az31t0n4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • .; User Linux #462405 ;.
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #103 Online: 31 de Agosto de 2007, 14:36 »
Opa

Opa baum??
Caraca veio fiz esse topico umas 30412312  vezes mas todas as vezes q reinicio tenho q fazer tudo d novo

onde sera q estou errando vlw ai


Caro az31t0n4,

Se você já estiver com o UBUNTU instalado na máquina e não conseguiu realizar os primeiros 4 passos que o Ceti listou no início deste tópico, o passo 5 onde você altera os arquivos interface e dsl-provider era para funcionar e salvar com certeza, sem precisar seguir estes passos todas as vezes que reinicia a máquina.

Agora, caso você esteja utilizando o CD para boot, estas alterações não serão salvas mesmo utilizando o super usuário, pois a partir do CD, o mesmo não consegue guardar as alterações. Sei que isto é lógico para a maioria dos usuários, mas já vislumbrei vários iniciantes configurando e querendo que as alterações fossem guardadas pelo CD, o que é incoerente.

Mas se o problema ainda persiste e não se enquadra em nenhuma das alternativas anteriores, valeria checar as autorizações de gravação dos usuários, ou algum arquivo que tenha se perdido no qual não consegue segurar estas alterações toda vez que se executa o boot.

Eu segui os passos, que o Ceti explicou, na minha máquina e funcionou, não tive mais problemas.

Abraços

JPiR cara eu fiz esse ultimos ai mas mesmo assim o problemas persiste, nao sei pq....
ja deletei os arquivos pra eles ficarem default mas mesmo assim o problema continua
Tem como vc cola seus arquivos aqui so pra ver se tem algum erro no meu....

vlw <õ>

___________________________________________
Bob [ToG] #Counter Strike Forever#


Offline JPiR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #104 Online: 31 de Agosto de 2007, 16:44 »
JPiR cara eu fiz esse ultimos ai mas mesmo assim o problemas persiste, nao sei pq....
ja deletei os arquivos pra eles ficarem default mas mesmo assim o problema continua
Tem como vc cola seus arquivos aqui so pra ver se tem algum erro no meu....

vlw <õ>

az31t0n4, com certeza colarei o arquivo aqui para você, só tenho um probleminha no momento, o UBUNTU está instalado no meu note que está com minha esposa e ela retorna daqui uma semana. Então, assim que eu estiver em poder do meu note novamente, farei isso, mesmo porque, quero migrar minha workstation para o UBUNTU também, sendo que esta viagem é a prova de fogo dele.

Grande abraço. Ps. se neste tempo tiveres alguma solução nos informe.

    Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069