Autor Tópico: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)  (Lida 515160 vezes)

Offline CarolSalvador/BA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #315 Online: 16 de MAR?O de 2011, 02:26 »
Olá galera,

Eu uso o Ubuntu 10.04 e a Velox pegava mto bem até eu trocar o modem d-link dsl-500b por um d-link dsl-2640b (q é ao msm tempo modem+roteador+switch), porém tentei configurar a net através do comando "sudo su" "pppoeconf" como tinha feito com o primeiro modem, entretanto, aparece a seguinte msg:

"desculpe, 1 interfaces foram tentadas, mas o concentrador de acesso
não respondeu. Por favor cheque seus cabos de rede e de modem. Outra
razão para a falha pode ser um outro processo pppoe que controla o
modem em exewcução."

Ou seja, continuo sem acesso a net pelo Ubuntu.
No Windows 7 (meu pc é dual boot) já configurei tudo e a net jah está pegando normalmente.

Alguém aí pode me ajudar?????

Desde já obrigada!

Offline sergiozoe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #316 Online: 19 de Abril de 2011, 12:47 »
 minha rede tadando como si o cabo estivesse desconectado o "auto  etho" esta ativado mas a conexão não pega ... to acessando a net pelo pc do meu amigo q tambem tem o ubuntu ..o que fazer??? me ajudem to desesperado valeu espero noticias... :(

Offline gilgariba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
modem optcom roteador DI524 não conecta
« Resposta #317 Online: 20 de Abril de 2011, 11:35 »
bom dia pessoal

Uso o ubuntu em dell ispiron 14, uso conexao banda larga gvt, no entanto a conectar da como ativa tanto com cabo e sem fio mas nao navega. Para eu navegar com cabo tenho que ligar meu cabo diretamente no modem opticom e depois posso voltar para o roteador dlink e navega com cabo. Ja verifiquei as configuraçoes no dlink 524 e ta como pegar ip automaticamente. Alguem tem algum opiniao?

att
gilberto garibald

Offline isabelarj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #318 Online: 24 de Maio de 2011, 20:29 »
Olá

Gostaria de ajuda. Fiz o passo a passo do primeiro post. Foi dando erro em todas as situações.

Em primeiro lugar, quando fiz o pppeoconf, apareceu:
            Desculpe, 1 interfaces foram tentadas, mas o             │
          │ Concentrador de Acesso ed seu provedor de acesso não     │
          │ respondeu. Por favor cheque seus cabos de rede e de      │
          │ modem. Outra razão para a falha pode ser um outro        │
          │ processo pppoe que controla o modem em execução

Tentei o segundo passo(sudo route add default ppp0

SIOCADDRT: Dispositivo inexistente
O terceiro e quartro passos aceitaram a configuração pedida.

Depois disso feito, quando digito sudo pppoeconf o mesmo problema continua.

Uso o Ubuntu 10.4

Desde já agradeço.

Isabela


Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #319 Online: 24 de Maio de 2011, 20:34 »
Olá

Gostaria de ajuda. Fiz o passo a passo do primeiro post. Foi dando erro em todas as situações.

Em primeiro lugar, quando fiz o pppeoconf, apareceu:
            Desculpe, 1 interfaces foram tentadas, mas o             │
          │ Concentrador de Acesso ed seu provedor de acesso não     │
          │ respondeu. Por favor cheque seus cabos de rede e de      │
          │ modem. Outra razão para a falha pode ser um outro        │
          │ processo pppoe que controla o modem em execução

Tentei o segundo passo(sudo route add default ppp0

SIOCADDRT: Dispositivo inexistente
O terceiro e quartro passos aceitaram a configuração pedida.

Depois disso feito, quando digito sudo pppoeconf o mesmo problema continua.

Uso o Ubuntu 10.4

Desde já agradeço.

Isabela



Faz o seguinte abre um terminal no Ubuntu e digita o comando:

sudo poff -a

isso vai parar qualquer tipo de conexão e somente depois de uns 3s use o comando:

sudo pppoeconf

para configurar sua conexão outra vez. Normalmente esse erro ocorre porque já tem uma conexão ativa, mas com defeito.

Caso você consiga se conectar e depois de reiniciar não consiga mais, então veja se os comandos:

sudo poff -a

sudo pon dsl-provider


faz com que volte a funcionar.
« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 20:35 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Dutra1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #320 Online: 13 de Agosto de 2011, 17:01 »

 Olá:
Não consigo  navegar na internet.
 Usei o comando sudo pppoeconf, e nada. Na segunda vez, ocorreu uma tentativa de conexão pela porta etho e outra pela wlano com o resultao :" ....procurando por um concentrador de acesso  ppoe em etho (modo multimodem ) e depois em wlano.... controlador de acesso provedor não responde....
No comando "sudo route add default pppO" o SO pede password for dutra,  e o que digito nao é valido... (o correto seria Dutra  ---- mas ele não aceita).

Obigado, pela sua ajuda.
Dutra

Brodovisk

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #321 Online: 01 de Novembro de 2011, 15:09 »
Olá Dutra, faz anos que não uso o ppoeconf , mais vai pelo que o linus postou aí acima eu fazia igual!
Quando pedir senha você vai digitar e pelo que me lembro acho que não aparece o que vc digita!
Digite certo!ele pede p/ confirmar digite certo denovo e confirme!
Se passar alguns minutos e cair é porque o dhcp tenta discar e derruba a bridge(bridge é a ponte que vc faz qnd configura o ppoeconf)
Aí no caso vc tem que retirar o pacote dhcp se estiver derrubando ...antigamente ele tentava discar e derrubava, nas versões mais novas hoje não sei ....
Outra coisa é entrar no modem e verificar se está como bridge mesmo ou dhcp caso não discar correto....altere ao seu gosto , se tem que digitar senha e user é ppoe , então o dhcp tem que ficar desativado...
Boa sorte...

Offline drodrigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #322 Online: 22 de Dezembro de 2011, 10:59 »
Cara vlew .....  belo Tópico ......

jheimison

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #323 Online: 14 de Janeiro de 2012, 18:58 »
não criticando, e nem reclamando só dando uma dica acho que você deveria explicar como se conecta a internet usando sinal wireless e também a versão mais recente do ubuntu.

Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #324 Online: 30 de Janeiro de 2012, 11:31 »
não criticando, e nem reclamando só dando uma dica acho que você deveria explicar como se conecta a internet usando sinal wireless e também a versão mais recente do Ubuntu.

vamos facilitar para o publico geral...
não custa na nada acessar o modem pelo navegador de internet e configura-lo ... geralmente 192.168.0.1 ou 10.10.0.1 ou algo parecido ( leia o manual) ... e digitar a senha e o login do roteador geralmente  admin e admin ( leia o manual) ...acessa o portal adsl ( http://www.portaladsl.com.br/ ) que tem os números de configuração das operadoras .... ativar o dhcp e pronto....

tanto faz se for Linux ou windows....

é muito mais prático....

a única diferença é a qualidade duvidosa do firewall do windows

Offline rafael tavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #325 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 01:17 »
Jheimison: vamos facilitar para o publico geral...
não custa na nada acessar o modem pelo navegador de internet e configura-lo ... geralmente 192.168.0.1 ou 10.10.0.1 ou algo parecido ( leia o manual) ... e digitar a senha e o login do roteador geralmente  admin e admin ( leia o manual) ...acessa o portal adsl ( http://www.portaladsl.com.br/ ) que tem os números de configuração das operadoras .... ativar o dhcp e pronto....

Tenho há uns quatro anos um provedor do sinal ADSL - a OI-Velox - e um provedor de acesso à Internet - a UOL, através dos quais acessava a Internet. Tinha eu mesmo configurado com alguma ajuda do suporte UOL uma rede wireless com um modem DLink DSL-500B e um roteador DLink DI-624, que me permitia o acesso não só através do PC (cabeado) como através de um notebook (wi-fi) . Em agosto 2011 instalei o Ubuntu 11.04 em dual boot com o Windows XP no meu PC. Com o XP consegui facilmente re-configurar a rede wireless  seguindo o mesmo procedimento anterior em duas etapas, que o jheimison resumiu bastante e que detalho um pouco mais a seguir:

1) PC conectado ao ponto de acesso diretamente através do modem sem o roteador
- ligar o modem e o PC
- re-setar o modem pressionando o switch próprio e aguardando que os LEDs voltem a acender
- abrir o navegador seja o Internet Explorer ou o Firefox
- digitar 10.1.1.1 na barra de URLs (não sei se o endereço é o mesmo para outros modelos)
- abre uma tela inicial de configuração do modem
- seguir o manual então para entrar com dados que o programa vai pedir para configurar o modem não roteado.
- ao final o programa pede para fazer Save/Reboot, você aguarda uns dois minutos e o modem conecta à Internet.

2)PC conectado ao ponto de acesso através do modem com o roteador
- ligar o roteador antes de conectar ao modem e o PC
- re-setar o roteador da mesma forma que foi feito para o modem acima
- ligar o modem já configurado segundo o procedimento 1 e esperar estabilizar
- conectar o cabo Ethernet modem-roteador
-conectar o cabo Ethernet roteador-PC
- ligar o PC
- abrir o navegador seja o Internet Explorer ou o FIrefox
- digitar 192.168.0.1 na barra de URLs (não sei se o endereço é o mesmo para outros modelos)
- abre uma tela inicial de configuração do modem roteado
- seguir o manual então para entrar com dados de configuração da sua rede.
No caso do roteador D-Link há quatro grupos de funções a configurar: WAN - a conexão com a Internet,
LAN - a conexão da rede interna, WIRELESS - a conexão por sinal de rádio e DHCP. Há também configurações
a serem feitas no XP Windows.

Nas distribuições do Ubuntu que testei não consegui o mesmo sucesso. Achei que pudesse ser algo relacionado ao hardware do meu PC: uma placa Asus P5DVC-X com CPU Intel LGA 775 2.8GHz 1GRAM com placa VIA Rhine Family Fast Ethernet. Nesse meio-tempo tive um problema de vírus. Desinstalei tudo e voltei somente com o Ubuntu, agora com a ver 9.10 (tinha um CD confiável dela). Sem sucesso. Fique sem acesso à Internet um bom tempo.
Levei então o PC para uma oficina de serviços de TI e pedi que eles fizessem download e instalação da distribuição Ubuntu que conseguissem fazer conexão. Eles instalaram o Ubuntu 8.10 porém, ao  voltar em casa, não consegui conexão nem mesmo com o modem sem roteador. Voltei ao suporte técnico on-line, desta vez da DLink, e seguindo instruções do tipo 1 acima consegui conectar enfim mas sem roteador. Curuss credo!

Agora estou tentando a etapa 2. Cheguei a conseguir mensagem de conexão mas caiu em seguida e não consegui mais retornar. Ao entrar com o endereço 192.168.0.1, não consigo sair daquela mensagem do Firefox: modem offline. Não adianta desmarcar que dá outra mensagem de erro: conexão não conseguida. Você testa o ping e dá o mesmo erro.
Li os posts aqui no forum e vi que a maior parte discute sobre modems não roteados. Há alguma sugestão mais recente sobre modems roteados. Vou testar alguma coisa editando via terminal o arquivo network interfaces e o dsl-provider, conforme sugestões do forum.

Se vocês puderem facilitar alguma sugestão além do mais, agradeço.



Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #326 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 13:47 »
Jheimison: vamos facilitar para o publico geral...
não custa na nada acessar o modem pelo navegador de internet e configura-lo ... geralmente 192.168.0.1 ou 10.10.0.1 ou algo parecido ( leia o manual) ... e digitar a senha e o login do roteador geralmente  admin e admin ( leia o manual) ...acessa o portal adsl ( http://www.portaladsl.com.br/ ) que tem os números de configuração das operadoras .... ativar o dhcp e pronto....

Tenho há uns quatro anos um provedor do sinal ADSL - a OI-Velox - e um provedor de acesso à Internet - a UOL, através dos quais acessava a Internet. Tinha eu mesmo configurado com alguma ajuda do suporte UOL uma rede wireless com um modem DLink DSL-500B e um roteador DLink DI-624, que me permitia o acesso não só através do PC (cabeado) como através de um notebook (wi-fi) . Em agosto 2011 instalei o Ubuntu 11.04 em dual boot com o Windows XP no meu PC. Com o XP consegui facilmente re-configurar a rede wireless  seguindo o mesmo procedimento anterior em duas etapas, que o jheimison resumiu bastante e que detalho um pouco mais a seguir:

1) PC conectado ao ponto de acesso diretamente através do modem sem o roteador
- ligar o modem e o PC
- re-setar o modem pressionando o switch próprio e aguardando que os LEDs voltem a acender
- abrir o navegador seja o Internet Explorer ou o Firefox
- digitar 10.1.1.1 na barra de URLs (não sei se o endereço é o mesmo para outros modelos)
- abre uma tela inicial de configuração do modem
- seguir o manual então para entrar com dados que o programa vai pedir para configurar o modem não roteado.
- ao final o programa pede para fazer Save/Reboot, você aguarda uns dois minutos e o modem conecta à Internet.

2)PC conectado ao ponto de acesso através do modem com o roteador
- ligar o roteador antes de conectar ao modem e o PC
- re-setar o roteador da mesma forma que foi feito para o modem acima
- ligar o modem já configurado segundo o procedimento 1 e esperar estabilizar
- conectar o cabo Ethernet modem-roteador
-conectar o cabo Ethernet roteador-PC
- ligar o PC
- abrir o navegador seja o Internet Explorer ou o FIrefox
- digitar 192.168.0.1 na barra de URLs (não sei se o endereço é o mesmo para outros modelos)
- abre uma tela inicial de configuração do modem roteado
- seguir o manual então para entrar com dados de configuração da sua rede.
No caso do roteador D-Link há quatro grupos de funções a configurar: WAN - a conexão com a Internet,
LAN - a conexão da rede interna, WIRELESS - a conexão por sinal de rádio e DHCP. Há também configurações
a serem feitas no XP Windows.

Nas distribuições do Ubuntu que testei não consegui o mesmo sucesso. Achei que pudesse ser algo relacionado ao hardware do meu PC: uma placa Asus P5DVC-X com CPU Intel LGA 775 2.8GHz 1GRAM com placa VIA Rhine Family Fast Ethernet. Nesse meio-tempo tive um problema de vírus. Desinstalei tudo e voltei somente com o Ubuntu, agora com a ver 9.10 (tinha um CD confiável dela). Sem sucesso. Fique sem acesso à Internet um bom tempo.
Levei então o PC para uma oficina de serviços de TI e pedi que eles fizessem download e instalação da distribuição Ubuntu que conseguissem fazer conexão. Eles instalaram o Ubuntu 8.10 porém, ao  voltar em casa, não consegui conexão nem mesmo com o modem sem roteador. Voltei ao suporte técnico on-line, desta vez da DLink, e seguindo instruções do tipo 1 acima consegui conectar enfim mas sem roteador. Curuss credo!

Agora estou tentando a etapa 2. Cheguei a conseguir mensagem de conexão mas caiu em seguida e não consegui mais retornar. Ao entrar com o endereço 192.168.0.1, não consigo sair daquela mensagem do Firefox: modem offline. Não adianta desmarcar que dá outra mensagem de erro: conexão não conseguida. Você testa o ping e dá o mesmo erro.
Li os posts aqui no fórum e vi que a maior parte discute sobre modems não roteados. Há alguma sugestão mais recente sobre modems roteados. Vou testar alguma coisa editando via terminal o arquivo network interfaces e o dsl-provider, conforme sugestões do forum.

Se vocês puderem facilitar alguma sugestão além do mais, agradeço.




vamos facilitar para o publico geral...
para acessa uma conta adsl no que eu sei ( e é pouco) precisa de autenticação( login, senha,números de sinal, etc) e esses dados precisam ser armazenados em algum lugar:
1 - no computador do usuário que está conectado a um modem em  modo não-roteado.
2- no modem do usuário que disca para provedor, fornece a autenticação e libera o sinal em forma de servidor dhcp ao usuário,  e este  precisa configurar o PC para automático ( dhcp) ( tanto faz windows ou Linux).
3 - no roteador do usuário que está conectado a um modem em modo não-roteado.

você precisa acessa o menu de configuração de seu modem e de seu roteador. Use os manuais e acesse  o portal adsl ( http://www.portaladsl.com.br/ ) . Eles podem ajudar neste tipo de configuração.

em síntese, o Ubuntu só precisa receber o sinal em modo dhcp ( endereçamento automático), como se estivesse em um shopping.
não precisamos mexer com as configurações originais e nem mudar ou instalar módulos ( em nome da segurança)...

raimundo

Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder
« Resposta #327 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 13:55 »
precisamos discutir sobre problemas de configuração ( e não reconhecimento) de placas de Ethernet e wireless.
aí sim, muda-se módulos e configurações.
e o usuário vai dizer: " meu ubuntu não reconhece a minha internet adsl, vou instalar windows"

ele está enganado...o correto é ele trocar a placa wireless ou ethernet que custa uns R$ 20, 00

se alguém tentar complicar este assunto vou achar que ele é empregado da Microsoft( por que o Ubuntu facilitou muito as coisas).

Raimundo
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2012, 02:53 por raimundo1 »

pedrlz

  • Visitante
Re: hanover
« Resposta #328 Online: 02 de MAR?O de 2012, 00:05 »
Olá galera, sou novo no Linux, após ler várias opiniões decidi testar Ubuntu 11.10 no meu notebook. Baixei e passei pra um DVD.

Daí surgiu um problema, quando eu quero apenas testar o Ubuntu não consigo acessar a internet, na barra de tarefas aparece o sinal como se tivesse conectado (uso cabo), mas na verdade não carrega nenhuma página.

Queria saber se isso é normal (rodar ubuntu pelo cd não funciona internet?), pois se eu instalar o ubuntu estou correndo o risco de ficar sem conexão e sem suporte, então estou meio em dúvida de tomar essa decisão.

Outro problema que surgiu é que não consigo acessar a rede de computadores (uso internet compartilhada, o modem não está comigo).

Se puderem me dar uma luz eu agradeço.

Abraços.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #329 Online: 18 de Maio de 2012, 20:17 »
Eu tenho um amigo na cidade de Paraty que usa o serviço de uma empresa chamada Paraty Web. Ele baixou o Ubuntu, instalou e a internet não funcionou automaticamente (no windows funciona, reconhece na hora). Como ele usa modem adsl dei umas dicas, mas ele não conseguiu. Então mandei ele entrar em contato com a empresa, mas eles não dão suporte a Linux (empresa sem vergonha)... devo ir até lá semana que vem. O procedimento pra configurar adsl na unha ainda é como na pagina 1? Notei, por exemplo, que no Ubuntu 12.04 não existe o arquivo /etc/ppp/peers/dsl-provider...
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 20:22 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS