Autor Tópico: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)  (Lida 515245 vezes)

Offline FML

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Em busca de um Linux realmente para seres humanos.
    • Ver perfil
    • Página na Wikipédia
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #60 Online: 29 de Dezembro de 2006, 13:22 »
Amigo, não consigo conectar através de minha internet Net Virtua, que, sinceramente, não sei se é ADSL ou outra coisa. Mas, não entendi seu tutorial, ele está em grego pra mim. =) poderia por gentileza me ajudar? Obrigado!
um abraço,
Felipe.

"Em busca de um Linux realmente para seres humanos."

Offline roswellx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • /home/brito/Desktop
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #61 Online: 02 de Janeiro de 2007, 22:43 »
ATENÇÃO : A autenticação no Velox mudou, daí que editei esse tutorial, fazendo os ajustes necessários.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tantas dúvidas, tantos problemas, tantos palpites, tantas dicas... tudo espalhado por dezenas de milhares de posts...mas na verdade é mais fácil do que se supõe conectar na Internet usando ADSL.
O que se segue foi testado & aprovado com o Velox no Ubuntu 5.10 & 6.06, Kubuntu idem, Kanotix 2005.3, 2005.4 & 2006 Preview, MEPIS 6.0 e Kurumin 5.1 e 6.0 (Alphas variados, Betas 1 & 2 e Final). O Kalango 3.2 não precisou de nada disso. Por que? Porque usa um kernel mais antigo, o 2.6.11.

Notas :
1 - Usuários do Kubuntu precisam substituir todas as ocorrências de gedit por kate
2 - Você só precisa fazer isso uma vez; sempre que reiniciar o micro, você já estará automaticamente conectado.
3 - Como se pode ver, não há nada de pons e poffs....
4 - Ao invés de digitar os comandos e os textos abaixo, use sempre o Copiar & Colar, isto é, Ctrl + C & Ctrl + V, porque previne contra erros de digitação
4 - Uso o Velox, mas provavelmente vai funcionar com Speedy etc, pois o princípio é o mesmo.

Let's go:

1 - Abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo pppoeconfAnote o nome da placa encontrada pelo Concentrador de Acesso, pois você poderá precisar dela mais tarde. Se sua máquina tiver apenas uma placa, ela será sempre eth0, mas se houver mais de uma, o Concentrador poderá utilizar a eth1 ou eth2 etc.
Vá clicando em OK (ou Yes) e quando lhe for pedido seu login, digite-o neste formato: login@provedor. No meu caso, ficaria: jotabb@expresso.com, pois meu login é jotabb e meu provedor de acesso é o Expresso. Em seguida, ser-lhe-á pedida sua senha (password) no provedor. No meu caso, eu digitaria pinkFloyd17, pois esta é minha senha :). Note-se que antigamente esses campos eram preenchidos com seu DDD+telefone.
Continue clicando em OK (ou Yes) até o final.

2 - Abra seu navegador : se tudo correu bem, você já conseguirá navegar.

3 - Se nada acontecer e houver uma mensagem no canto inferior esquerdo dizendo "Localizando site (ou Looking up site)", feche o navegador, abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo route add default ppp0Esse comando fará com que a navegação seja feita pela placa virtual ppp0, e não pela sua placa física (não se preocupe, dá na mesma).

4- Reabra o navegador e veja se tudo está ok; se não estiver, rode novamente o pppoeconf, conforme explicado no passo 1. Se ainda assim a conexão não for estabelecida, reinicie o micro e refaça os passos 1, 2 e 3.

5 - Nada ainda? Muito bem, neste caso e nos casos em que você consegue navegar porém precisa rodar o pppoeconf cada vez que liga o micro, faça o seguinte:

5.1 - Abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/network/interfacesSubstitua todo o texto do arquivo por este, respeitando os espaços e as linhas em branco; depois salve-o e feche-o:

# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )


# The loopback interface
# automatically added when upgrading
auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
     provider dsl-provider
# please do not modify the following line
     pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf



# added by pppoeconf
auto eth0
    iface eth0 inet manual


Obs: Se for seu caso, substitua todas as ocorrências (são 3) de eth0 por eth1, ou eth2, eth3 etc


5.2 - Ainda no terminal, digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/ppp/peers/dsl-providerIgualmente, substitua todo o texto do arquivo por este; depois salve-o e feche-o: (obs: pode acontecer de esse arquivo estar vazio; nesse caso, você não vai substituir, vai incluir :))


# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections
# /etc/ppp/peers/dsl-provider

noipdefault
defaultroute
replacedefaultroute
hide-password
#lcp-echo-interval 30
#lcp-echo-failure 4
noauth
persist
#mtu 1492
usepeerdns
plugin rp-pppoe.so eth0
user "login@provedor"


Obs :
1 - na penúltima linha, substitua eth0 por eth1 ou eth2, eth3 etc, se for o seu caso;
2 - na última linha, substitua login@provedor por...er... seu login em seu provedor, respeitando as aspas. Como já disse, no meu caso essa linha ficaria assim:
user "jotabb@expresso.com"


5.3 - Rode o pppoeconf ainda uma vez (provavelmente a última...)
Código: [Selecionar]
sudo pppoeconfVá clicando em OK (ou Yes) e forneça seu login & senha quando solicitado, no formato exposto no passo 1. Abra o navegador e...voilá!!!. Atenção: pode ser necessário reiniciar a máquina ainda uma vez :).


That's all, folks. Happy trails for you...
Cheers



Ceti,

realmente muito bom esse seu passo a passo.

Não fosse vc eu não estaria aqui postando DIRETO PELO UBUNTU.

Valeu mesmo!!!

Offline Phenix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #62 Online: 23 de Janeiro de 2007, 20:49 »
No meu caso eu sempre dei sorte o Ubuntu e Kubuntu 6.10,quando instalava fazia essa configuração e tudo ok a net ficava uma beleza e nunca mudou...agora a ultima instalação do Kubuntu 6.10 eu  configuro até na parte do "sudo pppoeconf",mas quando vou configurar com a modificação do texto que o comando é   "sudo kate /etc/network/interface" ,não adianta que não sai do konsole...Ele procura e mostra no final um  "x server" que eu nunca vi...e minha net só funciona se eu mudar o texto e salvar ...

# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )


# The loopback interface
# automatically added when upgrading
auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
     provider dsl-provider
# please do not modify the following line
     pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf


# added by pppoeconf
auto eth0
    iface eth0 inet manual

Só que não abre e estou louco por isso como devo proceder? Por favor me ajudem...(conexão ADSL-CABO).

"BigLinux 3.0"
"Kubuntu 6.10"(sem net)


"100% Linux"

Offline Phenix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #63 Online: 24 de Janeiro de 2007, 09:23 »
Galera infelizmente tive que reinstalar o meu Kubuntu 6.10...logo que entrei com o "sudo pppoeconf" ele funcionou...fui no comando para modificar o texto e nada,a mesma coisa que antes,mas a net funcionou com o primeiro comando...Ai eu instalei pelo konsole mesmo, o "gedit"...Pronto apareceu tudo e pude fazer minhas mudanças e o Kubuntu está "10"...Atualizado e a todo vapor...Muito obrigado por tudo...Só não sei por que o grub dele é tão feio ...o do BigLinux é maneirão...Se alguém tiver alguma novidade para mudar aquela interface horrivel de mudança do SO...Me passem por favor...Abraço... ;D


"Kubuntu 6.10"
"BigLinux 3.0"

Offline pintasart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
E para as placas PCMCIA?? Alguem pode ajudar?
« Resposta #64 Online: 27 de Janeiro de 2007, 00:54 »

Bom dia.
Estou com algumas dificuldades em configurar a minha ligação à internet através de uma placa de banda Larga, Option 1,8 Mbs, da TMN.
Quem souber como se configura no Ubuntu 6.0 (Linux), pode dar uma ajuda?

Agradeço desde já a quem responder.

Offline caminski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #65 Online: 27 de Janeiro de 2007, 11:35 »
 Pessoal o discador adsl funciona com a brasil telecom meu provedor éo ps5 segui todos os passos e funcionou legal.... instalei ontem o ubuntu e esta a 100% hj........ eu tenho adsl ppoe/ bridge pq o modem pifou e so funciona neste modo.
Resumindo discador funciona! valeu

Offline slavezerorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
  • Slavezerorj
    • Ver perfil
    • NeoFenix - Blog - Ao infinito e alem!
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #66 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:03 »
pesoALL!
estou migrando para o Ubuntu (gostei muito da instalação e do sistema em si), mas, depois da instalação, segui a dica acima (muito boa) e consegui me conectar sem problemas, mas depois que reiniciei a máquina não consigo mais me conectar a internet. Quando vou tentar realizar o descrito acima, o sistema reconhece meu modem (uso velox), mas em seguida dá a seguinte mensagem:
Desculpe, 1 interfaces foram tentadas, mas o Concentrador de Acesso ed seu provedor de acesso não respondeu. Por favor cheque seus cabos de rede e de modem. Outra razão para a falha pode ser um outroprocesso pppoe que controla o modem em execução. . P]Alguém pode me ajudar a resolver?
http://www.neofenix.wordpress.com
"Ao infinito e além!"

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #67 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 01:06 »
Pessoal, eu (principiante) tou tentando seguir o tuto ... mas não dá certo aqui. Tou usando o Edgy, ok ?

Quando dou o 'sudo pppoeconf', dá esse erro:



E, depois, tentando criar a interface 'ppp0', esse:



Enfim, acho que meu problema é conseguir criar essa interface.

O modem, enquanto isso, tá ali sincronizado ... se dou um 'lsusb', ele tá lá .... o ADSL D-210 da D-link, que só conecta na porta USB ....

Será que alguma alma iluminada pode me ajudar com a criação da interface ? Ou outra solução ?

O pacote build-essentials está instalado.

Desde já vos agradeço.

Offline SisDigital

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #68 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 11:35 »
Pessoal já tentei tudo quanto foi dica aqui mais ainda não consegui,
aparece sempre aquela mensagem quando digito pppoeconf

ps: copiei a imagem do nosso amigo por ser a mesma....

alguem pode dizer alguma solução estou a dias tentando e nada ainda...=P

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #69 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 13:04 »
Vou tentar aqui.Dava certo só com o sudo pppeoconf,mas agora dá isso:

Ver o screeen AQUI!

Offline Billabong

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #70 Online: 12 de MAR?O de 2007, 19:30 »
Eu fiz os 3 primeiros passos, ai deu certo conectou na boa, ai reiniciei não conectou, ai substitui tudo direitinho, mas continua sempre tendo que conectar essa bosque pqp!

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #71 Online: 29 de MAR?O de 2007, 00:35 »
Da minha parte, o problema está resolvido. Mas o guia aqui não ajudou nada, então deixo a referência : http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=16439.0

Lembrando que meu modem é baseado no chipset conexant accessrunner, e eu estou usando o Ubuntu Edgy

Offline takachy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #72 Online: 31 de MAR?O de 2007, 12:21 »
Caros colegas,
eu sou um iniciante nestas andanças, como tal não percebo grande coisa de linux. Eu tenho um problema no acesso a net, mas só quando uso o ubuntu... O que se passa é que eu tenho um router Conceptronic ligado a net da Novis, onde estão todos as configurações de acesso a net, eu (supostamente) só tinha k ligar o cabo de rede e já está pronto a funcionar, não tendo que ter qualquer programa "especial" para aceder à net. Gostaria que alguém me ajudasse a resolver este problema, visto que li o tutorial e acho k n se adapta ao meu problema, pois as minhas configurações do acesso estão todas router. Devo dizer que se eu fizer um ping ao google por ex, consigo obter responta, mas quando abro o firefox n consigo aceder a nenhuma página. Do mesmo modo consigo aceder ao router e configurar as propriedades deste...  ???

agradecia mesmo uma ajudinha pff para poder por o ubuntu a rolar... é k sem net não se consegue fazer nada... ;)
« Última modificação: 09 de Abril de 2007, 08:39 por takachy »

Offline tupa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #73 Online: 15 de Abril de 2007, 19:12 »
pessoal no meu caso também acontece o mesmo, atraves dos passos que foi colocado eu faço a conexão, uso speedy da telefonica, porem sempre que entro no linux tenho que refazer tudo novamente.....

mas tem outro problema que esta ocorrendo comigo e gostaria de saber se alguem ai também teve este problema e se sim como resolveu..

seguinte, através de um contato que fiz com o provedor terra descubri que esta havendo uma conexão simultanea, siginifica que parece que tem outra pessoa usando meu login e e-mail pra acessar a internet e isso ja verifiquei ñ é o que ocorre. E acabei descubrindo que esta conexão simultanea somente ocorre qdo estou conectado pelo ubuntu, qdo estou pelo windows ñ , sera que alguem sabe pq ocorre isso pois estou tendo problemas com relação ao pagamento da fatura pois eles do terra cobram um valor a mais qdo a conexões simultanea.

fico no aguardo..
obrigado
« Última modificação: 15 de Abril de 2007, 19:20 por tupa »

Offline Kenedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 122
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #74 Online: 28 de Abril de 2007, 11:28 »
Valeu ...
Seria interessante que se colocasse este tópico como padrão para instalar adsl no UBUNTU 7.04...Poi foi o único que conseguiu solucionar meu problema e...
Talvez...PARA MIM... O primeiro passo para que largue de vez  o "windows anti não sei o quê..." ABRAÇO  e... LONG LIVE FOR UBUNTU...