Autor Tópico: Fórmulas do Excel desaparecem no OpenOffice 3  (Lida 3281 vezes)

Offline vladcampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Fórmulas do Excel desaparecem no OpenOffice 3
« Online: 02 de Julho de 2009, 00:07 »
Eu tenho um catão microSD que uso no Palm Centro e no WinXP do trabalho via leitor de cartões. Tenho vários arquivos que uso no Exel/Word (Windows) e também no Palm via Docs-To-Go. Mas ontem usando o adaptador coloquei o cartão no eeePC 701 rodando Ubuntu 9.04 e abri um desses arquivos Excel que tenho no cartão. Estranhamente diversas fórmulas desapareceram por completo no OpenOffice 3. As células das fórmulas ficam vazias. Não é problema de cor da fonte ou algo similar, as fórmulas simplesmente desaparecem! E o mais estranho é que se coloco o cartão de volta no Centro, as formulas estão lá. Pensei que poderia ser algo ligado ao idioma do Excel/Office, mas nos três sistemas (PalmOS/Win/Ubuntu) o idioma é o mesmo (Inglês).

Alguém já passou por algo parecido?

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Fórmulas do Excel desaparecem no OpenOffice 3
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2009, 05:20 »
Poderá ser uma formula que não exista no openoffice? De resto, trabalho bastante com o o e nunca me aconteceu tal coisa... Se não aparecessem mais diria que foram apagadas de algum modo, mas assim, só me ocorre mesmo que as formulas não tenham correspondencia ou a sintaxe seja diferente e ocorra esse fenómeno. E se instalar o openoffice no windows? Elas aparecem ou também não? Qual é o formato com que está a gravar o ficheiro? XLS, XLSX ou ODS?
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline vladcampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Fórmulas do Excel desaparecem no OpenOffice 3
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2009, 20:31 »
slkslk o pior é que são fórmulas super-básicas: soma, divisão, etc...

Depois de vários testes descobri que o vilão é o Documents-To-Go no Palm Centro. Coloquei o cartão no leitor e abrir todos os arquivos no Windows/Excel do trabalho e salvei todos no Windows/Excel. Coloquei o cartão no Ubuntu/o e consegui ler tudo sem problemas. Todas as fórmulas estavam lá. Peguei então o cartão e coloquei no Palm. Abri o arquivo e salvei. Voltei com o cartão para o Ubuntu/o e pronto, nada de fórmulas mais. Inexplicavelmente estranho, não acha? :)

O pior é que a única opção de formato que existe no Palm Centro (Docs-To-Go) é a "Office 97-2004, X, XP" que pra mim não faz nenhum sentido. Sei lá que formato realmente é esse com tantas informações no nome. E pior ainda é que o pessoal da Dataviz.com (Docs-To-Go) é péssimo pra responder e-mails. Vou tentar procurar a correspondência Docs-To-Go e Open Office no Google. Quem sabe encontro algo.

Seja como for, obrigado pela ajuda!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Fórmulas do Excel desaparecem no OpenOffice 3
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2009, 23:32 »
Já tive este problema e sim tem a ver com idioma

Eu não uso o docs to go, mas peguei uma planilha em ingles veio bem outra em portugues e sumiram as fórmulas

Como eu resolvi pelo windows do cliente (tive que ir lá por outro motivo  ) eu também fiquei sem solução para isto.
 
Vou acompanhar para aprender

[],s


Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Fórmulas do Excel desaparecem no OpenOffice 3
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2009, 04:09 »
Dei uma vista de olhos no google e descobri este link

http://support.dataviz.com/support.srch?docid=14237&pid=2000

Ensina a mudar para os novos formatos docx e xlsx do office. Existe um conversor para linux destes formatos, é só procurar no google. Talvez com este formato de gravação não perca as informações, de resto também não sei como o ajudar mais...
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8