Autor Tópico: Usar o Ubuntu como servidor de rede interna e Internet  (Lida 4240 vezes)

Offline brunofin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Usar o Ubuntu como servidor de rede interna e Internet
« Online: 12 de MAR?O de 2009, 19:57 »
Eu tenho um PC que não estou usando e decidi substituir meu roteador por um servidor, claro que com Linux, por questões de segurança e principalmente performance. Gostaria de ajuda com alguns detalhes. O computador tem uma placa de rede cabeada e outra wireless. A wireless não possui drivers nativos entao eu emulo com o ndiswrapper, isso pode diminuir a performance da rede? Qual versão do Ubuntu eu devo usar? Eu posso pegar a Server mas eu não tenho tanta experiência com a linha de comando, então prefiro a Desktop, isso diminui muito a performance?

Eu quero poder criptografar a minha conexão, para evitar o Traffic Shapping da NET Virtua. Como eu faço isso?

Como eu faria pra configurar o servidor DHCP e também as port forwarding quando necessário?

Qualquer ajuda é muito bem-vinda, ou se alguém puder me apontar um bom tutorial é melhor ainda, pode ser em inglês mesmo.

Obrigado.

E outra coisa... O layout do fórum ta meio estranho, isso é só comigo ou é do fórum?  xD
Desenvolvedor full-stack Web - Django, AngularJS, ExtJS.
Meu canal do YouTube

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: Usar o Ubuntu como servidor de rede interna e Internet
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2009, 21:08 »
1- O nDiswrapper não diminui a performace, ao contrário dependendo da placa até melhora (meu caso).
2- A versão desktop não diminui a a performance desde que o pc rode bem o ubuntu (uns 512 de ram com um celeron).
3- Eu quero poder criptografar a minha conexão, para evitar o Traffic Shapping da NET Virtua. Como eu faço isso? Não sei.