Autor Tópico: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu? [Resolvido]  (Lida 48564 vezes)

Offline Semalliw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu? [Resolvido]
« Online: 19 de MAR?O de 2009, 22:48 »
caramba eu resolvi criar esse Tópico pois todas as soluções que eu pesquisei,inclusive algumas daqui mesmo do Forum não me ajudaram,vou citar exemplos de tentativas fracassadas e descrever o meu problema e também abordar a teoria que tenho a respeito para a solução do problema

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=9291.0
esse Tutorial do Je04vne parecia que poderia dar certo, usar o Nidswrapper para emular os drivers da minha placa de rede sem fio,só que ao tentar descompactar o emulador de drivers,ocorre que o interpretador de comandos Bash ignora a tentativa de descompactar o Ndiswrapper.
tentei também ir em desenvolvimento no Gerenciador de pacotes Synaptic e o pacote linux-libc-dev,mas esse pacote não encontrei lá para poder instalar o Ndiswrapper

encontrei esse artigo que fala sobre adaptadores de rede sem fio
http://www.satux.org.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1246&view=previous

agora vou tentar depois de tudo isso simplificar o meu problema, instalei o Ubuntu em um Hd de 40 GB particionei o disco para usar o Windows e o Ubuntu,busquei de todas as maneiras possivéis configurar a minha rede sem fio no Linux,mas sem sucesso,ele não reconhece minha placa de rede greatek Adapter Wireless com ship atheros AR51212,,ouvi dizer que o Nidswrapper não consegue emular nem todos drivers para Wireless,o que me dizem a respeito preciso comprar um AP? consultei alguns conhecidos e eles me disseram que eu não conseguiria fazer isso usando o Ndiswrapper,então alguma solução,terei mesmo que comprar um AP ???
« Última modificação: 02 de Abril de 2009, 16:06 por Semalliw »

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2009, 15:51 »

Offline Semalliw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2009, 18:43 »


é muito pesado pra que possa fazer o Download em casa,vou tentar fazê-lo em outra máquina,mas no que o Manual do Ubuntu iria me ajudar com o problema da minha internet? bom eu penso que ele serve como guia para estudar e dominar o SO da Canonical.

Offline willsazon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • User linux- 487642
    • Ver perfil
    • Loadti
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 22 de MAR?O de 2009, 11:44 »
Tenho um problema parecido e nao quis abrir  um outro topico, no meu caso e o famoso "Conecta mais nao navega.

O ubuntu 8.04 reconhece minha placa de rede wireless, RTL2561ST, quando ele termina de instalar o sistema no HD (com windows na outra partiçao) e pede pra reiniciar o sistema ele navega,  (apenas  essa vez), quando desligo o Pc ou reinicio ele perde e nao navega mais. A configuração eu fiz manual (Seguindo Guia do Servidor Linux) e com os mesmo ips utilizados o windows, mas ainda sim ele nao navega, eu mando matar o dhclient ele responde q nem um processo morreu.

Quando net funcionou a 1ª vez cheguei até a baixar alguns pacotes q ele disse estar faltando como o kdesu, kedit, ipcalc.



é so reiniciar q nao navega mais, como devo proceder? ???
Ubuntu 14.04.2 LTS

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 22 de MAR?O de 2009, 13:37 »
eis o tópico da apostila que faz referência à internet

Ygor Abreu – ygor.abreu@gmail.com – ubunteiro: http://ubunteiro.wordpress.com/                                                                                                                   22

                                                                   Abreu Pires – Traduções e Desenho Gráfico

Configurando a Internet

Convenhamos, um computador sem internet é um tédio.

Logo após a instalação, sua internet já deverá estar funcionando. Mas caso não esteja funcionando, há dicas abaixo
 que explicarão como configurar uma conexão no Ubuntu.

[Nota Importante] - Muita atenção também quanto ao contrato, pois são muito comuns propagandas
 enganosas, como por exemplo, informar um determinado preço em suas propagandas, não informa que este
  preço menor, é quando se contrata outro serviço embutido, como TV a cabo, ou falam sobre uma velocidade
  com um preço, e na verdade este preço não era para a velocidade em questão, e sim uma mais baixa.

Há muita reclamação sobre o bloqueio de portas também, impedindo o uso de jogos online ou de
  programas de compartilhamento (P2P), tendo a conexão com 10KB/s.

Cuidado também com as clausulas abusivas de fidelidade, que não te deixam cancelar o serviço de
 internet, a não ser que você pague uma multa.


ADSL


Usuários do Kubuntu precisam substituir todas as ocorrências de gedit por kate
. Você só precisa fazer isso uma vez; sempre que reiniciar o micro, você já estará automaticamente conectado.

Ao invés de digitar os comandos e os textos abaixo, use sempre o Copiar & Colar, isto é, Ctrl + C & Ctrl + V,
 porque previne contra erros de digitação. (Ou faça você mesmo com atenção, assim aprenderás).


Configurando ADSL:


Abra um terminal e digite:
 sudo pppoeconf

Vá clicando em OK (ou Yes) e quando lhe for pedido seu login, digite neste formato: login@provedor. No meu
 caso, ficaria: ygorabreu@gmailzao.com, pois meu login é ygorabreu e meu provedor de acesso é o gmailzao. Em
 seguida, o terminal te pedirá sua senha (password) no provedor.

Note-se que antigamente esses campos eram preenchidos com seu DDD+telefone.


1.Continue clicando em OK (ou Yes) até o final.

2.Abra seu navegador Firefox e você já estará conectado.
 Anote o nome da placa encontrada pelo Concentrador de Acesso, pois você poderá precisar dela mais tarde. Se sua
 máquina tiver apenas uma placa, ela será sempre eth0, mas se houver mais de uma, o Concentrador poderá utilizar
 a eth1 ou eth2 etc.
 Para saber o nome de sua placa, vá ao terminal e digite: lspci
. No Terminal mostrará uma lista de dispositivos, busque por Controlador Ethernet.
 Caso acima falhe:

3.Se nada acontecer e houver uma mensagem no canto inferior esquerdo dizendo "Localizando site” (ou Looking up
 site), feche o navegador, abra um terminal e digite: sudo route add default ppp0. Esse comando fará com que a navegação seja feita pela placa virtual ppp0, e não pela sua placa física (não se
 preocupe, dá na mesma).
 Criado por Ygor Abreu – ygor.abreu@gmail.com – ubunteiro: http://ubunteiro.wordpress.com/
  -Abreu Pires – Traduções e Desenho Gráfico
.
4.Reabra o navegador e veja se tudo está ok; se não estiver, rode novamente o pppoeconf, conforme explicado no
 passo um.
 Se ainda assim a conexão não for estabelecida, reinicie o micro e refaça os passos 1, 2 e 3.

5.Nada ainda? Muito bem, neste caso e nos casos em que você consegue navegar, porém precisa rodar o
 pppoeconf cada vez que liga o micro, faça o seguinte:

Abra um terminal e digite:
sudo gedit /etc/network/interfaces

Substitua todo o texto do arquivo por este, respeitando os espaços e as linhas em branco; depois o salve e feche-o:

# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )

# The loopback interface

# automatically added when upgrading

auto lo

iface lo inet loopback

auto dsl-provider

iface dsl-provider inet ppp

provider dsl-provider

# please do not modify the following line

pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf

# added by pppoeconf

auto eth0

iface eth0 inet manual

Obs.: Se for seu caso, substitua todas as ocorrências (são 3) de eth0 por eth1, ou eth2, eth3 etc.

Ainda no terminal, digite:
sudo gedit /etc/ppp/peers/dsl-provider

                       
Igualmente, substitua todo o texto do arquivo por este; depois o salve e feche: (obs.: pode acontecer de esse arquivo
 estar vazio; nesse caso, você não vai substituir, vai criar/incluir.)

# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections

# /etc/ppp/peers/dsl-provider

noipdefault

defaultroute

replacedefaultroute

hide-password

#lcp-echo-interval 30

#lcp-echo-failure 4

noauth

persist

#mtu 1492

usepeerdns

plugin rp-pppoe.so eth0

user "login@provedor"

Obs.:

1.na penúltima linha, substitua eth0 por eth1 ou eth2, eth3 etc., se for o seu caso;

2.na última linha, substitua login@provedor por seu login em seu provedor, respeitando as aspas. Como já disse,
 no ficaria assim: "ygorabreu@gmailzao.com"

3. Rode o pppoeconf ainda uma vez (provavelmente a última...)

sudo pppoeconf
 - Vá clicando em OK (ou Yes) e forneça seu login & senha quando solicitado, no formato exposto no passo 1.
 Abra o navegador. Atenção: pode ser necessário reiniciar a máquina ainda uma vez.

                         
Computador em Rede – Via DHCP

Caso o DHCP não funcione, provavelmente a rede esta configurada para conectar a internet por IP estático:

Assim, vá em: Sistema>Administração>Rede

Vá à aba conexões, de um clique duplo em Conexões por fios e a janela de configurações abrirá:

Assim, você precisa saber os dados que são pedidos, que são:

    •    Endereço IP

    •    Mascara de sub-rede

    •    Endereço de gateway

Preencha os campos e dê Ok.

Essas informações, você pode encontrar no próprio Windows, caso você tenha instalado no seu PC e funcione a

internet por lá.

    1. No Windows 98: Iniciar>executar> winipcfg

    2. No Windows XP: Iniciar>executar>cmd. Logo escreva: ipconfig

    3. No Windows Vista: Iniciar>Iniciar Pesquisa> cmd > ipconfig

Linha Discada (Dial-Up)

Configurar dial-up

sudo pppconfig

Para conectar:

sudo pon nome_do_provedor

Para desconectar:

sudo poff

Erro: Conecta, mas não navega

Abra um terminal: sudo gedit /etc/resolv.conf

Adicione ao arquivo os seus DNS:

nameserver xxx.xxx.xx.xxx

nameserver xxx.xxx.xx.xxx

Salve e feche o arquivo.

                     
Wireless

Muitas placas de rede sem fios são automaticamente detectadas pelo Ubuntu. Para ver se a sua placa é suportada:
abra Sistema>Administração>Rede.

Se sua placa de rede sem fios é listada, siga as instruções contidas no final deste documento sobre como usar o mini-

aplicativo (applet) chamado Network Manager para gerenciar sua conexão wireless.

Se a sua placa de rede sem fios não funcionar com o Ubuntu, você poderá ter que realizar algumas pesquisas a fim
 de ativá-la. Uma boa maneira de colocar a placa de rede sem fios para funcionar é usando a ferramenta
 ndiswrapper que permite que o Ubuntu utilize o driver da placa de rede usado no Microsoft Windows


Placas detectadas automáticamente


Para as placas que são detectadas automaticamente pelo Ubuntu, a única coisa a ser feita é usar o Network
 manager, o ícone na parte inferior direta da sua tela do Ubuntu. Um ícone de dois computadores.


Placas não detectadas automáticamente


Identificando o Chip set

Para identificar o chip set da sua placa de rede sem fios, execute o comando:

Se ela for PCI:

lspci

lspci -v | grep Wireless ou lspci -v | grep WiFi

Se ela for USB:

lsusb

lsusb -v | grep Wireless ou lsusb -v | grep WiFi

Após o comando, você deve visualizar algo como:

06:04.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG Network Connection (rev 05)

Neste ponto, copie o valor da primeira coluna (06:04.0) e acrescente-o no comando abaixo:

(lembre-se de trocar "pci" por "usb" caso sua placa seja USB)

lspci -n | grep 06:04.0

Agora você deve visualizar:

06:04.0 0280: 8086:4220 (rev 05)

O PCI ID da placa é a terceira coluna e possui o formato 8086:4220. Agora você precisa obter o driver do

Windows com o mesmo chip set. Continue o passo abaixo:

                   
Instalando o Ndiswrapper

Mesmo que a sua placa de rede sem fios não tenha um driver nativo para o Linux, você poderá conseguir que esta
 funcione usando o ndiswrapper. O ndiswrapper é um módulo do Linux que permite que o Ubuntu utilize o driver de
 placa de rede sem fios para o Windows (na maioria dos casos). (Significa que você pode instalar seu driver do
 dispositivo wireless usando os arquivos do Windows, que geralmente vem em um CD ou quando você compra o
 computador/laptop).

Para instalar o ndiswrapper, instale o pacote ndiswrapper-utils: sudo apt-get install ndiswrapper-utils
 
Esse pacote vem no CD do Ubuntu, ou seja, que você não precisa baixar da internet. Basta inserir o CD do Ubuntu
 que você usou para instalar o sistema e digitar no terminal ou ir ao Synaptic.

  Apesar de o ndiswrapper estar incluído no CD do Ubuntu, é uma versão antiga e a ferramenta ndiswrapper já
 esta em sua versão 1.52. Caso sua rede não funcione com essa versão do CD, recomendo baixar do site e
 compilar. Leia o capitulo Instalando Programas no Ubuntu para saber como instalar o pacote ndiswrapper 1.52.

  Acredite, compilar não é difícil.

De modo a configurar o ndiswrapper, é necessário obter o driver Windows para a sua placa de rede sem fios.

            Geralmente, a melhor maneira de se fazer isto é através do CD fornecido com a sua placa de rede. Você
 deve copiar dois arquivos para o mesmo local no seu computador, um cujo nome termina com a extensão
 .SYS e outro com a extensão .INF. Se você encontrar arquivos com extensão .BIN, copie estes também.
wirelless
            Se você não conseguir encontrar os arquivos corretos e possuir acesso alternativo à internet, você poderá
 encontrar mais ajuda no site do ndiswrapper ou do fabricante da sua placa.

            De qualquer modo, o que você deve fazer é copiar todos os arquivos que fazem parte da configuração
 da sua placa wireless (Ex: bcmwl5.inf,bcmwl5.sys etc.) para uma pasta dentro do Ubuntu e proceder
 conforme abaixo em: Instalando o driver do ndiswrapper.

Outra dica: Muitos fabricantes disponibilizam os arquivos de configuração da placa com arquivos.exe (que são
 próprios do Windows). Todavia existe uma ferramenta chamada cabeextract que extrai os arquivos que estão
 dentro do arquivo exe (como se fosse um arquivo zip). Ou seja, você extrai tudo numa pasta, configura o
 ndiswrapper com o arquivo .inf que aparecer e pronto.(com o cabeextract instalado, basta você clicar com o botão

direito do mouse em cima do arquivo e escolher, extrair aqui.)

Para colocar o modulo ndiswrapper na inicialização:
 echo ndiswrapper >> /etc/modules

Pra retirar da inicialização retire o ndiswrapper do arquivo modules:

    •    sudo gedit /etc/modules

Algumas placas Broadcom ( e outras placas wireless também) têm que ser bloqueadas na iniciação para não criar
 conflitos com o ndiswrapper.(Se o ndiswrapper não funcionar de algum modo, provavelmente é porque o modulo de
 sua placa wireless foi iniciada na inicialização do Ubuntu.)

    •    sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist

Escreva no final do documento: blacklist bcm43xx

                       
Instalando o driver do ndiswrapper

    1. Abra o terminal e digite o comando:

         sudo ndiswrapper -i /endereçodoarquivo.inf

         Ex.: sudo ndiswrapper –I /home/ygor/bcm4311/bcmw5.inf

    2. O comando acima encontra o arquivo bcmwl5.inf (necessário para instalar o driver wireless) dentro da minha

         pasta /home/ygor/bcm4311 e instala o driver com o ndiswrapper.

    3. Para verificar se está funcionando corretamente, digite: ndiswrapper -l

    4. Uma vez mostrando que esta instalado, para o ndiswrapper funcionar, você necessita carregar um módulo.

         Para fazer isto, digite:
 sudo modprobe ndiswrapper

    5. Para assegurar que o módulo seja carregado cada vez o computador for inicializado, digite:
 sudo ndiswrapper –m

    6. Pronto! A luz azul do seu equipamento wireless deve estar azul e agora deve ser possível conectar-se à
  internet. Veja o próximo passo:

    7. Agora use o network-manager na parte inferior direita da área de trabalho, escolha a rede a conectar,
 digite a senha, caso seja necessário, e pronto.

Resolvendo Problemas

Algumas placas podem não funcionar automaticamente no Ubuntu. Se este for o caso, por favor, veja o Guia de
 Redes Sem Fios, o qual é uma excelente fonte para resolver problemas com placas de rede sem fios.

Uma lista completa das placas de rede sem fios que funcionam no Ubuntu pode ser encontrada no wiki internacional.

Por favor, adicione a sua placa à lista se ela funcionar.

Todas as informações relacionadas à redes sem fios no Ubuntu é colecionada na Central de Redes Sem Fios no wiki
 internacional.

Network Manager

Usando o Network Manager

O procura automaticamente por redes disponíveis e para conectar-se a uma rede sem

fio é muito simples. Primeiramente, selecione-a com o botão esquerdo do mouse e em

seguida informe a senha que será solicitada, caso a rede esteja protegida (WEP ou

WPA).

Existe também a opção de armazenar está senha no chaveiro, siga as instruções

fornecidas se desejável. Depois de conectado, detalhes sobre a conexão e potência do

sinal também são exibidos e ficam residentes ao lado do relógio.

Offline Semalliw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 22 de MAR?O de 2009, 15:43 »


até que enfim encontrei um Tutorial que explica detalhadamente sobre como conectar-se a internet no Linux
eu sabia que iria demorar e quebrar muito a cabeça
valeu ai Ygor ;D

Offline Semalliw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 26 de MAR?O de 2009, 21:10 »

bom quanto a minha rede é sem fio, seguindo esse parâmetro Sistema>Administração>Rede.
eu enxergo icone da rede aquele computador próximo ao relógio,com as configurações de ESSID,chave e senha colocadas,mas a opção de IP,Gateway e Máscara estão apagadas,eu tinha colocado antes tudo isso como está no Windows mas ainda assim não tinha funcionado e não conseguia navegar no Firefox,ai nem me lembro,ah fui ver as chaves de criptografia,WPA,WEP e WPA2 e quando vi não tinha mais como mexer nessa parte,acho que também não é importante,seguindo como faço para dar esse comando
 lspci -v | grep Wireless ou lspci -v | grep WiFi, o que eu quero saber é depois de ispci-v esse traço ai como inserir-lo? rapaz pode ser uma dúvida besta,lógico que é besta,mas eu não tinha visto ainda nada parecido.
esses aqui /#@ são mais comuns mas esse "|" não é a letra L minúscula e muito menos a letra I também minúscula.
alguma solução,ficar ter que entrando no Windows é bem chato para se conectar e entrar no Forum :(

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 27 de MAR?O de 2009, 01:21 »
No meu caso, consta como modo roaming, é automático. Na barra inferior, se está configurada a rede, aparece um ícone tipo "escada", no meu caso "conexão de rede sem fio D-link" e a velocidade. Alguma vez é preciso habilitar a rede

Offline Semalliw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 27 de MAR?O de 2009, 20:12 »

era só colocar as informações do Windows XP mesmo endereço IP,Máscara de Rede e Gateway,puxa quebrei a cabeça tantas vezes tentando sempre o modo mais dificil que ir a consola e compilar,que coisa :-[

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 27 de MAR?O de 2009, 21:07 »
favor colocar como resolvido.

Offline Semalliw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para Configurar Rede sem Fio no Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 28 de MAR?O de 2009, 09:13 »
pronto resovido o problema da Rede sem fio ;D