Autor Tópico: [Resolvido] Após instalar Ultimate Edition, perdi usplash e Startup Manager  (Lida 3429 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Olá, pessoal.

Bom, aí vai o meu problema -- ou meus problemas, talvez sejam dois e eu esteja achando que é apenas um. Eu tenho um HD de 250 gb onde ficam o meu sistema e minha home. Tenho ainda um outro de 80 gb, que estava sub-utilizado e, por isso, fui formatá-lo para Ext3 no Editor de Partições. O programa excluiu as partições, mas não conseguiu formatar, tanto que ele não monta mais de jeito nenhum, é como se não existisse.

Depois disso, o usplash (se é que o nome é esse mesmo, alguém me confirme: refiro-me ao logo do Ubuntu com a barra de evolução laranja que aparecem durante o boot) sumiu, o boot ocorre desde então com aquela lista de ações de terminal, a qual, até onde me lembro, não aponta nenhum problema incomum. Além disso, o Startup Manager não abre mais.

Talvez o problema de Startup Manager seja outro, e tenha apenas havido uma coincidência com a história do usplash. Rodei o programa via terminal e a saída foi a seguinte:

Citar
vinicius@ubuntu-desktop:~$ sudo startupmanager
[sudo] password for vinicius:
Grub2 not detected
Searching for GRUB installation directory ... found: /boot/grub
Searching for default file ... found: /boot/grub/default
Testing for an existing GRUB menu.lst file ... found: /boot/grub/menu.lst
Searching for splash image ... none found, skipping ...
expr: argumento não-numérico
Grub Legacy detected
Usplash detected
Splashy not detected
Traceback (most recent call last):
  File "/usr/sbin/startupmanager", line 37, in <module>
    main()
  File "/usr/sbin/startupmanager", line 34, in main
    SumGui()
  File "/usr/share/startupmanager/gtk_frontend.py", line 190, in __init__
    self.setup_widgets()
  File "/usr/share/startupmanager/gtk_frontend.py", line 208, in setup_widgets
    self.set_usplash_widgets()
  File "/usr/share/startupmanager/gtk_frontend.py", line 388, in set_usplash_widgets
    default_usplash = self.usplash.get_active_theme()
  File "/usr/lib/python2.5/site-packages/bootconfig/usplash.py", line 90, in get_active_theme
    self.add_theme(current_usplash_path)
  File "/usr/lib/python2.5/site-packages/bootconfig/usplash.py", line 124, in add_theme
    shutil.copy(path, self.themes_directory)
  File "/usr/lib/python2.5/shutil.py", line 80, in copy
    copyfile(src, dst)
  File "/usr/lib/python2.5/shutil.py", line 46, in copyfile
    fsrc = open(src, 'rb')
IOError: [Errno 2] Arquivo ou diretório inexistente: '/usr/lib/usplash/x86/ultimate_edition_2.1.so'

Reparem que o erro apontado tem a ver com o ultimate edition, o qual, de fato, eu tentei instalar mais ou menos na mesma época em que tentei formatar o HD. Por isso não sei se foi coincidência ou se uma coisa está ligada a outra.

Lembro bem que, por não ter gostado do Ultimate Edition (acho que é um pacote de temas do Gnome-look, algo assim), desinstalei-o imediatamente. Não há mais nenhum rastro dele no Synaptic.

Bom, é isso. Se alguém puder me orientar, eu agradeço imensamente.


EDIT:

Descobri posteriormente que o problema tinha mesmo sido a instalação do tema Ultimate Edition 2.1, presente no Gnome-look, que substitui o usplash, GDM, etc. O problema do HD é outro, tendo apenas ocorrido problemas simultâneos, mas diferentes.
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2009, 17:57 por vinicius_aleao »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Após apagar partições de HD, perdi usplash e Startup Manager não funciona
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2009, 22:37 »
Alguém sabe onde fica a pasta oculta do Startup Manager (se é que ela existe)? Quem sabe se eu apagar, para zerar suas configurações, o problema não se resolve.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Após apagar partições de HD, perdi usplash e Startup Manager não funciona
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2009, 22:17 »
Tentei reinstalar o Startup Manager e, pelo menos, ele deu algum sinal de vida. Apareceu aquele quadrinho de "Executando tarefas de pré-configuração" (ou algo do tipo). Até achei que ia funcionar, mas não deu jeito, ele pára por aí.

Vou tentar uma versão mais antiga, depois eu posto aqui o resultado.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Após apagar partições de HD, perdi usplash e Startup Manager não funciona
« Resposta #3 Online: 21 de MAR?O de 2009, 22:36 »
Não deu certo uma versão mais antiga. O pior é que eu tenho certeza que se eu conseguisse zerar suas configurações, ele voltaria ao normal. Digo isso porque o erro que ele aponta no terminal é por não encontrar uma pasta lá do ultimate edition, que não existe mais, foi desinstalado. Não existe nenhum comando que eu possa executar pra zerar as configurações do startup manager? Quero muito ajeitar a resolução do texto do boot, porque troquei de monitor e o texto tá cortando um pedaço... Sem contar que isso pode resolver o problema do usplash...

Se alguém tiver alguma idéia, agradeço.

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Após apagar partições de HD, perdi usplash e Startup Manager não funciona
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2009, 23:06 »
Cara, nunca passei por isso, mas tenta aí um
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure usplash pra ver se ele volta pro padrão.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Após apagar partições de HD, perdi usplash e Startup Manager não funciona
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2009, 23:35 »
Cara, nunca passei por isso, mas tenta aí um
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure usplash pra ver se ele volta pro padrão.

Brigadão pela ajuda, cara, mas não deu certo. Não mudou nada no boot, nem o startup manager voltou a funcionar. Mas muito obrigado pela tentativa. Se tiver mais alguma idéia...

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Após apagar partições de HD, perdi usplash e Startup Manager não funciona
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2009, 23:42 »
Achei outra coisa que pode ajudar.

Isso vai colocar o usplash padrão:
Código: [Selecionar]
sudo update-alternatives --config usplash-artwork.so
sudo update-initramfs -u

Retirei daqui:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/startupmanager/+bug/235615

Como o problema é o usplash inexistente e o startupmanager não consegue lidar com isso, acho que é a única saída. Ele não deixa nenhuma configuração que possa ser apagada, faz tudo diretamente no sistema.

Ia editar o post acima e você foi mais rápido. :D

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Após apagar partições de HD, perdi usplash e Startup Manager não funciona
« Resposta #7 Online: 22 de MAR?O de 2009, 12:28 »
Mais uma vez, não deu certo. Dá uma olhada na saída:

Citar
vinicius@ubuntu-desktop:~$ sudo update-alternatives --config usplash-artwork.so
[sudo] password for vinicius:

Existe somente 1 programa que fornece usplash-artwork.so
(/usr/lib/usplash/usplash-theme-ubuntu.so). Nada a ser configurado.
vinicius@ubuntu-desktop:~$ sudo update-initramfs -u
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-2.6.24-24-generic
vinicius@ubuntu-desktop:~$

Estou sentindo que essa história do HD não tem nada a ver, foi só uma coincidência. O problema parece mesmo ter sido da *&!!#@ do Ultimate Edition. Vou procurar de onde foi que eu instalei isso e ver se alguém comentou algo a respeito.

Brigadão mais uma vez pela ajuda, cara.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Após apagar partições de HD, perdi usplash e Startup Manager não funciona
« Resposta #8 Online: 22 de MAR?O de 2009, 13:02 »
Foi isso mesmo. Instalei o Ultimate Pack Edition 2.1 do gnome-look e isso detonou meu usplash e meu Startup Manager. O tema "somente" substitui seu usplash, tema do cursor, GDM, etc. Tem um monte de comentários do pessoal lá dizendo que perdeu usplash e GDM. E eu, feito um besta, não li os comentários antes de instalar, coisa que normalmente faço. Na versão 2.2, o autor dá um comando de terminal pra desinstalar completamente o tema. Adaptei o comando pra versão 2.1, e o terminal me retornou que o pacote já havia sido desinstalado, uma coisa assim. Teve um outro lá que comentou que o Startup Manager poderia ser usado pra voltar o usplash padrão. É, mas como é que eu vou fazer isso, se essa porcaria desse tema também detonou meu programa? Sei não, viu...

Agora, me resta arriscar uma coisa. Vou reinstalar o pacote pra ver se o Startup Manager volta ao normal. Por lá, eu volto para o usplash padrão. Em seguida, removo o tema com o comando que o cara lá deu.

Boa sorte pra mim, e espero que eu não detone o sistema de vez!  ;D

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Após apagar partições de HD, perdi usplash e Startup Manager não funciona
« Resposta #9 Online: 22 de MAR?O de 2009, 13:35 »
Bom, minha idéia deu certo. Reinstalei o ultimate edition e o Startup Manager voltou a funcionar. Voltei para o usplash padrão e depois removi o ultimate edition com um "sudo apt-get remove --purge ultimate-edition-theme-2.1". Reiniciei e o usplash está de volta. Só que acabei criando outro pequeno problema...

No Startup Manager, eu poderia simplesmente ter selecionado o usplash padrão, removido os outros, e tudo certo. Mas eu vi que, na aba "Avançado", havia um botão "Restaurar as configurações originais". Fui nele. Resultado: o último kernel que ele disponibiliza para seleção é o 2.6.24-21-generic, sendo que o último que eu tenho aqui é o 2.6.24-24-generic. Como faço para que o Startup Manager o adicione na lista?

Obrigado por toda a sua ajuda, Glauco! Abraço!